terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Trem turístico de São Roque "Trem do Vinho"

Foto: Ricardo Koracsony

O trem turístico de São Roque ainda não sairá do papel tão cedo segundo apontam dados da própria companhia,a companhia ainda não tem o valor orçado mas uma série de estudos foram realizados no decorrer dos anos da gestão do ex presidente da companhia Sr. Sérgio Avelleda , e no período da atual gestão do Sr. Mario Bandeira.
Abaixo um pouco do histórico deste levantamento preliminar.

Trecho correspondente da CPTM, Luz a Amador Bueno com extensão de 42,995 KM,o trem faria este percurso em velocidade cruzeiro de 45 Km/h com um tempo de percurso estimado em 87 minutos,
No trecho da ALL de Amador Bueno a São Roque são em torno de 20,8 km permitindo uma velocidade média de 40 Km/h e um tempo estimado de 48 minutos de percurso.
O Trecho total Luz a São Roque teria 63,855 km e o tempo total estimado de percurso giraria em torno de 135 minutos.

Plataforma 4 Luz.

O Trem partiria da plataforma 1 utilizada pela linha 10 da companhia na estação Luz entraria para linha 7 e seguiria até  entre Agua Branca e Lapa e faria o intercâmbio para a linha 8 e seguiria para Itapevi.
Em Itapevi o trem seguiria pela via 1 entraria na via auxiliar da estação de Itapevi onde o desembarque dos passageiros aconteceria,sendo executado o chamado "baldeio" para o trem de bitola métrica,no retorno seria da mesma forma,o trem de bitola larga fica na via auxiliar aguardando o retorno dos passageiros.
A Partir dai o trem seguiria até a estação de São Roque.
O Que seria necessário para a Operação:

 - Locomotiva de Bitola estreita disponíveis na CPTM,2 lew's da série 3700 com atc (3703 e 3705) para o trecho Itapevi - São Roque.

 LEW 3703

Locomotiva LEW 3705

- Locomotiva Bitola Larga para tracionamento do Expresso Turístico de Luz a Itapevi dotado de ATC com comutador de frequência de 60 e 90 Hz.(U20C 3159).

 Locomotiva U20C 3159

- Locomotiva de bitola larga  de prontidão para o trecho Lapa Itapevi (U20C 3157).

Locomotiva U20C 3157

- Carros de passageiros Budd série 800 ou similar.


 Carros BUDD 800 do DNIT no pátio de Presidente Altino.

Carros BUDD 800 do DNIT no pátio de Presidente Altino.

- Pilotos da ALL (América Latina Logística) com GPS Portátil para licenciamentos no trecho de Amador a - São Roque e vice e versa e prontidão em Amador.
- Local na estação se São Roque para atendimento aos turistas no pólo Turístico da cidade.
- Local para estacionamento do trem em São Roque ou outro local para aguardar horário de retorno.
- Equipe de bordo (encarregado de estação,Agente Operacional,e agentes de Segurança).
- Definição em conjunto com a ALL de faixas horárias para circulação no trecho sob gestão da ALL.
- Acompanhamento com manobradores para entrada no pátio de Agua Branca para transposição da Linha 7 para a linha 8.

As dificuldades operacionais encontradas foram:

- Estado conservação dos carros em Presidente Altino ainda sob patrimônio do DNIT .
vide abaixo

 Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

 Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

 Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

 - Estacionamento do trem na Estação de São Roque para permanência (via 2 atualmente não é utilizada, e chaves do AMV estão pregadas para via 1.
 - Para o Baldeio dos passageiros são necessários no mínimo 3 carros de classe,pela razão da quantidade de lugares dos carros de classe de bitola larga para os da estreita (64 passageiros cada carro).

Carros Budd no pátio de Altino ideais para o expresso turístico.

 - Estação de São Roque hoje é a base da Guarda Municipal da Cidade de São Roque.

Fachada da Estação Foto Otavio Barros.

(Foto Adriano Vieira Domingues).

 - Licenciamento do trecho entre Amador Bueno e São Roque deverá ser via GPS necessário equipamento e maquinista da ALL.
 - Velocidade no trecho apenas 40 Km/h
 - Abastecimento de água nos carros na estação de São Roque.
 - Locomotiva de prontidão em Amador Bueno da Bitola estreita disponibilidade de mais um GPS Portátil e Maquinista Piloto da ALL.
 - Locomotiva de prontidão em Carapicuíba de Bitola Larga para atender trecho Lapa a Itapevi.
 - Combinações entre CPTM e MRS para passagem e manobras entre os pátios na Água Branca ou Lapa no intercâmbio linha 7 e linha 8.


Vale observar que a cobrança de TKB ,entende-se que não haja tarifa devido ao trecho entre Amador e Mayrink ser patrimônio da CPTM, e operado pela ALL,mas solicitações dos maquinistas pilotos e gps portátil deverão ser acordados junto a ALL para acerto de contas.

A História da estação de São Roque.

A ESTAÇÃO: A estação atual de São Roque foi aberta em 1928, substituindo a estação antiga colocada fora dos trilhos com a retificação da linha. Na estação existiu um bar (ver abaixo). "Na plataforma havia um bar que além do tradicional, vendia os vinhos produzidos na região. Então a torcida era para que o trem chegasse com alguns minutos antes do horário para que pudesse sobrar algum tempo para as compras" (Carlos R. Almeida, 09/2006). Seria esta o mesmo bar dos anos 1950, que Carlos 
 



ACIMA: Anúncio do bar da estação de São Roque (Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre 1953). ABAIXO: Ao fundo, o trem, aparentemente o subúrbio São Paulo-Mairinque apelidado então de "Caveirão", passa entre os morros em 1960 (Foto Tibor Jablonsky).

 
conheceu nos anos 1970 e 1980? Nos anos 1990, foi sendo gradativamente abandonado, e funcionava em 1998 apenas como plataforma de embarque. "Sempre que voltava de Itapetininga aos domingos, vinha com o P2 até Iperó e a partir desta, com o N4 (trem procedente de Maringá). Como a última parada antes de Julio Prestes era São Roque, desembarcava ali e aguardava o Toshiba que saia logo a seguir. Praticamente, entre 20 e 40% dos passageiros desciam em São Roque. O TUE ficava estacionado num desvio que existia na antiga estação e, assim que o N4 partia, ele encostava, pegava os passageiros e partia com destino a São Paulo. A estação tinha um bar bem abastecido
especialmente com os vinhos produzidos na região. Era bastante movimentado até sua desativação em 1976/77. Na década de 1980, com os poucos trens remanescentes, uma senhora certa vez fez alguns pastéis e foi até a estação vender aos passageiros. No inicio ela vinha com cerca de 20 pastéis para vender aos passageiros do PS1. Depois de algum tempo, virou mania e ela precisou de ajuda. Num piscar de olhos as duas sacolas cheias de pastéis acabavam. E ela passou a vender também ao pessoal do PS3 que chegava no final do dia
" (Carlos Roberto de Almeida, 11/10/2011). Com a supressão dos trens de passageiros em janeiro de 1999, o prédio da estação foi restaurado e hoje é ocupado pela Polícia. 
(Veja também SÃO ROQUE-VELHA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Vieira Domingues; Milton Diniz; Carlos R. Almeida; Kenzo Sasaoka; Ricardo Koracsony; Otavio Barros;Tibor Jablonsky; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1872-1969; E. F. Sorocabana: Guia oficial, 2o sem. 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)




Matéria e pesquisa : Denis Castro
Clipping sobre a história da Estação de São Roque: Estacões Ferroviárias
Imagens: Ricardo Koracsony ,Adriano Vieira Rodrigues,Otavio Barros do site www.estacoesferroviarias.com.br.
Carros e locomotivas: Denis Castro.

2 comentários:

Anônimo disse...

PRA QUE PARTIR COM ESTE TREM PRA SÃO ROQUE NA LINHA DA SOROCABANA, DA ESTAÇÃO LUZ NA SANTOS - JUNDIAÍ E FAZER INTERCAMBIO ENTRE AS VIAS 07 E 08 ENTRE BARRA FUNDA E LAPA, SE É PERFEITAMENTE POSSIVEL PARTIR COM ESTE TREM DA ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES, JÁ NO ÍNICIO DA LINHA-08, QUE FICA VIZINHA A ESTAÇÃO LUZ???

INCLUSIVE SERIA EM TERMOS DE HISTÓRIA, O MAIS "LÓGICO" PARTIR PARA SÃO ROQUE DE SÃO PAULO DA ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES, PORQUE ERA DESTA ESTAÇÃO, QUE PARTIAM OS TRENS DE PASSAGEIROS DE LONGO PERCURSO DA EXTINTA FEPASA (FERROVIA PAULISTA S/A) PARA SÃO ROQUE E CIDADES DA ALTA SOROCABANA, NA LINHA NA ANTIGA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA!

E PRA QUE FAZER BALDEIO DE TREM TURISTICO NA REGIÃO DE ITAPEVI??? PORQUE SIMPLESMENTE A PROPRIA CPTM FAZ A "BESTEIRA" DE RETIRAR OS TRILHOS DA BITÓLA MÉTRICA, QUE FORMAVAM A ENTÃO BITÓLA MISTA ENTRE A ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES E A LAPA???
ALIÁS, TALVEZ A CPTM SÓ NÃO RETIROU A BITÓLA MÉTRICA ENTRE LAPA E ITAPEVI - AMADOR BUENO, PORQUE "GRAÇAS A DEUS", AINDA PASSAM OS CARGUEIROS DE "BITÓLA MÉTRICA" VINDOS DO INTERIOR ATÉ OS PÁTIOS DA LAPA E ÁGUA BRANCA. PORQUE DO CONTRÁRIO, PROVAVELMENTE JÁ TERIAM "ASSASSINADO" A BITÓLA MÉTRICA ORIGINARIA DA ANTIGA E F SOROCANA, EM TODO O TRECHO JÚLIO PRESTES / ITAPEVI.

POR TANTO, BASTA QUE A MESMA CPTM QUE RETIROU OS TRILHOS DA BITÓLA MÉTRICA ENTRE JÚLIO PRESTES E LAPA, FAÇA A REPOSIÇÃO DOS MESMOS. E CASO VENHAM A QUEBRAR A CABEÇA PARA FAZER GABARITO DE ESPAÇO ENTRE O TREM E PLATAFORMA PARA OS TRENS METROPOLITANOS DA BITÓLA LARGA, EM FUNÇÃO DE PASSAGEM DE BITÓLA - MISTA, ONDE DE UM LADO O ESPAÇO ENTRE TREM E PLATAFORMA FICA MAIOR EM FUNÇÃO DO TREM DA BITÓLA MÉTRICA, É SIMPLES;
BASTA QUE OS "ENGENHEIROS" FAÇAM UMA VISITA A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPINAS, PRA VER LÁ COMO FOI FEITA A BITÓLA MISTA NO TRECHO DE PLATAFORMA DAQUELA ESTAÇÃO, ONDE OS TRILHOS DA BITÓLA MÉTRICA SÃO "CENTRALIZADOS" DENTRO DOS TRILHOS DA LARGA, PERMITINDO ASSIM QUE SEJA MANTIDO O MESMO GABARITO DE ESPAÇO ENTRE TREM E PLATAFORMA PARA OS TRENS DE AMBAS AS BITÓLAS (MÉTRICA E 1,60).

OUTRA COISA É;
COM QUE CARROS DE PASSAGEIROS FARÃO MAIS ROTEIROS DO EXPRESSO (OBA, OBA) TURISTICO, SE ATÉ AGORA, OS ÚNICOS CARROS DE PASSAGEIROS QUE CARACTERIZAM UM TREM DE VIAGEM QUE A CPTM TEM A DISPOSIÇÃO PARA OPERAR ESTE SERVIÇO, SÃO OS DOIS CARROS DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA, QUE FORAM CEDIDOS DO ACERVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERRVIÁRIA (ABPF), E MAIS A AUTOMOTRIZ (LITORINA) DA ANTIGA CENTRAL QUE ESTAVA SENDO REFORMADA???
QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, NAO DÃO CONTA DE ATENDER A DEMANDA DE PESSOAS QUE PROCURA PELO SERVIÇO EXPRESSO TURISTICO JÁ EXISTENTE, OCASIONANDO "FÍLAS DE ESPERA DE MESES" PARA UM "BATE - VOLTA" PELA FERROVIA AOS DOMINGOS ATÉ PARANAPIACABA, POR EXEMPLO...

MUITO OBA, OBA COM ESTE EXPRESSO TURISTICO, TUDO LINDO MARAVILHOSO, MAS BEM VERDADE QUE SÓ FAZEM ESTE SERVIÇO, PORQUE PEGARAM DOIS CARROS "INTEIRÕES" DO ACERVO LÁ DA ABPF PRA OPERAR!

EU QUERO VER A CPTM PEGAR CARROS DE LONGO PERCURSO EM ESTADO DE SUCATA, COMO OS QUE ESTÃO PARADOS NO PÁTIO DE PRESIDENTE ALTINO EM OSASCO POR EXEMPLO, PRA RECUPERAR E DISPONIBILIZAR NA OPERAÇÃO DESTE EXPRESSO TURÍSTICO.

AHÃ!!! TÁ BOM...

Anônimo disse...

A idéia de sair da Estação Julio Prestes é muito mais lógica, apesar de na minha opinião, o passeio principal seria entre São Roque e Mayrink, já que, saindo de SP e levando 135 minutos só de ida, creio que ficaria muito cansativo aos turistas. A idéia de sair da Lapa também é bem interessante.
Poderiam também fazer uma parceira com a ABPF para ela restaurar o material rodante, pois tem bastante know-how.
O primeiro passo mesmo é fazer o trecho São Roque-Mayrink. Estive em São Roque esta semana e ví que a estação está praticamente pronta, inclusive com a instalação da caixa dágua e muitos dormentes já estão marcados para troca. Agora falta a estação de Mayrink, que está na estaca zero. Outro problema é acertar os horários com os trens de carga, já que o movimento lá é bem intenso. Alguém sabe como acompanhar as reuniões, já que trata-se também de assunto de interesse publico, afinal, é o meu e o seu dinheiro que estão usando não é?

Sérgio Bueno - Butantã - SP