quinta-feira, 31 de março de 2011

A Estação de Jundiaí Paulista



A estação de Jundiaí Paulista foi construida a cerca de 800 metros da estação da S.P.R. (São Paulo Railway)e foi inaugurada em 01/04/1898,apenas para embarque e desembarque de passageiros da C.P.E.F. (Companhia Paulista de Estradas de Ferro),anos mais tarde , a estação de Jundiaí da S.P.R. passou a receber os trens da Companhia Paulista permitindo assim a baldeação desativando a estação de Jundiaí Paulista em Janeiro de 1907, devido ao aumento do tráfego de trens ou a problemas relacionados a outros fatores na estação da S.P.R.,fazia-se por necessário em algumas vezes com que o desembarque ou até mesmo embarque fosse feito na Pequena estação que contava com duas plataformas.

Pátio da estação época da fepasa Autor: desconhecido Acervo:Denis Castro

Estação de Jundiaí Paulista foto: Denis Castro

Estação de Jundiaí Paulista.Foto:Denis Castro


Embora a maioria dos trens de passageiros apenas passavam direto por ali, alguns paravam rapidamente para embarque e desembarque de funcionários das oficinas da Companhia Paulista e posteriormente fepasa que trabalhavam por lá,oficina essa que ficava bem próximo da estação.

Bilheteria da Estação. Foto : Denis Castro

Parte da estrutura ameaça cair.foto: Denis Castro

No pátio de triagem de locomotivas para manutenção 2 fatos idênticos fizeram de vítima a pequena estação,o primeiro caso foi o da locomotiva GE 2-D+D-2 conhecida como "Russa" , que , sem freio desceu do pátio das oficinas até a via que dava acesso a via principal,mas por razões óbvias o chaveamento da via estava sempre para o "chicote" que terminava na própria estação,a locomotiva sem freio atingiu o prédio da estação,danificando boa parte da estrutura, e anos mais tarde,mesmo caso repetiu-se com uma locomotiva alemã já na era Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), além de danificar novamente a estrutura da estação ainda prensou um Volkswagen (fusca) pertencente a um morador das proximidades que deixava o carro abrigado na estação.


No detalhe o para-choques do "fusquinha" Acervo: Denis Castro

Acidente envolvendo Locomotiva na estação. Acervo: Denis Castro


Hoje a estação é vítima de outro fator, o abandono, isso em partes,hoje ela poderia estar pior se não fosse por um grande amigo que fiz ao visitar a estação pela primeira vez em 2005,o Sr. Wilson,ele toma conta da estação a mais de 15 anos, evitou por muitas vezes a invasão de moradores de rua e usuários de Drogas da região,infelizmente muito debilitado nos dias de hoje, não pôde fazer nada mais para evitar a invasão do porão da cabine de chaves da estação,o invasor é um rapaz que vive ofendendo e ameaçando o pobre Sr. Wilson,que vive praticamente sem nenhuma defesa e conta apenas com a companhia de um cachorro vira-latas que é muito mais que um companheiro,é também aquele que alerta ao velho Sr. Wilson da passagem de pessoas estranhas nas proximidades e até mesmo na via.



A Cabine de sinalização e chaves de Jundiaí Paulista.


É uma das mais preservadas remanescentes da época da Companhia Paulista de Estradas de Ferro,localizada bem a frente da estação ,comandava manobras de trens sentido São Paulo e interior e pátio das oficinas de Jundiaí,hoje está trancada,mas já teve o porão invadido recentemente como relatei anteriormente.

Cabine de Jundiaí Paulista. Foto: Denis Castro

No varal,as roupas dependuradas indicam a presença de pessoas presentes no local.
Foto: Denis Castro


Tanto a Cabine quanto a estação necessitam rapidamente de um restauro a fim de preservar algo que o Iphan (Institudo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) não incluiram no processo de tombamento histórico, e esta reforma não sai porque os imóveis pertencem a R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal) que está em processo de inventariança com apoio do DENIT (Departamento de Infraestrutura de Transportes).
A prefeitura de Jundiaí tomou ciência da estação na administração anterior por acaso , quando um grupo de ferreomodelistas da região, solicitou apropriação para sede do Grupo,por incrível que pareça , a prefeitura da cidade de Jundiaí herdou todo o complexo incluindo oficinas e pátios,não incluindo a velha estação, que segundo a prefeitura (apontou após levantamentos), a estação era pertencente extinta ferroban (Ferrovias Bandeirantes S/A), que arrematou grande parte da malha ferroviária no estado de São Paulo no processo de privatização,o que de fato também não ocorreu e o imóvel na verdade sempre pertenceu a R.F.F.S.A. e não incluiu no repasse da estação a Cidade de Jundiaí juntamente com o complexo fepasa por falta de interesse na realidade.


Pesquisa: Denis Castro


Texto: Denis Castro 2011.