Revista Ferroviária.
28/06/2011
Rumo Logística adquiriu 50 locomotivas e 739 vagões |
A Rumo Logística, empresa do Grupo Cosan especializada no transporte de açúcar e graneis, anunciou ontem, 28/06, em coletiva de imprensa realizada em Sumaré (SP), que 50% do transporte de açúcar para porto de Santos, nesse ano, já será feito exclusivamente por trens. O índice é um marco no transporte do açúcar, já que do total advindo das safras de 2008 e 2009, apenas 12% havia sido transportado por ferrovia, e, em 2010, 30%.
Com essa migração do modal de transporte do açúcar, a empresa estima retirar até 30 mil caminhões das estradas por mês, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera. Julio Fontana, presidente da Rumo Logística, ressaltou que a diferença no número de caminhões já pode ser sentida na descida para Santos. Estamos no pico da safra e não houve até agora nenhum congestionamento, afirmou.
O projeto de investimentos de R$ 1,3 bilhão da Rumo Logística, que contempla a construção de um terminal intermodal em Itirapina, a compra já realizada de 50 locomotivas e 739 vagões e a cobertura do terminal portuário de Santos (para garantir que não deixe de operar em época de chuvas) é o primeiro grande investimento em ferrovias feito por um cliente, já que, apesar da parceria com a ALL, as compras são da Cosan.
Investimentos
O terminal intermodal que começou a ser construído em Itirapina (SP) é responsável por R$ 200 milhões do montante de R$ 1,3 bi e terá capacidade estática para 600 mil toneladas, devendo entrar em operação entre outubro e novembro desse ano.
A empresa adquiriu 51% do terminal de Sumaré, que antes formava o Logispot, e ficou com a gestão de todo o espaço. Possui área de 800 mil metros quadrados – mais do que Rumo necessita, razão pela qual a empresa está considerando arrendar parte. Outra possibilidade é passar a trabalhar com trigo importado na viagem de retorno dos trens de açúcar, ou ainda com aço da CSN para o mercado interno.
Além disso, a empresa espera aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para realizar a cobertura do terminal localizado no porto de Santos. Atualmente, o terminal deixa de operar em média 120 dias por ano, por conta das chuvas.
Para a compra das 50 locomotivas e 739 vagões, a Rumo Logística investiu cerca de R$ 400 milhões. As locomotivas foram fabricadas pela GE, e os vagões vieram da AmstedMaxion, que ficou responsável por dois terços do montante, e da Randon, que fabricou o restante.
Julio Fontana, presidente da Rumo Logística: "Vamos duplicar o gargalo ferroviário de Sumaré até Santos."
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: "A migração para as ferrovias vai reduzir as emissões de gases poluentes."
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