quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Locomotiva ALCO RS-3 e suas fases.


As locomotivas Alco RS-3 foram adquiridas primeiramente pela Estrada de Ferro Central do Brasil  (E.F.C.B.) em 1952 em um processo de dieselização de algumas linhas da central,foram fabricadas pela American Locomotive Company (Alco) modelo série RS-3 (E1662),foram fabricadas entre 1951 e 1952 entrando em operação no mesmo ano.Foram produzidas e entregues a E.F.C.B. 48 locomotivas compradas para o transporte exclusivo de cargas,estiveram presentes também anos mais tarde nos principais trens de Passageiros de longo percurso como podemos ver no vídeo abaixo de um exemplar chegando na estação Luz tracionando o "Santa Cruz".


A E.F.C.B. as utilizavam nos trens "Vera Cruz" (Rio de Janeiro a Belo Horizonte) e "Santa Cruz" (São Paulo - Rio de Janeiro),a locomotiva tem um peso aproximado de 109,960 kg, algumas possuem ainda originalmente um motor ALCO 244 com transmissão elétrica,receberam apelidos curiosos na ferrovia como "Rabo quente" e "Canadenses".

Alco RS-3 7108 baixada na estação Barão de Mauá na pintura da E.F.C.B.

 Saíram de operação na E.F.C.B. entre 1970 e 1980,sendo alocadas apenas para serviços de manutenção de via permanente em trens de lastro,trilhos,de socorro e de manutenção de rede aérea,no período R.F.F.S.A. e no período CBTU RJ,Supervia e CPTM São Paulo.

 Alco RS-3 na pintura da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) baixada na estação Barão de Mauá R.J.

 Alco RS-3 na pintura CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) Subsidiária da RFFSA,locomotiva baixada na estação Barão de Mauá R.J.

Alco RS-3 Operada pela Supervia.

A CPTM possui 8 locomotivas Alco RS3 todas operacionais numeradas de 6001 a 6008 prestam serviços de socorro,trens de manutenção de Rede aérea, lastro e manutenção geral,curiosamente não opera estes serviços nas linhas 8 e 9 da companhia.
Alco RS-3 rebocando TUE (Trem Unidade Elétrico) avariado.

A partir de 25 de Abril de 2009 começou a tracionar o trem turístico da companhia em seu primeiro roteiro ligando Luz á Jundiaí,em 14 de junho de 2009 passou a tracionar também o trem turístico com o segundo roteiro ligando Luz - a Mogi das cruzes,o último roteiro implantado pela companhia foi o de Luz a Paranapiacaba em 19 de Setembro de 2010.
Alco RS-3 no trem turístico da CPTM de passagem pela estação Campo Limpo Paulista.

As locomotivas que tracionam estes trens tiveram sua identificação visual alterada, ou seja receberam uma pintura diferenciada das demais Locomotivas Alco RS3 da companhia,recebendo a pintura Branca,com faixas vermelha e Azul,traciona 2 carros de passageiros modelo Budd-800 (ex-Estrada de Ferro Araraquarense, EFA)cedidos pela A.B.P.F. (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Alco RS-3 Trem turístico 

Falando em identificação visual, as locomotivas Alco RS3 da CPTM ostentavam antes de serem adquiridas, a pintura padrão vermelho da R.F.F.S.A.,e tiveram as cores alteradas para Amarelo e com logotipo da companhia em destaque na área da cabine acompanhada de 2 pequenas faixas vermelha e azul.

Padrão antigo da CPTM.

Em 2010 a CPTM muda seu layout e as locomotivas Alco RS-3 são as primeiras a receberem novamente uma pintura vermelha com o logotipo Branco e grande e em destaque,um sistema de ar condicionado também foi adaptado na locomotiva.

Nova pintura na nova identidade visual da CPTM.

As locomotivas que atualmente rodam no trem turístico ostentam a pintura padrão turístico como já citado,são elas 6001 e 6004.

Locomotivas Alco RS-3 CPTM 6001 e 6004, pinturas diferenciadas para o trem turístico.

As locomotivas que receberam a nova identidade visual padrão vermelho são elas 6002,6003,6005,6006,6007, e 6008,sendo a 6007 a última Alco RS-3 a receber a nova identificação visual em 2011.Confira abaixo imagens de todas locomotivas Alco RS-3 no antigo e no novo padrão de pintura da CPTM.

 Alco RS-3 6001 Primeiro Padrão da CPTM

Alco RS-3 6001 ostentando o padrão Turístico da CPTM.

 Alco RS-3 6002 no primeiro padrão da CPTM

Locomotiva Alco RS-3 6002 novo padrão CPTM.

 Alco RS-3 6003 no primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6003 novo padrão CPTM.

Alco RS-3 6004 primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6004 Padrão turístico CPTM.

 Alco RS-3 6005 primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6005 novo padrão CPTM ,detalhe para o sistema de Ar condicionado adaptado.

 Alco RS-3 6006 primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6006 novo padrão CPTM

 Alco RS-3 6007 primeiro padrão CPTM

 Alco RS-3 6007 CPTM a receber novo padrão CPTM na oficina LAPA.

Alco RS3 6007 ostentando o novo padrão ainda na oficina Lapa.

 Alco RS-3 6008 no primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6008 novo padrão CPTM.

Nos dias que antecederam o Natal de 2009 o trem retornou as linhas da antiga E.F.C.B. ainda em São Paulo, em um trem especial de Natal que partiu da estação da Luz até a estação de Sabaúna com 4 carros de passageiros,sendo os dois carros utilizados no trem turístico  um carro restaurante e outro primeira classe pertencente a A.B.P.F. em uma campanha que envolveu a CPTM  e a A.B.P.F.para arrecadar fundos para a compra de brinquedos para uma instituição daquele distrito.

 Alco RS-3 6001 foi a escolhida para tracionar o "Trem do Natal"

 Crianças e adultos puderam conhecer a locomotiva e fazer fotos.

 Carros de passageiros da A.B.P.F. este em destaque é um antigo carro restaurante da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro e faz parte do acervo da A.B.P.F.

 6001 na plataforma da estação de Sabaúna,distrito de Mogi das Cruzes SP.

Retorno para estação Luz do trem de Natal.

Das 8 locomotivas da CPTM nenhuma sofreu baixas ou acidentes que as retirassem de operação,estando estas sempre de prontidão em pontos estratégicos para apoio a trens metropolitanos que ocasionalmente sofrem avarias ou falhas diversas necessitando ser rebocados por locomotivas a diesel no caso pela ALCO RS-3.

Abaixo alguns vídeos das locomotivas Alco RS3 em operação na CPTM e Supervia.

Alco RS-3 6001 Em um trem de manutenção de Rede Aérea.

Alco RS-3 6004 rebocando Trem metropolitano da CPTM.

6001 na viagem teste do trem turístico da CPTM,2 semanas depois o trem foi entregue a operação.

Alco RS3 6001 no trem especial de Natal

Alco RS3 Supervia.

Alco RS3 na pintura RFFSA.

Matéria: Denis Castro
Pesquisa: Wikipédia e youtube.
Fotos: Denis Castro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Bela ênfase na nossa canadense!

Locomotiva linda além de veloz clássica .

:D

Anônimo disse...

saudades destas alco,lindas e maravilhosas,meus parabéns pelas fotos.pena que so tem uma da supervia rj.mesmo assim foi um shou.

Anônimo disse...

saudades destas alco,lindas e maravilhosas,meus parabéns pelas fotos.pena que so tem uma da supervia rj.mesmo assim foi um shou.

Anônimo disse...

saudades destas alco,lindas e maravilhosas,meus parabéns pelas fotos.pena que so tem uma da supervia rj.mesmo assim foi um shou.

Anônimo disse...

saudades destas alco,lindas e maravilhosas,meus parabéns pelas fotos.pena que so tem uma da supervia rj.mesmo assim foi um shou.

http://trains.smugmug.com/ disse...

Caro amigo , suponho que quando eu tinha o " Fotopic -JS Trains " nos correspondía-mos .Como fechou .... estou no

http://trains.smugmug

Via muitos fotologs , dos amigos Israel , JFFtrens ,e o seu nome não me é estranho .Vou tentar continual a fazer visitas para esse lados .
Aproveito para felicitar o seu trabalho nesta galeria

Um abraço

João Silva - Portugal

http://trains.smugmug.com/

silvinoloco disse...

Ola amigo, parabens pelas fotos, fiquei curioso vendo um detalhe nas postagens: Qual a função do guincho montado nas RS3 que tracionam o Expresso Turístico?

silvinoloco disse...

Ola amigo, parabens pelas fotos, fiquei curioso vendo um detalhe nas postagens: Qual a função do guincho montado nas RS3 que tracionam o Expresso Turístico?

silvinoloco disse...

Ola amigo, parabens pelas fotos, fiquei curioso vendo um detalhe nas postagens: Qual a função do guincho montado nas RS3 que tracionam o Expresso Turístico?

silvinoloco disse...

Ola amigo, parabens pelas fotos, fiquei curioso vendo um detalhe nas postagens: Qual a função do guincho montado nas RS3 que tracionam o Expresso Turístico?

silvinoloco disse...

Ola amigo, parabens pelas fotos, fiquei curioso vendo um detalhe nas postagens: Qual a função do guincho montado nas RS3 que tracionam o Expresso Turístico?