sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os Trens da Série 1600 e suas Fases na CPTM.

Olá caros leitores e admiradores de fotografias ferroviárias,vou apresentar hoje algumas fases do trem da série 1600 da CPTM, popularmente  e antes conhecidos como "Marmitão".

O TUE Série 1600, foi fabricado pelo consórcio Budd Mafersa, sendo adquirido pela RFFSA em 1978. Na década de 80 é transferido para a CBTU, que o transfere em 1994 para a CPTM. Atualmente presta serviços na Linha 12 nas linhas 11 e 7. Na Linha 7 da CPTM Rubi, este TUE opera somente na extensão operacional, que compreende o trecho definido entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.


Acima em sua primeira fase na CPTM,em Jundiaí SP Linha 07 Rubi.

Os Trens desta Série possuem passagens Livrem entre os carros em algumas composições.

Prestando Serviços na Linha 12 parado na Estação Brás.

Em 2007 começam a receber a pintura do Padrão "Metropolitano".

Jundiaí SP Linha 7 Rubi.

 Oficina Corretiva Lapa Linha 7 Rubi.


Oficina Luz Reparo de rodeiros e Truques.

Em 2008/2009 começam a receber o novo padrão da companhia Paulista de Trens Metropolitanos o vermelho "Pomarola".


Estação Brás linha 12


1600 no novo padrão da Companhia estacionado na Plataforma 3 da antiga estação de Francisco Morato.


Temos uma variação da série ainda no tempo administrativo da RFFSA - CBTU -STU após um acidente envolvendo esta série,a reforma diferenciou externamente a modelagem do trem acidentado.Eis que chega o novo 1600 apelidado de "Tang" apelido originado na zona leste e que permitia diferencia-lo do "Sukita", O Trem da antiga Série 400 atual série 4400 da CPTM e 400 da Supervia. 




1600 Operando na Atual Linha 7 Estação Caieiras 1994.


Abaixo já operando na Linha 12 da CPTM


1600 Tang. 

São Miguel Paulista Linha 12

Chegou também a receber o Padrão Metropolitano da CPTM por um curto tempo.

Estação de Mogi das Cruzes,Linha 11 e 12.

Roda atualmente na linha 12 já com o mais recente padrão da Companhia adotada em 2009 definitivamente.

Estação Brás linha 12 CPTM.

A última alteração do design realizada no trem e visivelmente possível de notar que é outra pequena janela que foi adicionada a cabine.

Abrigo SP
Outros trens desta série não tiveram a mesma sorte e vem sendo gradativamente baixados de acordo com a modenirzação da frota da CPTM,havendo poucas chances de serem reformados e remanejados para outras linhas,alguns ainda assim fornecem peças para os que rodam.
Pátio Lapa.

Pátio Lapa.

Pátio Lapa.
Podemos notar na foto acima o letreiro indicando destino Barra Funda,esta série de trens foi a primeira a formar o expresso leste ainda em 1996 já na gestão da CPTM,durou pouco tempo, partia da estação Barra Funda e Seguia até Guaianases,foi um experimental que tornou-se realidade anos mais tarde com a linha 11 toda remodelada para receber o novo serviço com novos trens e com trens partindo da Estação Luz  obedecendo poucas paradas.
Matéria : Denis Castro
Fotos: Denis Castro
Pesquisa. Wickpedia.