quarta-feira, 18 de maio de 2011

MRS Operação em Humberto Antunes "Desengate de locomotivas de auxílio de cauda com o trem em movimento".

Para aumentar a capacidade de transporte da Ferrovia do Aço, a MRS adotou um sistema de desengate em movimento das locomotivas de auxílio, eliminando os tempos de manobra e de cruzamento gerados por essas locomotivas que retornam no sentido contrário.


Trem de minério de Ferro.

Locomotivas no auxílio de cauda do trem de minério de Ferro.

Desengate com o trem em movimento.


Os trens de minério de ferro recebem a ajuda de três locomotivas de auxílio para subir o trecho de 20 km de aclive entre Barra do Piraí e Mendes, no Estado do Rio de Janeiro. Para ganhar tempo na operação, o desengate das locomotivas auxiliares é feito com o trem em movimento, o que reduz em pelo menos 15 minutos a operação na comparação com o trem parado. Cerca de 20 trens de minério passam por dia pelo pátio de Barra do Piraí e a medida adotada adiciona cerca de 5h diárias de capacidade ao sistema.

Retorno das três Locomotivas do auxílio de cauda.

Atualmente, ao voltar, depois de vencida a rampa, as locomotivas de auxílio cruzam com outros trens, atrapalhando o tráfego. O projeto da MRS é incorporá-las permanentemente ao trem tipo – que ficará com 134 vagões e quatro locomotivas, duas na cabeça e duas no meio, comandadas por locotrol -- fazendo todo o tráfego da Ferrovia do Aço fluir sempre na mesma direção: da mina para o porto. Os trens vazios continuam subindo para a mina pela antiga Linha do Centro, num sistema de carrossel.
Trem de Minério de passagem por Humberto Antunes na antiga linha do Centro.


Só que para fazer isso a MRS vai precisar de muito mais locomotivas. Todos os trens de minério, que operam com duas locomotivas, vão passar a operar com quatro, sendo que duas vão ficar desligadas ou em idle (ponto morto) boa parte do tempo. A aquisição de 150 locomotivas AC da GE, com opção para mais 100, anunciada durante a Innotrans, em setembro de 2010, foi o primeiro passo.

 Tunel 12 Lado Pátio de Humberto Antunes.

.O da direita é o túnel original, construído entre junho de 1858 e 30/06/1864 com 2.233 m de extensão. O da esquerda é o túnel 12 Bis (2.245 m) inaugurado em 1914 com a duplicação da linha entre Japeri e Barra do Piraí. O túnel 12 também é conhecido como Túnel Grande.





 Túnel 12 Lado Paulo de Frontin

A Ferrovia do Aço foi assentada em uma cadeia montanhosa, que chega a 1.123 metros no ponto culminante, com 70 túneis e 92 pontes, e o relevo impossibilita a duplicação da linha. As cargas que passam vêm de Minas Gerais e São Paulo, com destino aos portos de Guaíba, Itaguaí e Sepetiba, no Rio.
 
Visão da cabine da locomotiva do trecho da linha do centro.
 
 
Vídeo da operação.
 
 
 
 
Matéria: Revista Ferroviária.
 
Fotos: Denis Castro.