sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Licitação de trem de Jundiaí será lançada este ano


16/09/2011
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lança até o final deste ano a licitação para contratação do projeto básico e executivo do trem de Jundiaí. A CPTM deve concluir no final deste mês o estudo de viabilidade técnica, operacional e ambiental para alternativas de traçado.
Será construída uma nova linha, que sairá da Água Branca, em São Paulo, chegando a Jundiaí em 25 minutos, em um percurso de 47 km.  A previsão é que a linha esteja pronta em 2015. “Estamos avaliando um novo traçado para melhorar o desempenho do trecho”, explicou o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, durante a semana de tecnologia da Aeamesp, em São Paulo.
O trecho de Jundiaí faz parte do projeto de trens regionais do governo de São Paulo, que também estuda as ligações com Sorocaba e Santos.
Os estudos para Sorocaba também estão em andamento. Em junho deste ano foi contrato o projeto funcional da linha, que mostrará a viabilidade técnica, operacional e ambiental das opções de traçado. O projeto deve estar pronto em abril de 2012.  O percurso de 90 km está estimado em 40 minutos de viagem. As estações ainda serão definidas.
O trem para Santos é o que está sendo discutido a mais tempo. Em maio, a CPTM lançou o edital para os estudos técnicos de traçado, viabilidade, operacional e ambiental para a implantação do serviço. A licitação está em fase de recurso e a expectativa da CPTM é assinar o contrato até novembro. O percurso de 72 km e 40 minutos entre a capital paulista e o litoral é mais complexo que os demais, já que existe a necessidade de transpor a Serra do Mar.
Sobre a participação da iniciativa privada nos projetos, o diretor da CPTM explica que a definição será feita após a finalização dos projetos. No final de agosto, o governado Geraldo Alckmin fez o anuncio da nova linha para Jundiaí.
Em dezembro de 2010, a secretária dos Transportes Metropolitanos lançou o estudo preliminar para restabelecimento de ligações ferroviárias regionais. Na época, foram feitos os estudos iniciais das linhas para Santos e Sorocaba.
Leia também:
Trem expresso SP-Jundiaí deve ficar pronto em 2015


Revista Ferroviaria

Metrô SP avalia monotrilho para Tamanduateí-ABC


15/09/2011
O Metrô de São Paulo estuda a criação de uma nova linha de monotrilho da Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, até a região do Grande ABC. A informação foi dada, ontem, 14, pelo assessor técnico de Planejamento do Metrô de São Paulo, Epaminondas Duarte Júnior, durante a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp. O sistema é o favorito pela pequena parcela de desapropriações ao longo do trajeto, baixa emissão de ruído e por ser totalmente elétrico, não poluindo o meio ambiente.
O estudo prevê a implantação de um sistema de monotrilho que parte da Estação Tamanduateí, na região sudeste da cidade, seguindo pela Rodovia Anchieta, chegando até a Estrada do Alvarenga, em Diadema.
O projeto segue a atual preferência de São Paulo pelo sistema de monotrilho que já conta com a extensão da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Cidade Tiradentes) em obras e com o contrato assinado com o consórcio Integração (Scomi Engineering, Andrade Gutierrez, CR Almeida e MPE) para a implantação da Linha 17-Ouro (Jabaquara-Aeroporto de Congonhas-Morumbi).

Revista Ferroviaria

SP: novas estações do metrô irão desafogar Sé em 20%


15/09/2011
As novas estações da Linha 4-Amarela, Luz e República, que foram inauguradas nesta quinta-feira (15/09), irão ajudar a redistribuir o fluxo de passageiros no Metrô de São Paulo. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a estimativa é aliviar em até 20% o número de usuários da Sé, principal ligação entre as regiões norte-sul e leste-oeste da cidade, e também uma das estações mais cheias do sistema.
Com a inauguração das duas estações, os pontos de integração da Linha Amarela aumentam. Além de ter conexão com a Linha 2-Verde, na estação Paulista, a linha se interligará com a Linha 3-Vermelha na República e a Linha 1-Azul, na Luz. Além disso, terá conexão com as linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 11-Coral da CPTM. “Com a integração, o sistema todo ficará mais equilibrado”, afirmou Alckmin.
O horário reduzido de funcionamento das novas estações, que operam das 10h às 15h, será normalizado até o final do mês. De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, a meta é ir aumentando gradativamente e, após o dia 30, toda a linha estará funcionando das 4h40 à meia-noite.
Primeira parceria público-privada em metrôs na América Latina, a Linha 4-Amarela transporta atualmente 215 mil passageiros por dia. Com a conclusão da primeira fase e entrega das estações, a previsão é atender a 700 mil passageiros em 2012.

Revista Ferroviária.

SP inaugura estações de metrô e quer recursos do PAC


15/09/2011 - Valor Econômico
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou hoje as estações Luz e República, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Por enquanto, o funcionamento das estações será das 10h às 15h, de segunda a sábado, por conta de adaptação e testes necessários. A partir do dia 30 de setembro, o horário de funcionamento será normalizado, das 4h40 à meia-noite, de segunda a sexta-feira. O governo estima que a nova linha de metrô receberá 700 mil passageiros/dia em 2012.
O custo total das obras é de R$ 5,6 bilhões. Quatro novas estações serão entregues até 2014 – São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. Atualmente, há obras em andamento em quatro linhas diferentes do metrô. “É uma questão de política pública, prioritária, uma obstinação nossa”, afirmou o governador.
Segundo Alckmin, não há “nenhum centavo” nas obras proveniente de recursos federais. “Tem financiamentos, recursos do tesouro paulista e parcerias público-privadas”. O governador afirmou que pretende recorrer à União para trazer recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção do Metrô Leve, trem elevado que funcionará na região do Grande ABC.
Durante a campanha eleitoral de 2010, Alckmin, então candidato ao governo, demonstrava grande preocupação em manter o ritmo de investimentos no transporte público metropolitano de seu antecessor, José Serra, caso se elegesse.
De forma velada, era criticado pelos correligionários por ter feito uma gestão de pouco impacto na área nos seis anos em que comandou o governo – Serra ainda herdou uma "herança maldita", diziam seus pares, com o desabamento, em seu 12 º dia de governo, de parte das obras da estação do metrô Pinheiros, que matou sete pessoas. O contrato entre o Metrô e as construtoras responsáveis pela obra havia sido assinado no governo Alckmin.

Ronaldo chega de trem ao Itaquerão e elogia acessibilidade de São Paulo

Ronaldo, acompanhado de políticos e de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, foi até o Itaquerão de trem. A ideia de promover o futuro estádio do clube agradou o Fenômeno, que não poupou elogios à obra na zona leste de São Paulo.

Reprodução/Twitter
“Levamos 19 minutos da Luz [estação no centro da cidade] até aqui de trem. O torcedor vai poder aproveitar uma excelente condição para chegar, uma excelente acessibilidade e hoje provamos isso. São Paulo é mais que uma grande realidade para a Copa do Mundo”, disse Ronaldo.
O ex-jogador ocupa um cargo simbólico no comitê paulista para a Copa de 2014 e é muito próximo à atual diretoria alvinegra. Por isso, foi convidado para acompanhar o cortejo que foi ao Itaquerão comemorar os mil dias para o início da competição.
Além do barulho em torno da data importante, o Corinthians e os políticos paulistas também vão inaugurar o relógio que fará a contagem regressiva para a Copa.
Mesmo com Ronaldo, o evento em São Paulo deve ser ofuscado pela festa em Belo Horizonte. Opção da presidente Dilma Rousseff pelo adiantado das obras, a capital mineira vai receber a cerimônia oficial na qual será lançado o site da Copa do Mundo de 2014. 
O ex-jogador Ronaldo resolveu ir de trem para evento em Itaquera que marca a contagem regressiva de mil dias para a Copa do Mundo. O ídolo do Corinthians e seleção brasileira jogou uma foto em sua conta no Twitter em que aparece dentro de um vagão ao lado de Andrés Sanchez (presidente corintiano), do governador paulista Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab.