sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SP: novas estações do metrô irão desafogar Sé em 20%


15/09/2011
As novas estações da Linha 4-Amarela, Luz e República, que foram inauguradas nesta quinta-feira (15/09), irão ajudar a redistribuir o fluxo de passageiros no Metrô de São Paulo. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a estimativa é aliviar em até 20% o número de usuários da Sé, principal ligação entre as regiões norte-sul e leste-oeste da cidade, e também uma das estações mais cheias do sistema.
Com a inauguração das duas estações, os pontos de integração da Linha Amarela aumentam. Além de ter conexão com a Linha 2-Verde, na estação Paulista, a linha se interligará com a Linha 3-Vermelha na República e a Linha 1-Azul, na Luz. Além disso, terá conexão com as linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 11-Coral da CPTM. “Com a integração, o sistema todo ficará mais equilibrado”, afirmou Alckmin.
O horário reduzido de funcionamento das novas estações, que operam das 10h às 15h, será normalizado até o final do mês. De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, a meta é ir aumentando gradativamente e, após o dia 30, toda a linha estará funcionando das 4h40 à meia-noite.
Primeira parceria público-privada em metrôs na América Latina, a Linha 4-Amarela transporta atualmente 215 mil passageiros por dia. Com a conclusão da primeira fase e entrega das estações, a previsão é atender a 700 mil passageiros em 2012.

Revista Ferroviária.

Nenhum comentário: