quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novos trens da Supervia começam a chegar em setembro





24/08/2011 - Jornal do BrasilO presidente da Supervia, Carlos José da Cunha, afirmou nesta quarta-feira, durante audiência da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que os primeiros trens comprados na China chegarão ao Rio já em setembro.
Segundo Cunha, os primeiros quatro trens já foram embarcados em navios e estão a caminho do país. “Além disso, três trens da frota atual serão reformados, sendo que a entrega do primeiro está programada para novembro, e a partir de janeiro receberemos quatro trens reformados por mês”, afirmou o presidente da concessionária, durante a audiência que acontece neste momento na Alerj.
Ainda de acordo com Cunha, um novo sistema de sinalização que vai reduzir consideravelmente o intervalo de trens já está sendo implantado, com prazo de dois anos para conclusão. “Hoje a sinalização existe mas tudo depende do maquinista, então precisamos de um intervalo maior entre as composições para evitar acidentes no caso de falha humana. O novo sistema vai ser automatizado, o que vai permitir um intervalo de três minutos entre os trens, o mesmo do Metrô”, explicou.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN ANUNCIA PROJETO "EXPRESSO JUNDIAÍ DA CPTM


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 24, o projeto "Expresso Jundiaí,um serviço de trem expresso que ligará o município de Jundiaí à capital. A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] concluirá, em setembro, o projeto funcional. Isso permitirá publicar, até novembro, o edital de licitação para contratar os projetos básico, executivo e de estudos ambientais.

O anúncio foi feito na solenidade em que o governador sancionou o projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí [AU]. Aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 17, a AU é a primeira do Estado e tem papel decisivo na elaboração de projetos e ações públicas que possam, de maneira concreta, melhorar a vida da população.

Com cerca de 45 km de extensão e tempo de percurso estimado em 25 minutos, o Expresso atenderá à necessidade de deslocamento da população entre Jundiaí, importante polo regional, e a cidade de São Paulo, com um meio de transporte rápido, econômico e não poluente.

O projeto funcional dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento, a localização das estações, a inserção urbana da linha e avaliação ambiental preliminar que subsidiarão a contratação dos projetos de engenharia [básicos e executivos], o estudo preliminar de modelagem e outros itens para sua implantação, que poderá ser na modalidade PPP.

O início das obras está previsto para o fim de 2013, devido à necessidade da conclusão dos estudos ambientais e dos procedimentos para licenciamento das obras. Contudo, essas definições serão conhecidas somente após a conclusão dos estudos. "O ano que vem termina todo esse trabalho, aí lançamos o edital da PPP, da obra. Vamos ter prudência, falar em três anos, então 2015", declarou o governador.

Embora ainda não seja possível definir a tarifa do serviço, o Expresso Jundiaí deverá ser competitivo não somente do ponto de vista econômico, mas principalmente por apresentar redução do tempo de viagem, segurança, confiabilidade e conforto, atraindo usuários do sistema de transporte coletivo sobre pneus e automóveis.

EMTUCom a criação do Aglomerado Urbano da Região de Jundiaí, o governo do Estado passará à EMTU/SP a responsabilidade pelo gerenciamento e fiscalização das linhas de ônibus intermunicipais que operam entre os sete municípios do aglomerado e estão, atualmente, sob responsabilidade da Artesp. Saiba mais no site da EMTU:
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=717.


Informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br