quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN ANUNCIA PROJETO "EXPRESSO JUNDIAÍ DA CPTM


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 24, o projeto "Expresso Jundiaí,um serviço de trem expresso que ligará o município de Jundiaí à capital. A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] concluirá, em setembro, o projeto funcional. Isso permitirá publicar, até novembro, o edital de licitação para contratar os projetos básico, executivo e de estudos ambientais.

O anúncio foi feito na solenidade em que o governador sancionou o projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí [AU]. Aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 17, a AU é a primeira do Estado e tem papel decisivo na elaboração de projetos e ações públicas que possam, de maneira concreta, melhorar a vida da população.

Com cerca de 45 km de extensão e tempo de percurso estimado em 25 minutos, o Expresso atenderá à necessidade de deslocamento da população entre Jundiaí, importante polo regional, e a cidade de São Paulo, com um meio de transporte rápido, econômico e não poluente.

O projeto funcional dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento, a localização das estações, a inserção urbana da linha e avaliação ambiental preliminar que subsidiarão a contratação dos projetos de engenharia [básicos e executivos], o estudo preliminar de modelagem e outros itens para sua implantação, que poderá ser na modalidade PPP.

O início das obras está previsto para o fim de 2013, devido à necessidade da conclusão dos estudos ambientais e dos procedimentos para licenciamento das obras. Contudo, essas definições serão conhecidas somente após a conclusão dos estudos. "O ano que vem termina todo esse trabalho, aí lançamos o edital da PPP, da obra. Vamos ter prudência, falar em três anos, então 2015", declarou o governador.

Embora ainda não seja possível definir a tarifa do serviço, o Expresso Jundiaí deverá ser competitivo não somente do ponto de vista econômico, mas principalmente por apresentar redução do tempo de viagem, segurança, confiabilidade e conforto, atraindo usuários do sistema de transporte coletivo sobre pneus e automóveis.

EMTUCom a criação do Aglomerado Urbano da Região de Jundiaí, o governo do Estado passará à EMTU/SP a responsabilidade pelo gerenciamento e fiscalização das linhas de ônibus intermunicipais que operam entre os sete municípios do aglomerado e estão, atualmente, sob responsabilidade da Artesp. Saiba mais no site da EMTU:
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=717.


Informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br




Nenhum comentário: