segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Litorina" CPTM

Popularmente conhecida como "Litorina", o assunto de hoje é a "Automotriz" da CPTM 

Automotriz MH-946003-91F no pátio da oficina Lapa CPTM.

O Apelido das Automotrizes  "litorina" nasceu em 1937 com a chegada das Automotrizes diesel-mecânicas da Fiat para a EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) que começaram a operar as rotas Rio-São Paulo e São Paulo Rio e Rio - Belo Horizonte,em 1958 chegam ao Brasil provenientes da The Budd Company (indústria Americana especializada na fabricação de Vagões e Carros de passageiros) as primeiras automotrizes em aço inox, encomendadas pela R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal S/A) , o apelido de Litorina foi mantido para os  carros da Budd e até mesmo publicado em propagandas oficiais.
Apelidos geralmente surgem para facilitar a maneira de reconhecer determinado objeto,pessoas, enfim,e em muitos lugares eram também conhecidas como "Motriz" ou "Motrizes"


Numeração RFFSA Pós Sigo MH 946003-91F

 A automotriz M552 MODELO RDC-1 atual CPTM 1 foi fabricada em agosto de 1962 e por quase 10 anos ficou estacionada no patio da  região da Luz São Paulo,e posteriormente repassada pelo Dnit a CPTM que decidiu reforma-la.


     Estacionada no pátio Lapa da CPTM.

Este modelo possui uma cozinha tipo "Buffet"em uma das extremidades,essa cozinha anulou um vestíbulo,mantendo apenas a porta de passagem sobre o engate e o pára-brisas da cabine do maquinista,o que fez surgir o apelido de  "Caolha".
 Já a outra extremidade possui a cabine número 2 e um pequeno espaço para bagagens e outros objetos.


Eis que em 2010 a Automotriz é levada até as oficinas de Presidente Altino pela CPTM, a empresa MGE inicia os trabalhos de reforma da Automotriz.

Oficina de Presidente Altino.
Suspensa na oficina de Presidente Altino.
A antiga inscrição.
Peças novas para a Automotriz.
 Reforma geral incluiu espaço e acomodações.

Detalhes da reforma.
Após meses de trabalho a MGE conclui parte da reforma da Automotriz e a CPTM realiza então uma apresentação da Automotriz na Estação da Luz em Dezembro do mesmo ano.
Sem motor a Automotriz seguiu rebocada até a aestação Luz para apresentação ao ex-Secretário de transportes,e ao ex - Presidente da CPTM Sergio Avelleda.


Placa da Automotriz indicando a revisão Geral e modernização pela MGE.

Estacionada na Plataforma 4 da estação Luz

 Salão de Passageiros.

É possível notar mais a frente a divisória onde estão embutidos dutos de refrigeração e da chaminé.

Poltronas do Salão de Passageiros.

Sala de reunião que pode ser modificada para acomodação de poltronas.

TV a disposição na sala de reunião.

Cozinha em aço inox.

Cozinha em aço inox.

Sanitário Feminino

Sanitário Masculino.

Cabine do maquinista n° 2

Cabine do maquinista n° 1
Domo ou corcova com radiadores para resfriamento,ele possui 2 ventiladores e a chaminé do escapamento dos motores.


Os Projetos da CPTM para a Automotriz.

A CPTM pretende implantar um novo conceito em transportes turísticos com roteiros bem variados,alguns deles em especial com pacotes diferenciados e são eles,o expresso turístico para Campos do Jordão e Aparecida SP.
Inicialmente a Automotriz irá trafegar nos roteiros já existentes como o roteiro até Jundiaí e Paranapiacaba,a implantação dos demais roteiros é imprevisto em razão da malha que liga as cidades de São Paulo,Campos do Jordão e Aparecida ,são concessionados a MRS Logística S/A que opera exclusivamente trens de carga,os acordos com a concessionária estão caminhando para uma definição resta a nós simples futuros passageiros aguardar,minha satisfação está no trabalho até então executado,muitos foram os críticos que acharam um absurdo a reforma em razão de mudar a originalidade do modelo,um passo importante foi a preservação,algumas entidades de preservação já possuem modelos idênticos ao modelo da CPTM, como a Serra Verde Express,e OSCIP.
A CPTM não definiu a primeira viagem operacional desta Automotriz que já encontra-se totalmente pronta e aguardando liberação da ANTT.


Texto e Adaptação: Denis Castro.

Imagens: Denis Castro.








3 comentários:

Central Bus disse...

Excelente matéria!

TREM EXPRESSO disse...

MUITO LEGAL DENIS , PARABÉNS , SOBRE A PALAVRA LITORINA TENHO ALGUMAS COISAS A TE PASSAR SE QUISER .

Unknown disse...

Obrigado caro Daniel se puder pode passar via e-mail v8fepasa@hotmail.com abraço