segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ferroeste recupera 1ª locomotiva


Ferroeste recupera primeira locomotiva parada em Patio
Técnicos da Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste concluíram a recuperação da primeira locomotiva parada nos pátios da empresa. A informação foi passada pelo presidente da companhia, Mauricio Querino Teodoro, durante o “II Encontro Ferroeste nos trilhos”, que reuniu funcionários e executivos da ferrovia, no último final de semana, no Terminal de Guarapuava. 
“A locomotiva já está no trecho”, comemorou nesta terça-feira (7), o presidente da empresa, “e fez sua primeira viagem, depois da recuperação, indo de Guarapuava a Cascavel”. Teodoro disse que os trabalhos nas oficinas da empresa aconteceram “dentro do cronograma apresentado pelos técnicos”.
A locomotiva 9139 é a primeira de um conjunto de nove locomotivas que estão sendo revisadas e recuperadas, com a finalidade de reforçar a tração da ferrovia. “Este trabalho faz parte do esforço que a diretoria, engenheiros e técnicos da Ferroeste, estão fazendo, juntamente com seus parceiros, no sentido de melhorar o desempenho operacional da companhia”, disse Teodoro. 
Segundo o presidente, as equipes da Ferroeste e contratados, além de trabalharem nos serviços regulares de manutenção preventiva e corretiva das máquinas em funcionamento, também estão se dedicando ao projeto de recuperação de locomotivas. Para fazer as máquinas voltarem a funcionar, além da mecânica, é preciso recuperar ou obter peças. 
ENCONTRO – Toda a diretoria da Ferroeste participou do encontro dos funcionários, em Guarapuava. Além do presidente, estavam presentes o diretor administrativo-financeiro, Abelardo Cirico, e o diretor de Produção, Mauro Fortes Carneiro. O encontro “Ferroeste nos trilhos”, segundo Maurício Querino Theodoro, tem como objetivo integrar as várias áreas da empresa localizadas em Curitiba, Guarapuava e Cascavel. 
Recuperar as finanças da empresa, equilibrar seus custos e aumentar a produção é um dos desafios da diretoria, segundo o presidente. Segundo ele, a empresa precisa se preparar para a futura expansão, que vai ligar Cascavel a Dourados (MS) e Guarapuava ao Porto de Paranaguá, trechos que são objeto de edital para estudo de viabilidade, da Valec, empresa vinculado ao Ministério dos Transportes. 
Participaram do encontro, em Guarapuava, funcionários lotados em Curitiba e também Cascavel. Abelardo Círico, diretor administrativo-financeiro, fez a abertura dos trabalhos, falando sobre “Liderança”. O encerramento foi feito pelo presidente. A área de produção ficou a cargo do diretor de Produção, Mauro Fortes Carneiro. 
Também participaram das apresentações representantes das áreas financeira (Paulo Janson), contábil (Clarice Soavinsky), compras (Washington Camatari), jurídica (Suzana Bellegard Danielewicz), comercial (Joani Borek), operações (Miguel Piekazewicz) e da controladoria (Lenize Bittencourt e Paulo Franquetto). O primeiro encontro aconteceu em Cascavel, no mês de fevereiro, e o próximo está marcado para agosto, em Curitiba. 
Diretores e funcionários comemoram recuperação da locomotiva 9139 (Foto: divulgação/Ferroeste).