terça-feira, 29 de março de 2011

Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro Jundiaí - SP

O Museu Ferroviário Barão de Mauá foi inaugurado em 9 de março de 1979 e está localizado em Jundiaí, São Paulo. Possui em seu acervo réplicas de locomotivas a vapor, da sala do chefe de estação e até da sala de espera para senhoras, além de maquetes de ferreomodelismo...

Fachada do Museu - Entrada Principal

Sua primeira denominação foi uma justa homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário no Brasil, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá). No entanto, após seu restauro, foi aberto com novas bases museológicas, em 14 de maio de 1995, denominando-se Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Pátio do Museu

Instalado em um centenário edifício de tijolos aparentes com dois andares e cerca de 1.500 que, por si só, já é uma obra de grande interesse histórico por lembrar as típicas construções ferroviárias, o museu desenvolve um trabalho de resgate da memória ferroviária, enfocando a sua importância no desenvolvimento da economia e progresso da lavouracafeeira no estado de São Paulo.

Pátio do Museu.

No complexo fepasa assim denominado estão instalados Órgãos Estaduais e Municipais como a Fatec (Faculdade de tecnologia) e Poupa Tempo.

Acesso Fatec (Faculdade de Tecnologia)


Homenagem da Fepasa á Companhia Paulista de estradas de Ferro.


O museu conta com um acervo de aproximadamente três mil peças divididas em quatro salas conforme descrito abaixo.



1°-Sala do Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho (fundador da Companhia Paulista).


Primeira sala que o visitante tem acesso.


Réplica da Sala do Chefe de estação.


Miniatura de Locomotiva a vapor,fabricada no ano de 1926 nas oficinas da CPEF.

Bilheteria.
Entre esses objetos podemos encontrar,ainda a réplica da sala de espera para senhoras,aparelhos de comunicação, telégrafos,relógio de ponto, aparelho de mudança de via, staff elétrico, lampiões de sinalização e outros.

2° - Sala Engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade (pioneiro da eletrificação da Companhia Paulista)


Nesta Sala Podemos encontrar:


Troley de Linha Utilizado na Inspeção da Via.

Miniatura da Locomotiva N° 74

Sala Destacando o interior dos Carros de Passageiros


Ainda nesta sala encontramos
balanças, faróis de locomotivas, lampiões e carrinhos de bagagem entre outros objetos.

3°- Sala Jayme de Ulchôa Cintra (Diretor-Presidente)



Nesta Sala podemos encontrar:

Painel Indicativo da Sala.


Placa da Homenagem feita pela companhia ao Engenheiro.


Foto de Locomotiva a Vapor.


Móveis e Mobiliários da Diretoria da Companhia.

Bandeira da Companhia.

Entre estes outros objetos bem interessantes como livro de acionistas datado de 1894, tela a óleo de Jayme de Ulhôa Cintra , busto de bronze de Adolpho Augusto Pinto, primeiro chefe do escritório central da Cia. Paulista, tela histórica a óleo da chegada do primeiro trem em Campinas SP em 11 de Agosto de 1872.

4° - Sala Conselheiro Antônio da Silva Prado (Diretor-Presidente)

Aqui, podemos encontrar a origem da Fepasa Ferrovia Paulista S.A., maquete da ponte rodo-ferroviária inaugurada em 29 de maio de 1998, interligando os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (utilizada pela Ferronorte) e miniaturas de locomotivas e vagões.



Miniatura de Carro da Fepasa

Maquete de Ferreomodelismo (atualmente desativada)


Antigas Oficinas (Não aberto a visitação) e Pátio do Museu.


Locomotiva N°1 da CPEF


Locomotiva elétrica desativada nos tempos da Fepasa

O museu é administrado e mantido pela Prefeitura de Jundiaí tendo como diretora do complexo fepasa a Sra. Karin Bizzaro.

Sobre visitação.

O Museu é aberto de Segunda á Sexta das 09:00 ás 12:00, e das 13:00 as 17:00 aos Sábados das 09:00 ás 17:00 sem intervalos ,Aos Domingos o Museu abre as 09:00 da manhã e fecha as 13:00. a entrada é Franca.

Atendimento ao público em geral; escolas públicas estaduais e municipais e particulares, universidades, faculdades e grupos de turismo.

O museu fica localizado na Avenida União dos Ferroviários N°1760.Telefone: (0_11) 4522-4727


Grupo de pessoas visitando o museu,organize seu grupo e conheça a história da ferrovia no país do apogeu ao estado atual..

Trem turístico parte todos os Sábados da Estação da Luz sentido á Jundiaí , informações sobre o roteiro do trem consulte no site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos www.cptm.sp.gov.br

Muito Obrigado pela visita em meu Blog.

Denis Castro.


Imagens: Denis Castro

Edição de texto: Denis Castro.

Fonte de pesquisa: Wikipedia.

3 comentários:

Viaje com a Flora disse...

Denis,

Cheguei a seu blog procurando locomotivas a vapor para uma postagem sobre as viagens da minha infancia. Tomei a liberdade de surrupiar uma delas, mas claro, com os devidos créditos e link para este post. Se voce se sentir prejudicado, por favor me avise que eu a retiro do meu blog imediatamente.
Adoro viajar de trem, pena que não temos mais aqui no Brasil. Eu vivi esta época na minha primeira infância. Não tenho fotos, só recordações, por isso usei uma das suas.
Valeu a dica, qualquer dia vou visitar este museu de trem. Abraços
Abraços

DELÍCIA disse...

BOM DIA

DELÍCIA disse...

BOM DIA