06/07/2011
O governo federal está considerando mudar o modelo de concessão do TAV para algo como uma PPP (Parceria Público Privada). Nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo Governo Federal , e a operação, a compra dos trens, a tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo. No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia.
A decisão foi tomada por conta da dificuldade de negociar com as empreiteiras uma posição politicamente aceitável pelo governo. Caso o processo fosse adiante, o governo ficaria “refém” das empreiteiras, as quais poderiam mudar as condições do edital após o leilão e alterar o traçado.
A avaliação de Brasília é que o custo político de mudar o modelo é mais baixo do que ir adiante com as empreiteiras controlando o processo. A mudança do modelo e a realização do estudo executivo de engenharia significam adiar o processo do TAV em pelo menos um ano.
A entrega das propostas para o leilão do TAV está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de julho, e o leilão para o dia 29 d
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