quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rio: Chineses entregam primeiro trem




07/06/2011 - Extra



Já está pronto o primeiro dos 34 trens comprados pelo governo para a SuperVia, por US$ 187 milhões, na China. A composição foi apresentada hoje em Changchun ao secretario estadual de Transportes, Julio Lopes, e ao presidente da concessionária, Carlos Jose Cunha. O evento foi marcado ainda por uma solenidade quase ao estilo militar, na fábrica da China National Machinery Import & Export Corporation (CMC). Os chineses fizeram até uma graça, mostrando o trem com uma fita vermelha de presente.


A composição está sendo testada na fábrica e será embarcada para o Rio em julho. A previsão é que os próximos trens sejam entregues em lotes de três e quatro. Segundo o secretário Julio Lopes, toda a frota nova deverá estar operando até março de 2012.


- Esta é a maior compra de trens já realizada pelo Estado em 40 anos. O consórcio CMC é um dos maiores do mundo e exporta trens para vários países. Com a chegada das novas composições compradas pelo Governo Cabral, e com o cronograma de melhorias que será desenvolvido pela concessionária, teremos, em pouco tempo, um padrão de sistema metroviário na SuperVia, com intervalos de até três minutos entre cada partida – afirmou.



Os trens terão capacidade para até 1.300 pessoas, com vagões mais largos, painéis informativos de LED, circuito interno de vídeo para segurança, ar-condicionado com temperatura de 23º C, som ambiente e bagageiro. O contrato também prevê manutenção contínua da CMC.


A SuperVia opera uma frota de 160 trens, sendo 38 refrigerados. A empresa reformará e instalará aparelhos de ar-condicionado em 73 composições, sendo que dez delas devem entrar em circulação no próximo verão. Antes, porém, terão que ser retirados de operação para a execução do serviço, que deve durar sete meses, como revelou o EXTRA no último sábado (4). Até 2016, a concessionária espera ter todas as suas composições refrigeradas. Estima-se que sejam mais de 200.





Fonte: Revista Ferroviária.

Nenhum comentário: