terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ciclovia da CPTM terá 20,4 km até dezembro

A ciclovia da marginal Pinheiros ganhará mais 6,4 km até o final do ano, totalizando 20,4 km. Hoje o trajeto vai das imediações da estação Jurubatuba da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até a Vila Olímpia (integrantes da Linha 9 - Esmeralda), num trajeto de 14 km.

O novo trecho já está em obras e vai até a estação Villa-Lobos, perto do parque. Estão previstos três novos acessos; os das estações Morumbi, Santo Amaro e Cidade Universitária.

Até julho do ano que vem devem ser abertos outros dois acessos, ligando a ciclovia aos parques Villa-Lobos e do Povo. Essas ligações com os parques serão realizadas por duas passarelas reservadas exclusivamente para os usuários de bicicletas.

Sustentabilidade 

Até o final do ano deve ser inaugurado também o novo sistema de iluminação da via. Ele é baseado em energia solar e eólica. Serão colocados 764 postes com luminárias LED. O sistema foi desenvolvido pela própria CPTM.

A partir do momento em que toda a iluminação estiver concluída, a proposta é deixá-la aberta durante o horário de operação do sistema de trens, das 4h40 à 0h. Hoje, a ciclovia funciona até as 18h.

Ciclofaixa ganhará mais duas passarelas exclusivas para ciclistas
andre pasqualini/arquivo pessoal

Nenhum comentário: