quinta-feira, 24 de março de 2011

"Vida de Gado"



Um bom dia a todos os meus amigos ,conectados e navegando na rede tão popular do planeta chamada Internet,é justamente de Internet que gostaria de Falar,A internet é um universo infinito de informações da qual todos participamos Juntos, hoje por muitas vezes até que involuntariamente, a forma mais comum que é a participação as vezes até que diária criou uma infinita e vasta maneira de procurarmos nosso espaço na rede.
Talvez essa tenha sido a maior razão para o aumento de usuários , para o aumento de pessoas que curtem de tudo um pouco, seja uma banda de Rock, seja sites de relacionamentos entre outros..
Há os que gostam de trens, São pessoas comuns como eu , você , mas como Eu e você existem podem existir pessoas diferentes , que embora diferentes procuram destacar-se mesmo com determinada imperfeição, seja ela social , política, regiliosa, e até mesmo pessoaIs no aspecto "Desumanos" ...
Um vídeo na internet me chamou a atenção e me refletir do que é capaz , aquele que busca um destaque , um espaço e de maneira até que paliativa e impensada.
Fazia muito tempo que não postava nada aqui,mas minha dúvida é apenas no que foi mostrado no vídeo, qual a real intenção?
Dizer talvez:

- Não deixe seu Boi na linha que o pegamos..

- Não deixe seu ônibus na linha que pegamos..

Pude notar no vídeo,desde o avistamento bem ao longe do rebanho a frente, não houve redução de velocidade do trem que circulava com vagões vazios,cerca de 70 vagões e no comando do trem uma locomotiva extremamente nova e com motores amaciando,O Vídeo inicia já com o avistamento do gado com tempo suficiente para uma aplicação de freio de emergência em um trem com velocidade de 30 KM por hora aproximadamente. mas não foi o que vimos, vimos o Autor do vídeo lamentar-se por algumas vezes , e o maquinista não fala um "A",mas ao mesmo tempo outra cena me chama a atenção,a porta de acesso a locomotiva , como mostra no vídeo , estava aberta, e não me digam que a AC44i é como era a Locomotiva GE 2-C+C-2 conhecida como "V8" , quente por dentro e que fazia-se necessários em tempos quentes andar com a porta de acesso a Cabine que é feita pelo "Nariz" da locomotiva..
A Diferença é que a AC44i possui ar condicionado, quero chegar nas seguintes questões...

Já haviam avistado o rebanho bem antes do início da filmagem?

O Maquinista , porque não acionou os freios de emergencia sabendo que comandava um trem vazio e estava com uma locomotiva moderna pronta para receber esse comando a qualquer segundo..

Porque "sabendo" que havia uma parede de matas em torno da via , o maquinista apitou afugentando ainda mais o gado..?

Porque ele acelera ao invés de diminuir?

A intenção do vídeo? qual era por fim?


É muito comum o atropelamento de animais em vias não preparadas para o convívio de ferrovia com meio ambiente,Meio Ambiente é tudo aquilo que é cortado pela ferrovia, Matas,Casas,favelas,vilas,morros...
No caso do vídeo Área rural,difícil avaliar os culpados pela carnificina de 5 gados e mais alguns feridos, será que o donos dos gados é que tem culpa?,seria o maquinista?, seria o fato de haver uma filmagem no trem que motivou algo de impacto no vídeo? Sinceramente amigos eu não saberia responder..
Mas talvez por serem vidas de gados , tornem-se menos importante, de quem era ,ou de quem foi,se vão morrer ou se não, o fato é que milhares de gadoS morrem diariamente , para suprir nossas mais diversas necessidades,como aquele Hanbúrguer Bovino , como aquela peça de picanha,como aquele kilo de açém e por ai vai..
Ali a única coisa que na minha opnião pode ter sido desnecessário , foi o enredo e o cenário como um todo, que destacou pelo menos em mim , pela forma que o roteiro final tomou seu rumo... "Rumo" que por coincidencia é o nome da empresa dona da Locomotiva, mas que é operada por funcionários da ALL , América Latina Logística.
O Vídeo repercutiu de tal forma que uma nota foi divulgada para aqueles que enviaram e-mails a companhia indignados com a ação e a atitude do Maquinista.
E este é cópia do comunicado.



"Boa Tarde

A ALL repudia veementemente este tipo de conduta.
Tomaremos as devidas providencias para identificação e desligamento do quadro da empresa do responsável envolvido.


Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

CAALL - Central de Atendimento ALL - América Latina Logística
Gerência Comunicação e Responsabilidade Corporativa
Telefone: 0800 701 2255
caall@all-logistica.com
"

(Nota divulgada com autorização do remetente)


O autor no vídeo identificou o maquinista e inclusive todo o pessoal responsável pela operação daquele trem, através da data do ocorrido 07/03/2011 e do prefixo do trem "X12"
Uma razão óbvia que resultou a retirada do vídeo da rede de internet.
Tenho o vídeo salvo comigo, mas não postarei jamais porque não é um vídeo que traz o lado bacana de curtir trens, de filmar trens em paisagens tão belas..É o lado onde o conflito de áreas rurais com o progresso resulta no sucesso deste último,extraindo direitos até dos animais a vida...ou até mesmo direitos de pessoas que cuidaram por anos talvez daqueles animais para garantir o leite, e a carne de cada dia.
Cabe a todos tirarem suas conclusões a respeito de todos.. e o respeito a opiniões devem ser prioridade..
Vou concluir aqui esperando que Imagens ferroviárias sejam interessantes como essa...
Se todos focarem inclusive a segurança pessoal ajuda e muito.







Paparazzi Ferroviário!