quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rio: Chineses entregam primeiro trem




07/06/2011 - Extra



Já está pronto o primeiro dos 34 trens comprados pelo governo para a SuperVia, por US$ 187 milhões, na China. A composição foi apresentada hoje em Changchun ao secretario estadual de Transportes, Julio Lopes, e ao presidente da concessionária, Carlos Jose Cunha. O evento foi marcado ainda por uma solenidade quase ao estilo militar, na fábrica da China National Machinery Import & Export Corporation (CMC). Os chineses fizeram até uma graça, mostrando o trem com uma fita vermelha de presente.


A composição está sendo testada na fábrica e será embarcada para o Rio em julho. A previsão é que os próximos trens sejam entregues em lotes de três e quatro. Segundo o secretário Julio Lopes, toda a frota nova deverá estar operando até março de 2012.


- Esta é a maior compra de trens já realizada pelo Estado em 40 anos. O consórcio CMC é um dos maiores do mundo e exporta trens para vários países. Com a chegada das novas composições compradas pelo Governo Cabral, e com o cronograma de melhorias que será desenvolvido pela concessionária, teremos, em pouco tempo, um padrão de sistema metroviário na SuperVia, com intervalos de até três minutos entre cada partida – afirmou.



Os trens terão capacidade para até 1.300 pessoas, com vagões mais largos, painéis informativos de LED, circuito interno de vídeo para segurança, ar-condicionado com temperatura de 23º C, som ambiente e bagageiro. O contrato também prevê manutenção contínua da CMC.


A SuperVia opera uma frota de 160 trens, sendo 38 refrigerados. A empresa reformará e instalará aparelhos de ar-condicionado em 73 composições, sendo que dez delas devem entrar em circulação no próximo verão. Antes, porém, terão que ser retirados de operação para a execução do serviço, que deve durar sete meses, como revelou o EXTRA no último sábado (4). Até 2016, a concessionária espera ter todas as suas composições refrigeradas. Estima-se que sejam mais de 200.





Fonte: Revista Ferroviária.

Frente Parlamentar das Ferrovias inicia série de seminários pelo País.

Frente Parlamentar das Ferrovias
inicia série de seminários pelo País

Agência Câmara de Notícias




Os integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias percorrerão o País para traçar estratégias de melhoria no transporte ferroviário de cargas e passageiros. Serão realizados cinco seminários regionais e um nacional - o primeiro será em Porto Alegre (RS), no dia 3 de junho, e os demais conforme tabela abaixo:.

REGIÃO                           CIDADE                     DATA
Sul                            Porto Alegre - RS        03/06/2011
Norte                          Rio Branco - AC         10/06/2011
Sudeste                       São Paulo - SP          17/06/2011
Centro-Oeste                 Cuiabá - MT            20/06/2011
Nordeste                       Salvador - BA          04/07/2011
Seminário Nacional         Brasília - DF           06/10/2011

De acordo com o coordenador da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o objetivo é elaborar diagnósticos regionais com base na discussão sobre legislação, concessões, investimentos e os novos ramais (vias subsidiárias).
O parlamentar afirmou que o mais importante é apontar soluções para superar o abandono ao qual o setor foi relegado nas últimas décadas. Segundo ele, a tendência atual é a desativação de malhas ferroviárias, em razão de concessões malfeitas, que permitem que as concessionárias desativem trechos ao invés de recuperá-los.
Uczai ressaltou que o Ministério dos Transportes deve anunciar o Programa de Segurança Ferroviária em breve. O investimento seria de R$ 7 bilhões para a construção de contornos ferroviários, viadutos, pontes, e nova sinalização.
Segundo o deputado, os recursos são importantes, mas insuficientes para um setor estratégico ao desenvolvimento do País. "Precisamos investir nos próximos anos 40, 50 bilhões de reais em ferrovias", disse.

Empresas
O diretor-executivo da Associação Nacional de Transportes Ferroviários, Rodrigo Vilaça, afirmou que a iniciativa privada investe no crescimento da malha porque sabe que o transporte ferroviário é a solução para a economia brasileira. Vilaça disse que o investimento no setor acumula R$ 38 bilhões em 15 anos.
"A ferrovia passou a ser uma alternativa de transporte num mundo globalizado como o nosso, em um País de commodities básicas, como mineração e agricultura, e que precisa levar a ferrovia para o interior", apontou o diretor.
Após Porto Alegre, a frente parlamentar vai realizar seminários em Rio Branco (dia 10), em São Paulo (17), em Cuiabá (20) e em Salvador (4 de julho). No dia 6 de outubro, Brasília sediará o seminário nacional.