terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ciclovia da CPTM terá 20,4 km até dezembro

A ciclovia da marginal Pinheiros ganhará mais 6,4 km até o final do ano, totalizando 20,4 km. Hoje o trajeto vai das imediações da estação Jurubatuba da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até a Vila Olímpia (integrantes da Linha 9 - Esmeralda), num trajeto de 14 km.

O novo trecho já está em obras e vai até a estação Villa-Lobos, perto do parque. Estão previstos três novos acessos; os das estações Morumbi, Santo Amaro e Cidade Universitária.

Até julho do ano que vem devem ser abertos outros dois acessos, ligando a ciclovia aos parques Villa-Lobos e do Povo. Essas ligações com os parques serão realizadas por duas passarelas reservadas exclusivamente para os usuários de bicicletas.

Sustentabilidade 

Até o final do ano deve ser inaugurado também o novo sistema de iluminação da via. Ele é baseado em energia solar e eólica. Serão colocados 764 postes com luminárias LED. O sistema foi desenvolvido pela própria CPTM.

A partir do momento em que toda a iluminação estiver concluída, a proposta é deixá-la aberta durante o horário de operação do sistema de trens, das 4h40 à 0h. Hoje, a ciclovia funciona até as 18h.

Ciclofaixa ganhará mais duas passarelas exclusivas para ciclistas
andre pasqualini/arquivo pessoal

Conexão com metrô superlota trens da CPTM em SP




Terça, 13 de Setembro de 2011, 09h52
AE
Menos de um mês depois de o metrô bater número recorde de passageiros transportados, a malha de trens urbanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também atingiu marca histórica de usuários em só um dia: 2.509.522. O número, registrado há uma semana, é 15% superior à média diária de dezembro do ano passado. O crescente carregamento das seis linhas da CPTM se explica pela ampliação metroviária e, segundo o governo do Estado, pela modernização da rede.
Quem depende dos trens, porém, sofre com a superlotação, agravada por intervalos excessivos entre as composições. Na Linha 7-Rubi, por exemplo, há, em média, 8,4 pessoas por metro quadrado, quando o ideal e considerado confortável é de até 6 usuários por metro quadrado.
A atração de mais usuários para os trens é explicada por novas conexões com o metrô, como a que passou a existir em junho, com abertura da transferência entre a Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela para a CPTM. Na Estação Santo Amaro, que liga a rede de trens à de metrô na zona sul, a média diária de passageiros que fazem a transferência cresceu 44% entre agosto do ano passado e o mesmo mês deste ano: hoje são 66,2 mil por dia.
Luz e República
A companhia afirma que o número de usuários de conexões com o metrô vai aumentar ainda mais na quinta, quando serão entregues as Estações República e Luz da Linha 4-Amarela do Metrô - a segunda faz a conexão com a Linha 1-Azul do Metrô e três ramais da CPTM. Cerca de 100 mil pessoas deverão ser beneficiadas. "É natural que, com a ampliação da rede, mais pessoas passem a usar o sistema sobre trilhos, independente se é Metrô ou CPTM", diz Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de transportes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.