sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SP inaugura estações de metrô e quer recursos do PAC


15/09/2011 - Valor Econômico
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou hoje as estações Luz e República, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Por enquanto, o funcionamento das estações será das 10h às 15h, de segunda a sábado, por conta de adaptação e testes necessários. A partir do dia 30 de setembro, o horário de funcionamento será normalizado, das 4h40 à meia-noite, de segunda a sexta-feira. O governo estima que a nova linha de metrô receberá 700 mil passageiros/dia em 2012.
O custo total das obras é de R$ 5,6 bilhões. Quatro novas estações serão entregues até 2014 – São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. Atualmente, há obras em andamento em quatro linhas diferentes do metrô. “É uma questão de política pública, prioritária, uma obstinação nossa”, afirmou o governador.
Segundo Alckmin, não há “nenhum centavo” nas obras proveniente de recursos federais. “Tem financiamentos, recursos do tesouro paulista e parcerias público-privadas”. O governador afirmou que pretende recorrer à União para trazer recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção do Metrô Leve, trem elevado que funcionará na região do Grande ABC.
Durante a campanha eleitoral de 2010, Alckmin, então candidato ao governo, demonstrava grande preocupação em manter o ritmo de investimentos no transporte público metropolitano de seu antecessor, José Serra, caso se elegesse.
De forma velada, era criticado pelos correligionários por ter feito uma gestão de pouco impacto na área nos seis anos em que comandou o governo – Serra ainda herdou uma "herança maldita", diziam seus pares, com o desabamento, em seu 12 º dia de governo, de parte das obras da estação do metrô Pinheiros, que matou sete pessoas. O contrato entre o Metrô e as construtoras responsáveis pela obra havia sido assinado no governo Alckmin.

Nenhum comentário: