domingo, 26 de junho de 2011

METRÔ INFORMARÁ RESTRIÇÕES OPERACIONAIS RELEVANTES PELO CELULAR A PARTIR DO DIA 22/06









O Metrô de São Paulo passará a informar situações de restrição operacional relevantes pelo celular, por meio de torpedos (SMS) gratuitos, a partir da próxima quarta-feira (22/06). Para receber as mensagens, basta cadastrar-se no site. As mensagens têm como objetivo alertar os usuários sobre essas ocorrências, de modo que seja possível planejar o percurso. 

O sistema de envio de torpedos é um complemento do serviço “Direto do Metrô”, disponível no site da companhia (inclusive na versão mobile) desde o dia 21 de março e que fornece informações em tempo real de forma simples e rápida sobre a operação das linhas metroviárias. 

Como cadastrar-se 

No momento em que fizer o cadastro (clique aqui ), o usuário pode escolher até três linhas que mais utiliza e até três faixas horárias (de duas horas cada) ao longo da operação comercial. Também é possível selecionar os dias da semana. Dessa forma, só serão enviadas mensagens sobre as linhas, dias da semana e horários escolhidos pelo cadastrado. 

O “Direto do Metrô” aponta interferências que afetam uma linha em sua totalidade, de modo que falhas pontuais e breves não são exibidas pelo sistema. São informados os “incidentes notáveis”, ou seja, fatos que causem transtorno aos usuários e interferências na oferta de trens programada para determinado horário. 

O site mostra, na sua página inicial, uma tabela composta por três colunas: na primeira, o nome da linha na segunda, como está a operação por meio de sinal que muda de cor e na última, uma breve descrição sobre a situação do momento. A coluna central faz uma analogia aos semáforos: quando o círculo aparecer em verde, a operação está normal em amarelo, restrição e em vermelho, paralisação ou um problema de grande interferência. As mensagens serão geradas e enviadas para os celulares cadastrados toda vez que ocorrer mudança na cor (status). 

Metrô de Fortaleza inicia testes

Revista Ferroviária.


17/06/2011
Clique para ampliar
Veículos operarão em uma velocidade média de 80 km/h
O Metrô Fortaleza inicia hoje, 17 de junho, a fase de testes dos dois primeiros VLTs que circularão na Linha Sul. O governador do Ceará, Cid Gomes, acompanhará a primeira viagem de 2,8 km da Linha Sul entre as estações Rachel Queiroz e Virgílio Távora. Ao todo foram 20 VLTs adquiridos pelo Governo do Ceará da empresa italiana Ansaldo Breda para operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O Estado investiu R$ 240 milhões na compra dos veículos. A previsão do Metrô de Fortaleza é que a partir de novembro, quando os testes dos primeiros dois VLTs estarão concluídos, comecem a chegar os outros trens da Itália. Quatro composições devem chegar em dezembro e as demais até agosto de 2012.
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 quilômetros e vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza. São 18 km em trecho de superfície, 4,0 km em subterrâneo e 2,1 km em elevado. Toda a Linha Sul terá um investimento de R$ 1,7 bilhão