sábado, 26 de março de 2011

Trains "In NightShots" (Trens em Fotos noturnas)

Uma das mais variadas formas de realizar imagens , a que exige muito de um fotógrafo é a modalidade noturna,a retenção da Luz é a responsável pelo registro de determinado objeto ou imagem alvo.Uma imagem noturna exige do operador, câmera fixa , em um tripé por exemplo ou pode ser apoiada em qualquer superfície plana e fixa, isso evita com que as fotos saiam com aquele aspecto de tremidas,não recomendo o uso muito elevado do valor ISO o que aumenta o ruído nas imagens,é aconselhável aproveitar ao máximo a Luz ambiente mesmo que mínima, é esse o segredo de uma boa imagem noturna,o flash não alcança mais de 6 metros, geralmente o deixo desligado.
Muita atenção na abertura da lente de sua câmera,quanto maior a abertura muito mais luz será captada pelo equipamento.
A imagem abaixo é um exemplo de má configuração do equipamento e mais, uso desnecessário do flash.

Câmeras bem aprimoradas possuem um nível de ISO bem elevado com poucos ruídos um uso de ISO menor é o recomendável nas câmeras simples e que permitem essa configuração , nesses casos é essencial a câmera estar em superfície plana e imóvel.
Há algum tempo quando comecei a realizar imagens ferroviárias noturnas percebi tamanha a dificuldade,muitas imagens tremiam, principalmente quando o objeto focado estava em movimento também pudera, estando com uma câmera doméstica e convencional,vi que em muitas vezes por milagres realizava imagens como , e esta é uma das minhas primeiras imagens
noturnas...



Essa Imagem não estava sobre um tripé,mas sobre uma superfície plana e imóvel,no caso uma vagão que estava ali estacionado. A imagem abaixo é um exemplo que , mesmo com uma câmera doméstica é possível realizar imagens que são verdadeiras obras de arte, como é o caso..
Notem que um trem passava pelo ambiente,embora indefinido o modelo ou tipo de trem, este ficou destacado como se estivesse em alta velocidade,isso ocorre porque?
simples,a lente fica mais exposta a Luz e capta cada partícula dela,quando um objeto está em movimento durante a abertura da lente , as partículas são de certa forma agrupadas de acordo, resultando nesta imagem,as partículas de Luz do trem puderam ser captadas ,mas nem todas as partículas foram captadas ,porque o trem está em movimento, gerando esse resultado.




Na imagem abaixo é possível notar tamanho aproveitamento de Luz ambiente durante a realização da imagem noturna.



Esta imagem de momento me deixou muito contente,isso porque consegui depois de muito fuçar na câmera, que era bem simples,mas que utilizei no limite todos os recursos disponibilizados para ela chegando a esse resultado.
Fotografar trens em ambientes noturno não é fácil,nem todos são pacientes a ponto de ficar horas e horas tentando a imagem perfeita e acabam indo embora contentando-se apenas com uma ou outra imagem...Digo isso porque já aconteceu comigo..mas inspirado em imagens de outros grandes fotógrafos noturnos me motivei a não desistir.



Todas as imagens acima foram apenas creditadas , não aplicadas nenhum efeito de correção,ou seja é a imagem como ela é no foco das lentes de minha antiga câmera.