quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estações Luz e República do Metrô SP abrem dia 15






Com quase quatro anos de atraso, a primeira fase da Linha 4-Amarela do Metrô será entregue no dia 15. Essa foi a data anunciada ontem pelo governo estadual para a inauguração das duas estações restantes: Luz e República. A ampliação do horário de funcionamento até a meia-noite, porém, não tem previsão para acontecer - apesar de ter sido prometida anteriormente.
Atualmente, a Linha 4-Amarela funciona apenas em dias de semana, das 4h40 às 21 horas. O trecho é considerado um dos mais importantes das linhas já existentes, pois será uma alternativa de baldeação às já superlotadas Estações Paraíso e Sé, que devem passar a receber 20% menos passageiros assim que o horário for ampliado. Isso vai acontecer porque, com a entrega completa da primeira fase, será possível ir diretamente da Estação Consolação (Linha 2-Verde) para a República (Linha 3-Vermelha) ou para a Luz (Linha 1-Azul), sem precisar dar a volta pelas Estações Paraíso e Sé.
Além disso, o ramal poderá ser usado como alternativa ao corredor de ônibus que passa pelas Avenidas Rebouças e Consolação, um dos mais lentos da rede paulistana. Com a inauguração das novas estações e a ampliação do horário, a previsão do Metrô é de que o número de passageiros que utilizam diariamente a Linha 4-Amarela quase quadruplique - passando gradativamente de 190 mil para 700 mil ao longo de alguns meses.
Atraso.



                        Estação República


As Estações Luz e República somam-se agora às outras quatro estações já inauguradas da Linha 4-Amarela - Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã -, que passa a ter 9 km de extensão. A segunda fase do ramal, com cinco novas paradas - Higienópolis/Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia -, está prometida para 2014. Também está previsto o início das obras para a extensão até Taboão da Serra.Agora, o sistema de metrô deve ficar quase dois anos sem inaugurações. Embora o cronograma esteja sujeito a adiantamentos ou atrasos, a projeção atual é de que só no fim do primeiro semestre de 2013 a rede ganhe sua próxima extensão, com a abertura da Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, na zona sul.



Fotos: Denis Castro

01/09/2011 - O Estado de S. Paulo


As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.


CPTM recebe 1 queixa ao dia contra pregação em trens de SP


Passageiros dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enviam uma queixa por dia à empresa contra a pregação religiosa nos vagões. A estatal recebeu 177 reclamações de janeiro a junho deste ano, sendo que foram 261 queixas ao longo de 2010. A CPTM coíbe a prática, o que, segundo a empresa, "não se confunde com os direitos assegurados na Constituição", mas se baseia na ideia de que "o Estado é laico e pela própria Constituição ninguém tem o direito de impor sua fé ao outro, notadamente em ambiente fechado como é o caso dos trens". Quando um pregador é removido do vagão, ele perde o direito da viagem, informou a CPTM. As informações são do Jornal da Tarde.
"A maioria das pessoas gosta de ouvir", garante o analista de informática Agostinho Ferreira da Silva, 46 anos, qua há oito anos evangeliza nos vagões da Linha 12-Safira. O operador de logística Vanderlei Aparecido Luiz, 38 anos, usa a Linha 10-Turquesa (Luz/Rio Grande da Serra), a que tem mais denúncias. Ele diz sentir-se incomodado. "Às vezes, eles chegam a gritar. Atrapalham as pessoas que tentam voltar dormindo de um dia cansativo." Ele chegou a ver um evangelizador sendo expulso por passageiros revoltados. "Em uma estação, seguraram a porta e falaram que o trem só andaria se ele saísse." Uma determinação judicial proíbe a prática desde 2009 no Rio de Janeiro, em ação proposta pelo Ministério Público. Painéis nas linhas da Supervias avisam até sobre a possibilidade de cessação coercitiva de práticas dessa natureza, com o apoio da polícia.




Fonte: Terra notícias.


As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.

Construtora deve bancar estação da CPTM na zona sul



O sistema ferroviário de São Paulo deve ganhar em até três anos sua primeira estação construída com recursos da iniciativa privada. A Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atenderá cerca de 15 mil pessoas por dia e ficará entre as paradas Granja Julieta e Santo Amaro, na zona sul.
A entrada da estação ficará no terreno cedido pela incorporadora Brookfield, responsável por um empreendimento comercial na área. A empresa quer erguer ali duas torres de 130m e um pequeno shopping. O complexo deve atrair 10 mil pessoas por dia.
Segundo Silvestre Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM, a construtora procurou a estatal para fazer a estação sair do papel. A obra deve custar R$ 40 milhões. José de Albuquerque, um dos diretores da Brookfield, afirma que a parada agrega valor à construção. Ele diz que as discussões ainda não foram concluídas.



Fonte: Site O Estado


As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.

Senai CPTM: Formando profissionais ferroviários


Senai CPTM oferece formação ferroviária. Maiores informações: http://www.sp.senai.br/ferrovia
Fonte: Site oficial Senai CPTM



O Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart” - CPTM/SENAI é um estabelecimento de ensino profissionalizante, que forma profissionais para a indústria ferroviária. É mantido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio TERMO DE COOPERAÇÃO firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.


HISTÓRICO DA ESCOLA
A Formação Profissional Ferroviária teve seu início em 1943, nas oficinas da SPR (São Paulo Railway), com número reduzido de alunos.
Em 25/01/1951, com instalações apropriadas, foi transformada na Escola Profissional Ferroviária de Paranapiacaba.
Em 01/02/1954, mais uma escola iniciou suas atividades, recebendo o nome de Escola Profissional Ferroviária da Lapa. Com a criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), e, em 1961, com o evento do Acordo Rede/SENAI, o nome dessas escolas passou para Escola SENAIFerroviária de Paranapiacaba e Escola SENAIFerroviária da Lapa.
Com o objetivo de unificar as duas escolas num único Centro de Aprendizagem, em 1972, foi fundado o Centro de Formação Profissional de São Paulo, que mais tarde, em 1975, com novas instalações, recebeu o nome de Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart”.
Seu nome foi escolhido carinhosamente nos assentamentos da Rede Ferroviária Federal.

JAMES CLEGHORN STEWART nasceu em Edimburgo, Escócia, em 23/11/1890. Estudou engenharia em Londres, encerrando seus estudos em 1910.
Contratado em Londres para trabalhar na antiga São Paulo Railway – SPR, veio para o Brasil em 1913, destacando-se, profissionalmente, por sua capacidade e dedicação. Atingiu postos de destaque na Empresa e faleceu em 04/08/1973 ainda em atividade.
 
Centro de Formação Profissional é mantido, desde 1994, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – por meio CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. A escola está situada na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, Vila Anastácio, São Paulo.
O Curso de Aprendizagem Industrial desenvolvido ao longo dos anos, no Centro de Formação Profissional, demonstrou eficácia e eficiência na formação de profissionais que atuaram e atuam, na ferrovia.
Todavia, novas tendências, transformações políticas e econômicas impulsionaram mudanças e a Aprendizagem Industrial passou a ser foco de atenção e preocupação de nossa parte.
Em 1994, quando a CPTM assumiu os Sistemas de Trens da Região Metropolitana, tendo como objetivos: recuperar, concluir, otimizar e expandir o sistema de transporte de passageiros sobre trilho, promovendo a remodelação e a modernização do sistema, tornou-se imperiosa a reformulação do sistema de Formação Profissional desta Escola.
Seria então necessário contribuir para a concretização dos objetivos da empresa, preparando profissionais com formação específica em transporte sobre trilhos, pois o mercado não oferece essa mão-de-obra com características tão próprias.
 
Como ingressar na escola

O Centro de Formação Profissional – CPTM atende a Lei do Aprendiz, para ingressar nesta Unidade é necessário prestar um Concurso Público para Aprendiz, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM através de uma empresa contratada para esse fim (MAKIYAMA). As inscrições são feitas pela Internet através do site http://www.makiyama.com.br/.
 
Os interessados deverão observar os pré requisitos dos Cursos no edital:
 
  • Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos –Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos – Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Transporte sobre Trilhos - Ensino Médio Completo.
  • Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos –Ensino Fundamental Completo.
  • Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos –Ensino Fundamental Completo.
  • Agente Operacional- Ensino Fundamental Completo.
  • Assistente Administrativo – Ensino Médio Completo (Novo).

Os cursos são gratuitos neste Centro Formação Profissional “Engº James C. Stewart” – CPTM e as aulas são em horário integral, para os Cursos Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Transporte sobre Trilhos, Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos, Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos e Agente Operacional das 7h às 16h de 2ª a 6ªfeira e para o Curso de Assistente Administrativo das 8h às 17h de 2ª a 6ª feira.
 
São condições para a matrícula:
  • habilitação no Concurso Público;
  • comprovação de idade e escolaridade conforme edital;
  • estar acompanhado do pai ou responsável, de concordância com os dispositivos do Regimento Interno (menor de idade).


    Fonte: Blog CPTM em Foco



    As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.


CPTM entrega novo trem Série 7500 (trem com menos bancos) para a Linha 9-Esmeralda


Novo trem Série 7500 na Estação Grajaú foto: Rafael Silva 
Finalmente depois de meses em testes o novo trem Série 7500 da CPTM, uma das composições de um total de 8,  já começou a operar em viagem comercial na Linha 9-Esmeralda.



Por: Diego Silva
Um detalhe que vem chamando a atenção nas frotas da CPTM e Metrô é a redução de assentos, a fim de acomodar mais usuários. Em vista de quem utiliza diariamente os trens da CPTM, menos assentos significa mais tempo em pé. 

Novos trens da CPTM terão menos bancos 


Com o objetivo de fazer da rede completa um sistema de metrô de superfície, acredita-se que a CPTM reduziu a quantidade de assentos para poder oferecer tal tipo de serviço. No Metrô, esse tipo de layout é aplicável, em vista de que os usuários realizam viagens mais curtas, num tempo relativamente baixo. No caso da CPTM, esse tipo de layout não seria muito útil, por conta das longas distâncias percorridas pelos trens. 
Novos Trens Série 7500 da CPTM terão menos bancos
Em determinadas linhas, são considerados 60 quilômetros de vias (viagens dessa magnitude são realizadas normalmente em uma hora). Os usuários da Linha 9-Esmeralda serão os primeiros a provar esse novo tipo de salão, com menos assentos. Os novos trens da série 7500 estão dotados de menos assentos e maior espaço interno, visando oferecer o maior acomodamento de usuários para viagens curtas. 


Novos Trens Série 8000 da CPTM terão menos bancos
Acreditamos que isso tenha sido planejado visando uma espécie de looping entre Osasco e Pinheiros, onde nesta última, está a integração com a Linha 4-Amarela do Metrô. 


Os próximos trens, da série 8000, terão esse mesmo layout de assentos, e ainda contarão com passagem livre entre os carros. São novidades que irão chamar a atenção dos usuários, e estamos aguardando para saber como serão as reações dos mesmos.
Série 8000 da CPTM trens contarão com passagem livre entre os carros


Fonte: Blog CPTM em Foco


As notícias veiculadas acima, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.