segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS DETALHA PROJETOS DA CPTM, METRÔ E EMTU/SP PARA A ZONA LESTE


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, na noite de quinta-feira [25/08], na sede da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, os principais projetos do Metrô, CPTM e EMTU/SP para os próximos anos. O seminário "Infraestrutura e sistema viário para a Copa de 2014 e o desenvolvimento da Zona Leste" também contou com a presença dos secretários municipais Gilmar Tadeu [Secretaria Especial de Articulação da Copa] e Miguel Bucalem [Desenvolvimento Urbano], além do Padre Rosalvino Morán Viñayo, presidente da Obra Social Dom Bosco e um dos principais líderes da região.

Iniciativa de dois movimentos populares locais, o "Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste" e "Movimento Nossa Itaquera", o seminário teve como principal objetivo apresentar e debater com moradores e líderes comunitários locais propostas concretas para o desenvolvimento da região. A Zona Leste, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, maior que a população do Uruguai e a maioria das capitais brasileiras, pleiteia a abertura da Copa no Brasil.

Jurandir Fernandes mostrou a situação atual da rede metro-ferroviária e como ela estará em 2014 e nos anos seguintes. "Queremos transmitir a vocês uma forte dose de otimismo, uma expectativa positiva para a região leste nos próximos cinco anos, com projetos já andamento e outros que virão. E esse processo é inevitável", disse na abertura.

Entre os destaques, o secretário dos Transportes Metropolitanos falou sobre a Linha 3-Vermelha do Metrô, cujos 47 trens em operação e os sistemas de sinalização estão sendo modernizados. "Hoje, esta linha está quase no seu limite, com intervalos de 100 segundos no horário de pico. Com os trens reformados [já entregamos dois deles para operação] mais os novos sistemas, vamos conseguir reduzir esse intervalo para 85 segundos", explicou.

Segundo Fernandes, só a Linha 3-Vermelha não resolve o problema de transporte da região. "Vamos continuar investindo na CPTM, estendendo o Expresso Leste, que vai de Luz a Guaianazes, até Suzano, tirando o sufoco da baldeação em Guaianazes", disse.

"Vamos também levar o monotrilho da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes, até 2015. Isso vai ajudar a diminuir o fluxo de ônibus que chegam a Guaianazes e Itaquera todos os dias, aliviando o movimento das linhas 3-Vermelha e 11-Coral", acrescentou.

Outra novidade apresentada pelo secretário é o projeto do corredor de ônibus metropolitanos Jacu-Pêssego, desenvolvido pela EMTU/SP, que ligará o ABC a Guarulhos. O corredor conectará os corredores metropolitanos Guarulhos - São Paulo [Tucuruvi] e ABD [São Mateus - Jabaquara], duas regiões com vocação industrial.

Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas diretamente aos secretários, que responderam prontamente aos questionamentos.


Fonte: Site CPTM http://www.cptm.sp.gov.br









As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi Ferroviário.