quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nova locomotiva para a MRS

Locomotiva Stadler

A empresa Suíça Stadler, fornecerá para a MRS Logística, 7 locomotivas de cremalheira, a primeira ficou pronta na última semana, e passará por testes exaustivos podendo  ser entregue em até 2 meses, as demais em um prazo de até 3 anos. As locomotivas tiveram um custo de 6 milhões de dólares cada e substituirão gradativamente as locomotivas Hitachi que trafegam na serra do mar, ligando o planalto ao porto de Santos em SP.

Locomotiva 901501

Com as novas locomotivas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos 4 anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano. Atualmente a MRS possui 11 locomotivas Hitachi da década de 70 que tracionam em duplas, a cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva, esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via. A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada á carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km. É também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas,em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.
A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acessos a estações de esqui. A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.

Cabine da locomotiva.

Twitter: @denis_cai

3 comentários:

xampupedras disse...

Denis Parabéns pelo blog, acompanho tuas fotos desde o outro blog.

xampupedras disse...

Denis Parabéns pelo Blog, acompanho Vc desde o outro de fotos!

xampupedras disse...

Denis Parabéns pelo Blog, acompanho Vc desde o outro!