segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Primeiro de 34 trens comprados da China é enviado ao RJ

Navio de bandeira panamenha Da Zhong é o responsável pelo transporte dos vagões


O presidente da Supervia, Carlos José da Cunha, afirmou na quarta-feira passada, durante audiência da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que os primeiros trens comprados na China chegarão ao Rio já ainda em setembro.
Segundo Cunha, os primeiros quatro trens já foram embarcados em navios e estão a caminho do país. “Além disso, três trens da frota atual serão reformados, sendo que a entrega do primeiro está programada para novembro, e a partir de janeiro receberemos quatro trens reformados por mês”, afirmou o presidente da concessionária, durante a audiência que acontece neste momento na Alerj.

Encomenda das composições totalizou R$ 263,44 milhões


Ainda de acordo com Cunha, um novo sistema de sinalização que vai reduzir consideravelmente o intervalo de trens já está sendo implantado, com prazo de dois anos para conclusão. “Hoje a sinalização existe mas tudo depende do maquinista, então precisamos de um intervalo maior entre as composições para evitar acidentes no caso de falha humana. O novo sistema vai ser automatizado, o que vai permitir um intervalo de três minutos entre os trens, o mesmo do Metrô”, explicou.

Vagões são embarcados em navio ancorado em porto chinês




Fonte:

 Jornal do Brasil

Metrô desliga escada rolante de estação Paulista em horário de pico e revolta passageiros



Jovem precisa andar em esteira parada na estação Paulista da linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo


Empresa diz que ação é uma medida de segurança para controlar o fluxo


A  superlotação de passageiros na estação Paulista da linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo tem feito os funcionários desligarem parte das escadas e esteiras rolantes do local nos horários de pico. Usuários da estação, que faz integração com a linha 2-Verde do sistema, reclamam do tumulto constante no local por causa da medida. Em média, cerca de 140 mil usuários circulam no local diariamente.

A reportagem do R7 esteve na estação no final da tarde da última quarta-feira (24) e constatou o problema. Passageiros chegaram a classificar a situação na estação no fim do dia como “caos”. Foi o caso do analista de comunicação Rafael Ernandi, de 27 anos. Ele afirma que a estação inaugurada em 2010 até facilitou o acesso à avenida Paulista, mas em horários de grande movimento o local fica insuportável.

- A estação tem um único corredor [que liga a linha Amarela à Verde] de entrada e saída de passageiros e, no horário de pico, fica impossível caminhar. É preciso até mesmo desativar as escadas rolantes.

Usuária de estação, a bancária Dirce Alexandre Nunes, 52 anos, confirma que é normal encontrar algumas esteiras e escadas rolantes desligadas nos períodos de movimento mais intenso.

- Todos os dias desligam. Falaram que é por causa do grande fluxo e a gente entende que eles estão em fase de adaptação. Mas é ruim. Eu fico 15 minutos andando aqui dentro.

Ernandi também reclama do tempo que gasta andando entre as estações.

- O passageiro, muitas vezes, chega a ficar parado e perde pelo menos 15 minutos para chegar à plataforma, tempo superior ao percurso entre as estações Paulista e Pinheiros, onde é realizada a integração com a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos].

Ação de segurança 
A assessoria do Metrô afirmou que o tumulto na estação Paulista ocorre pelo grande número de pessoas que utilizam a “via” no mesmo horário. A empresa ressalta que neste mês de agosto o Metrô bateu o recorde histórico de 4 milhões de passageiros transportados diariamente.

Nesse contexto, segundo o Metrô, desligar escada e esteira é uma medida de segurança, uma forma de bloqueio para conter o fluxo de passageiros. De acordo com a empresa, caso não haja o desligamento, core-se o risco de a multidão se projetar na plataforma, criando um risco enorme de acidentes.

Porém, não é assim que muitos usuários têm enxergado o desligamento das escadas. As colegas de trabalho Suzana Batista David, de 26 anos, e Lorena Moura, de 23, ambas auxiliares de seguros, dizem que todos os dias se deparam com a multidão na estação e com escadas desligadas. Suzana diz acreditar que a interrupção no funcionamento da escada acaba piorando a situação na Paulista.
- Acho que atrapalha o movimento na estação, porque vai acumulando o número de pessoas e o risco de tropeçar acaba sendo maior. 



O Metrô informa que a previsão é que o fluxo de passageiros na Paulista diminua a partir de setembro, quando a linha 4 irá inaugurar as estações/conexões República, integrada com a linha 3-Vermelha, e Luz, ligada à linha 1-Azul, ambas na região central de São Paulo. Segundo a empresa, atualmente, grande parte dos passageiros que fazem a transferência da linhas 4-Amarela para a 2-Verde usando as estações Paulista e Consolação segue em direção à estação Paraíso pois tem com destino final o centro da capital paulista.

Aumento
A estação Consolação, da linha 2-Verde, teve crescimento de 68% no número de passageiros só nos últimos quatros meses. Em maio, cerca de 84 mil pessoas usaram a estação por dia. No dia 3 de agosto, circularam por lá 142 mil usuários.

O período coincide com ampliações no funcionamento da linha 4-Amarela, cuja estação Paulista faz conexão com a linha 2 na Consolação. Entre as principais mudanças na linha 4 estão a abertura da estação Pinheiros e a extensão do horário de abertura, até as 21h.

Assista ao vídeo:




Julia Carolina, do R7


CPTM CONCLUI OBRAS DA ESTAÇÃO PROVISÓRIA DE FERRAZ DE VASCONCELOS









Desde o Domingo, 4, teve início a operação comercial da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] na estação provisória de Ferraz de Vasconcelos. Os usuários estão sendo informados por meio de folhetos, tótens, banners e avisos sonoros nos trens e estações. A próxima etapa será o início da demolição das instalações antigas, aonde será reconstruída a nova estação.

O futuro prédio contará com plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade [elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas]. Além de banheiros públicos comuns e bicicletario, haverá também sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para transpor a via férrea, uma passarela iluminada ficará aberta 24 horas. Atualmente, a estação Ferraz recebe a média de 23 mil usuários/dia útil.

Com a conclusão das obras das estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, que também está sendo reconstruída, e de todas as obras de infraestrutura na Linha 11-Coral, o serviço Expresso Leste será estendido até Suzano durante todo o horário comercial, solucionando as dificuldades existentes hoje em Guaianazes.

Obras x atendimento aos usuários
Executar obras de infraestrutura e reconstrução de estações, sem deixar de operar as linhas, exige uma série de medidas da CPTM no sentido de minimizar os impactos aos usuários e na população local e, ao mesmo tempo, permitir o cumprimento dos cronogramas, sem deixar de atender aos usuários.

Os serviços de infraestrutura, por exemplo, são realizados em sua maioria nos períodos de vale, aos fins de semana, feriados e de madrugada. Às vezes, essas obras podem exigir restrição de velocidade durante toda a operação, em determinados trechos.

É importante compreender que essas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas permitirão que os novos trens, que já estão sendo entregues para a frota da CPTM, num total de 105 composições novas, tenham um melhor desempenho, resultando na redução do intervalo entre as composições e no aumento da oferta de lugares.





Do Site CPTM 

Rumo Logística quadruplica armazéns



A Rumo Logística deve elevar a capacidade estática de seus armazéns localizados no Porto de Santos das atuais 25 mil toneladas para 100 mil toneladas a partir de março de 2012, quando deve ter início a próxima safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul. Para isso, estão sendo investidos R$ 40 milhões, de um total de R$ 200 milhões que devem ser investidos no porto pela empresa, braço logístico do grupo Cosan, até 2014.
Segundo Carlos Magano, diretor comercial e de operações do porto da Rumo Logística, a empresa também vai investir R$ 35 milhões para troca do shiploader (carregador) e outros R$ 3,5 milhões para construir uma cobertura na área de carregamento, o que permitirá um ganho de 90 dias de embarque, que é a média de dias com chuva por ano, que impedem o embarque de açúcar. Essas duas medidas vão elevar o potencial de embarque anual da Rumo em 6 milhões de toneladas de açúcar.
"Com a cobertura, vamos elevar a capacidade de embarque em 2,5 milhões de toneladas por ano. Já o novo shiploader vai aumentar a capacidade de carregamento em cerca de 3,5 milhões de toneladas", disse. A expectativa é de atingir uma capacidade de embarque de até 20 milhões de toneladas em dois anos, dobrando o volume embarcado na safra 2010/11, que foi de 10 milhões de toneladas.
Magano disse que outros R$ 1,1 bilhão estão sendo investidos na aquisição de vagões e locomotivas ferroviárias e na duplicação de um trecho da ferrovia entre o início da Serra do Mar até Sumaré (SP), onde existe um gargalo na via administrada pela ALL. Segundo ele, os 750 vagões e 50 locomotivas já estão em operação e já carregaram na safra 2010/11 50% dos 1 milhão de toneladas transportados pela Rumo.


03/09/2011 - O Estado de S. Paulo

Odebrecht ganha área do terminal do TAV



A Odebrecht ganhou do governo do Rio de Janeiro, sem custos, o direito de administrar até 2048 toda a área da Estação Barão de Mauá, onde está previsto o terminal do trem-bala na cidade.
O prazo pelo qual a Odebrecht tem o direito de explorar comercialmente um prédio da estação e seu entorno, que somam quase 200 mil metros quadrados, é quase o mesmo da concessão do trem de alta velocidade.
O projeto, orçado em R$ 38 bilhões, é a maior obra pública em gestação no país.
A exploração comercial das estações e áreas do entorno é considerada receita importante dentro do projeto do trem-bala brasileiro e, com frequência, em outros lugares do mundo.
Quem vencer o leilão terá que negociar com a Odebrecht para utilizar a área.
Pelo contrato com o governo do Rio, a Odebrecht pode "usar os bens (...) vinculados à concessão (...) para a realização de atividades correlatas ou que, de alguma forma, se prestem à obtenção de receitas alternativas ou complementares".
A Odebrecht não será dona do terreno e da estação, tendo que devolver ao governo, no fim da concessão, tudo o que for construído.
O metro quadrado de um terreno simples na região pode passar dos R$ 2.000, o que faria o terreno ser estimado em cerca de R$ 400 milhões.
Mas, para um arquiteto ouvido pela Folha, o valor é inestimável, pois fica entre três áreas que terão grandes investimentos.
A primeira é o Porto Maravilha, onde a prefeitura aprovou permissão para prédios de mais de 50 andares. Também fica próximo à Cidade Nova, onde já ocorre uma remodelação urbana, e do Maracanã, que terá seu entorno revitalizado para a Copa.
A empresa já reclamou das novas regras do trem-bala, que preveem que a companhia que construirá a linha não poderá ser sócia da que vai gerenciar as estações e a linha. O grupo quer participar das duas etapas.

03/09/2011 - Folha de S. Paulo

Metrô SP reduzirá tempo de espera para embarque







O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou sábado a redução no tempo de espera por trens nas plataformas das três principais linhas em operação: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Ele não deu um prazo definido, mas afirmou que um novo sistema de sinalização nos trilhos e nas estações será instalado até o ano que vem.
A aparelhagem permitirá a circulação de um trem mais perto do outro - a distância de segurança também será menor. Segundo o Metrô, o tempo entre cada composição cairá de 110 para 90 segundos, na Linha 1; de 150 para 120 segundos, na Linha 2; e de 108 para 85 segundos, na Linha 3.
Alckmin também prometeu mais 20 composições, cada uma com seis vagões (para 1.600 pessoas em média) até 2012. "Vai ser uma oferta de trem bem maior para a população."
O Metrô prevê, segundo o cronograma de inaugurações de novas paradas, que em 2012 pelo menos cinco linhas estejam em expansão: 2-Verde e 17-Ouro, ambas por monotrilho, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Branca. O monotrilho do ABC e a Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 6-Laranja deverão ser apenas licitados até o fim de 2012.



05/09/2011 - O Estado de S. Paulo

Alckmin garante Metrô até Taboão da Serra






O governador Geraldo Alckmin disse mais uma vez que a linha amarela do Metrô chegará até Taboão da Serra. A declaração foi dada durante a inspeção, na manhã deste sábado, dia 3, as obras das futuras estações República e Luz da Linha 4-Amarela, que serão entregues à população no próximo dia 15 de setembro.
“A inauguração das estações República e Luz vai ajudar a desafogar a estação Sé, que é a mais movimentada do mundo, pois recebe 800 mil passageiros todos os dias”, destacou o governador. Ele observou que a entrega destas novas estações vai ajudar a reduzir em 20% o volume de passageiros nas estações Sé e Paraíso, o que vai permitir um melhor equilíbrio no sistema. “Vai ajudar a desafogar o número de passageiros nas estações Sé e Paraíso, pois vai oferecer mais opção aos usuários”, completou Alckmin.
As duas novas estações atenderão a região central da cidade, integrando a Linha 4-Amarela com a Linha 3-Vermelha, na Estação República; e da Linha 4-Amarela com a Linha 1 –Azul do Metrô e com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral - todas da CPTM- na Estação Luz. A demanda estimada com a entrada em operação comercial dessas duas estações é de 100 mil passageiros/dia na estação República, e 132 mil passageiros/dia na estação Luz.
Durante a inspeção, o governador também anunciou a ampliação do horário de atendimento das estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista - todas na Linha 4- Amarela. O novo horário de funcionamento, que entrará em vigor no próximo dia 12, será 4h40 até meia-noite, inclusive aos sábados (atualmente o atendimento termina às 21h e é feito de segunda-feira à sexta-feira). As estações República e Luz funcionarão inicialmente das 10h às 15h, também aos sábados.
Ampliação de horário na Linha 2-Verde
As estações Tamanduateí e Vila Prudente da Linha 2- Verde do Metrô vão operarão em horário integral a partir da segunda-feira (12): das 4h40 à meia-noite. Atualmente, o atendimento termina às 21h todos os dias da semana.

05/09/2011 - Portal O Taboanense

Metrô SP vai levar estação até a via Dutra






Buracos de uma futura linha de metrô começaram a ser abertos às margens do rio Tietê, perto do viaduto Imigrante Nordestino e da rodovia Ayrton Senna.
As perfurações ainda se restringem à sondagem do subsolo. Com elas, serão mapeadas as características geológicas e definidas as técnicas e cuidados para poder escavar os túneis.
Mas a presença de equipes e máquinas que intrigam vizinhos e motoristas na marginal Tietê já é a primeira marca visível de uma ligação sobre trilhos que acabou de ser redefinida pelo governo.
O Estado decidiu mudar a trajetória da linha 15-branca do metrô para levá-la até a rodovia Presidente Dutra, perto da divisa com Guarulhos.
Na prática, a ligação sairá da Vila Prudente, passará por Anália Franco e Penha (zona leste) e chegará no Parque Novo Mundo (zona norte), no entorno do Hospital Nipo-Brasileiro e do entroncamento de Dutra e Fernão Dias.
Pelo projeto anterior, ela deveria parar em Tiquatira.
Carros
O Metrô resolveu atravessar a calha do Tietê e construir duas novas estações (Paulo Freire e Dutra) para atender aos que vivem do outro lado do rio, reduzindo as viagens de automóveis e ônibus na travessia da ponte e facilitando conexões com Guarulhos.
Por trás da decisão também existe um plano de integração com os carros.
O objetivo é ter ao lado da estação Dutra um senhor estacionamento, nas palavras do gerente de planejamento do Metrô, Alberto Epifani.
Com isso, afirma, os motoristas vindos da rodovia podem evitar a malha urbana e a marginal e entrar na rede do metrô na beira da estrada.
Sem descer do vagão
Segundo o diretor de planejamento e expansão dos Transportes Metropolitanos, Mauro Biazotti, a expectativa é entrar 2013 com as obras.
Os primeiros buracos da sondagem geológica começaram há um mês e meio em ruas da Vila Prudente, Mooca, Aricanduva e Penha.
No fim de 2012 já estão previstas desapropriações. No ano seguinte, a construção - que deve demorar quatro anos para ser concluída.
O novo percurso de 12,3 km e 12 estações é, na prática, um tipo de prolongamento da atual linha 2-verde (Paulista), permitindo uma viagem da Dutra até a Vila Madalena sem ter que descer do vagão.
Entre a Dutra, perto de Guarulhos, e a avenida Paulista (estação Brigadeiro), na região central, são estimados 39 minutos dentro do metrô.
É menos do que se gasta num tour de carro pela vizinhança de Pinheiros (na zona oeste da cidade) no rush do período da tarde -em 2010, os motoristas levavam 47 minutos na rota para subir a Teodoro Sampaio e descer a Cardeal Arcoverde.




04/09/2011 - Folha de S. Paulo