sábado, 14 de maio de 2011

São Paulo TREM Jeito: São Roque (SP) quer implantar dois trens turístico...

São Paulo TREM Jeito: São Roque (SP) quer implantar dois trens turístico...: "São Roque - SP O prefeito Efaneu Nolasco Godinho (São Roque – SP) , junto ao chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello , o gerent..."

Trem Turístico já está em São Roque...

9/1/2010 - São Roque - SP

Trem Turístico já está em São Roque e pode começar a rodar ainda este ano

da Redação
Chegou nesta sexta-feira, 8, em São Roque, a locomotiva comprada pela Prefeitura para puxar o tão comentado trem turístico da cidade.
A Maria Fumaça, comprada em novembro de 2009, custou cerca de R$ 400 mil à Prefeitura, que usou para tanto verba destinada ao turismo, reservada a tal compra.
Guia São Roque foi o primeiro a confirmar, num furo de reportagem, que a Prefeiutra havia efetuado a compra da Maria Fumaça, sendo ainda o primeiro a trazer detalhes sobre o projeto.
A notícia tem o recorde de comentários deste site, com muitas pessoas favoráveis à compra e outras criticando tal aquisição da Prefeitura.
Em 1987, o Trem Turístico fez parte do projeto para elevação de São Roque à Estância Turística, e agora permitirá  que a cidade chegue mais proximamente desta realidade, já que este era um dos tópicos orientados pela Secretaria de Turismo de Lazer do Estado de São Paulo.
De acordo com o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, o projeto prevê que o Trem Turístico comece a funcionar no segundo semestre de 2010.
Já na primeira gestão do prefeito Efaneu Nolasco Godinho, o projeto do trem estava no planejamento para o desenvolvimento turístico. Após levantamentos e estudos, a primeira fase do projeto está acontecendo com a compra da locomotiva, e posteriormente com a compra também dos dois carros de passageiros.
O próximo passo será a reforma das estações de São Roque e Canguera, atendendo ao percurso que será: Estação Central/ Estação de Mairinque/ Estação de Canguera.
Segundo Cobello, em comparação a outras cidades, onde já existe o Trem Turístico, como Jaguariúna, Tiradentes e Bento Gonçalves, não só houve o aumento do fluxo de turistas, como também a geração de muitos empregos para atender o projeto.
Com o apoio do deputado estadual João Caramez (PSDB), São Roque pleiteia junto à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, o Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios que estão na rota da ferrovia.
O Expresso sairia de São Paulo pela linha Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno) e seguiria até São Roque exclusivamente para o percurso turístico previamente elaborado a fim de explorar três tipos de circuito: do vinho, ecológico e cultural.