quinta-feira, 9 de junho de 2011

Frente Parlamentar das Ferrovias inicia série de seminários pelo País.

Frente Parlamentar das Ferrovias
inicia série de seminários pelo País

Agência Câmara de Notícias




Os integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias percorrerão o País para traçar estratégias de melhoria no transporte ferroviário de cargas e passageiros. Serão realizados cinco seminários regionais e um nacional - o primeiro será em Porto Alegre (RS), no dia 3 de junho, e os demais conforme tabela abaixo:.

REGIÃO                           CIDADE                     DATA
Sul                            Porto Alegre - RS        03/06/2011
Norte                          Rio Branco - AC         10/06/2011
Sudeste                       São Paulo - SP          17/06/2011
Centro-Oeste                 Cuiabá - MT            20/06/2011
Nordeste                       Salvador - BA          04/07/2011
Seminário Nacional         Brasília - DF           06/10/2011

De acordo com o coordenador da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o objetivo é elaborar diagnósticos regionais com base na discussão sobre legislação, concessões, investimentos e os novos ramais (vias subsidiárias).
O parlamentar afirmou que o mais importante é apontar soluções para superar o abandono ao qual o setor foi relegado nas últimas décadas. Segundo ele, a tendência atual é a desativação de malhas ferroviárias, em razão de concessões malfeitas, que permitem que as concessionárias desativem trechos ao invés de recuperá-los.
Uczai ressaltou que o Ministério dos Transportes deve anunciar o Programa de Segurança Ferroviária em breve. O investimento seria de R$ 7 bilhões para a construção de contornos ferroviários, viadutos, pontes, e nova sinalização.
Segundo o deputado, os recursos são importantes, mas insuficientes para um setor estratégico ao desenvolvimento do País. "Precisamos investir nos próximos anos 40, 50 bilhões de reais em ferrovias", disse.

Empresas
O diretor-executivo da Associação Nacional de Transportes Ferroviários, Rodrigo Vilaça, afirmou que a iniciativa privada investe no crescimento da malha porque sabe que o transporte ferroviário é a solução para a economia brasileira. Vilaça disse que o investimento no setor acumula R$ 38 bilhões em 15 anos.
"A ferrovia passou a ser uma alternativa de transporte num mundo globalizado como o nosso, em um País de commodities básicas, como mineração e agricultura, e que precisa levar a ferrovia para o interior", apontou o diretor.
Após Porto Alegre, a frente parlamentar vai realizar seminários em Rio Branco (dia 10), em São Paulo (17), em Cuiabá (20) e em Salvador (4 de julho). No dia 6 de outubro, Brasília sediará o seminário nacional.

Nenhum comentário: