terça-feira, 29 de março de 2011

Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro Jundiaí - SP

O Museu Ferroviário Barão de Mauá foi inaugurado em 9 de março de 1979 e está localizado em Jundiaí, São Paulo. Possui em seu acervo réplicas de locomotivas a vapor, da sala do chefe de estação e até da sala de espera para senhoras, além de maquetes de ferreomodelismo...

Fachada do Museu - Entrada Principal

Sua primeira denominação foi uma justa homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário no Brasil, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá). No entanto, após seu restauro, foi aberto com novas bases museológicas, em 14 de maio de 1995, denominando-se Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Pátio do Museu

Instalado em um centenário edifício de tijolos aparentes com dois andares e cerca de 1.500 que, por si só, já é uma obra de grande interesse histórico por lembrar as típicas construções ferroviárias, o museu desenvolve um trabalho de resgate da memória ferroviária, enfocando a sua importância no desenvolvimento da economia e progresso da lavouracafeeira no estado de São Paulo.

Pátio do Museu.

No complexo fepasa assim denominado estão instalados Órgãos Estaduais e Municipais como a Fatec (Faculdade de tecnologia) e Poupa Tempo.

Acesso Fatec (Faculdade de Tecnologia)


Homenagem da Fepasa á Companhia Paulista de estradas de Ferro.


O museu conta com um acervo de aproximadamente três mil peças divididas em quatro salas conforme descrito abaixo.



1°-Sala do Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho (fundador da Companhia Paulista).


Primeira sala que o visitante tem acesso.


Réplica da Sala do Chefe de estação.


Miniatura de Locomotiva a vapor,fabricada no ano de 1926 nas oficinas da CPEF.

Bilheteria.
Entre esses objetos podemos encontrar,ainda a réplica da sala de espera para senhoras,aparelhos de comunicação, telégrafos,relógio de ponto, aparelho de mudança de via, staff elétrico, lampiões de sinalização e outros.

2° - Sala Engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade (pioneiro da eletrificação da Companhia Paulista)


Nesta Sala Podemos encontrar:


Troley de Linha Utilizado na Inspeção da Via.

Miniatura da Locomotiva N° 74

Sala Destacando o interior dos Carros de Passageiros


Ainda nesta sala encontramos
balanças, faróis de locomotivas, lampiões e carrinhos de bagagem entre outros objetos.

3°- Sala Jayme de Ulchôa Cintra (Diretor-Presidente)



Nesta Sala podemos encontrar:

Painel Indicativo da Sala.


Placa da Homenagem feita pela companhia ao Engenheiro.


Foto de Locomotiva a Vapor.


Móveis e Mobiliários da Diretoria da Companhia.

Bandeira da Companhia.

Entre estes outros objetos bem interessantes como livro de acionistas datado de 1894, tela a óleo de Jayme de Ulhôa Cintra , busto de bronze de Adolpho Augusto Pinto, primeiro chefe do escritório central da Cia. Paulista, tela histórica a óleo da chegada do primeiro trem em Campinas SP em 11 de Agosto de 1872.

4° - Sala Conselheiro Antônio da Silva Prado (Diretor-Presidente)

Aqui, podemos encontrar a origem da Fepasa Ferrovia Paulista S.A., maquete da ponte rodo-ferroviária inaugurada em 29 de maio de 1998, interligando os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (utilizada pela Ferronorte) e miniaturas de locomotivas e vagões.



Miniatura de Carro da Fepasa

Maquete de Ferreomodelismo (atualmente desativada)


Antigas Oficinas (Não aberto a visitação) e Pátio do Museu.


Locomotiva N°1 da CPEF


Locomotiva elétrica desativada nos tempos da Fepasa

O museu é administrado e mantido pela Prefeitura de Jundiaí tendo como diretora do complexo fepasa a Sra. Karin Bizzaro.

Sobre visitação.

O Museu é aberto de Segunda á Sexta das 09:00 ás 12:00, e das 13:00 as 17:00 aos Sábados das 09:00 ás 17:00 sem intervalos ,Aos Domingos o Museu abre as 09:00 da manhã e fecha as 13:00. a entrada é Franca.

Atendimento ao público em geral; escolas públicas estaduais e municipais e particulares, universidades, faculdades e grupos de turismo.

O museu fica localizado na Avenida União dos Ferroviários N°1760.Telefone: (0_11) 4522-4727


Grupo de pessoas visitando o museu,organize seu grupo e conheça a história da ferrovia no país do apogeu ao estado atual..

Trem turístico parte todos os Sábados da Estação da Luz sentido á Jundiaí , informações sobre o roteiro do trem consulte no site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos www.cptm.sp.gov.br

Muito Obrigado pela visita em meu Blog.

Denis Castro.


Imagens: Denis Castro

Edição de texto: Denis Castro.

Fonte de pesquisa: Wikipedia.

domingo, 27 de março de 2011

Trens no Brasil (Trains in Brazil)

Caros amigos achei muito importante a divulgação dos trens turísticos no País,muitos outros trens turísticos ainda podem surgir,muito do que se perdeu em nosso Estado e nação , perdeu-se até as contas,o que sobrou é o que temos de mais precioso e que são muito bem cuidadas pelas entidades de preservação ferroviária,espero que curtam a matéria..


"Dear friends thought it was very important to the dissemination oftourist trains in the country, many other tourist trains may still appear,much of what was lost in our state and nation, was lost to the bills,what's left is what we hold most precious and that are well maintained by entities of rail preservation, I hope you enjoy thesubject .."




Denis Castro

Versão em Português

versão em Inglês

English version: By Google Tradutor

Nas janelinhas dos trens brasileiros

Conheça o Brasil a bordo de charmosos trens e marias-fumaças. Pelo caminho, não faltam surpresas: cachoeiras, desfiladeiros, túneis e montanhas cobertas de muito verde

Mônica Cardoso, especial para o iG São Paulo

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Passeio no Trem da Vale

Divulgação

A maria-fumaça cruza coloridos campos de azaleia na Serra Gaúcha

Diversos trens e marias-fumaças conservam o charme nostálgico das viagens à moda antiga. Pelo caminho, a paisagem muda devagar, sem pressa, no ritmo compassado da locomotiva.

E revelam boas surpresas ao passageiro: montanhas cobertas de muito verde, cachoeiras que despencam das encostas e cidadezinhas encantadoras. Sem falar a emoção de atravessar túneisencravados nas rochas e pontes a centenas de metros de altitude.

Reserve seu lugar na janelinha e faça uma viagem pelos trens turísticos brasileiros.

Trem da Serra do Mar – Paraná

Divulgação

Nas pontes fincadas nas montanhas, a sensação é de estar no ar

Rios, cachoeiras, montanhas e vales podem ser vistos no passeio que passa por uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica do País. Fora a emoção de entrar em túneis esculpidos em enormes rochas. O trem sai da estação de Curitiba e atravessa as cidades de Morretes, Pinhais, Piraquara até chegar a Paranaguá, quase três horas depois.

Na Ponte São João, a 70 metros de altura, a sensação é de estar suspenso no ar. Já no Viaduto do Carvalho, o passageiro se sente arremessado para fora do vagão. Olhos atentos para não perder a fantástica Cachoeira Véu de Noiva, cujo barulho das águas despencando a 70 metros de altura é maior que o da locomotiva. Outra atração do percurso é o Pico do Diabo, uma rocha gigantesca que se ergue no despenhadeiro. Na estação de Marumbi, pausa para fotografar o enorme pico de mais de 1,5 mil metros de altura.

Telefone: (41) 3888-3488
Saídas: O passeio completo, de Curitiba à Paranaguá, é feito aos domingos. Saída de Curitiba às 8h15
Tarifas de ida e volta: R$ 85 nos vagões econômicos, R$ 115 nos turísticos (com lanche e guia turístico), R$ 171 nos executivos (janelas maiores, lanche e guia bilíngue), R$ 470 nas litorinas (janelas e poltronas maiores e ar condicionado)

Trem do Vinho – Rio Grande do Sul

Divulgação

Muito vinho e música italiana e gaúcha estão no roteiro

Nem dá para sentir as quase duas horas de viagem pela Serra Gaúcha. Antes de embarcar na maria-fumaça, os passageiros são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com degustação de vinhos.

Durante a viagem, grupos percorrem os vagões com apresentações de músicas e danças gaúchas e italianas. A animação continua na paradinha em Garibaldi: ao som da tarantela, dança típica italiana, com pausa para provar espumantes e sucos de uva da região. De lá, é seguir viagem até Carlos Barbosa.

Telefone: (54) 3455-2788
Saídas: De Bento Gonçalves, às quartas-feiras e sábados às 9h e às 14h
Tarifa de ida e volta: R$ 66

Trem da Vale – Minas Gerais

Divulgação

O trem a vapor liga as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto

A charmosa maria-fumaça de 1949 serpenteia pelos montes entre as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto. E não é preciso brigar por um assento na janelinha. Nas enormes janelas do vagão panorâmico se tem uma visão privilegiada da paisagem. No percurso de 18 quilômetros, percorridos em pouco mais de uma hora, surgem boas surpresas como túneis, cânions, rios e cachoeiras, como a do Tombadouro.

Para dar um toque nostálgico ao passeio, os agentes ferroviários se vestem impecavelmente com trajes de época e perfuram os tíquetes da passagem. Vale a pena conhecer os antigos prédios das estações que foram restaurados e transformados em museus.

Telefone: (31) 3558-3104
Tarifas de ida e volta: R$ 35 no vagão econômico e R$ 60 no panorâmico
Saídas: Sextas, sábados e domingos, às 8h30 e 14h de Mariana; e às 10h e 15h30 de Ouro Preto

Trem das Montanhas – Espírito Santo

Divulgação

A litorina percorre cidades colonizadas por imigrantes alemães e italianos

Dá para descobrir o Espírito Santo, do litoral às montanhas, a bordo da litorina, um único vagão confortável com poltronas maiores e ar condicionado. Pela janelona é possível apreciar as serrascobertas de Mata Atlântica entrecortadas por rios e cachoeiras. E ainda pontes e abismos de tirar o fôlego.

A locomotiva parte de Viana, a 22 quilômetros de Vitória, cidade com forte influência açoriana na colonização. Repare nos belos jardins da antiga estação de trem, fundada em 1895. A próxima parada éDomingos Martins, cujo clima ameno atraiu os imigrantes alemães. Já Marechal Floriano, colônia italiana, é conhecida como Cidade das Orquídeas. Depois da viagem de duas horas e meia, o trem chega à vila de Araguaya, a 560 metros de altitude.

Telefone: (27) 2123-0229
Saídas: De Viana, aos sábados e domingos às 10h30
Tarifa ida e volta: R$ 184

Campinas-Jaguariúna – São Paulo

Divulgação

A antiga ferrovia transportava toneladas de cafés no século 19

Antes de partir da estação Anhumas, em Campinas, o apito da maria-fumaça faz aquele característico "puíííí". E você nem precisa fechar os olhos para fazer uma viagem ao passado. Pela janelinha passamfazendas centenárias e pequenas estações de trem. De tão bem preservado, o trem a vapor já foi cenário de várias novelas de época como Sinhá Moça e Terra Nostra.

Durante o passeio de quase duas horas, o guia turístico conta a história da antiga ferrovia, recentemente restaurada, por onde escoava a produção de café no século 19, além de curiosidades sobre os barões de café. Em Jaguariúna, vale a pena visitar o museu ferroviário.

Telefone: (19) 3207-3637
Tarifa de ida e volta: R$ 50, ida e volta
Saídas: De Campinas, aos sábados às 10h10, e aos domingos às 10h10 e 14h30

Trem do Pantanal – Mato Grosso do Sul

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A viagem segue no ritmo exato para apreciar o esplendor do Pantanal

Sem pressa, o trem percorre bem lentamente, em quase onze horas, os 220 quilômetros que ligam a capital Campo Grande à Miranda, no leste do estado. O tempo certo para contemplar toda a exuberância pantaneira.

Na primeira metade do trajeto, pastagens com centenas de cabeças de gado se impõem na paisagem. Já na segunda parte, fique de olho nas planícies alagadas e nos tucanos e araras azuis que cortam o céu. Em Aquidauana, pausa para almoço tipicamente regional à base de peixes. Na paradinha em Piraputanga, não deixe de conferir o artesanato indígena. Se der fome durante o trajeto, corra para o vagão-bar que serve lanches e bebidas.

Telefone: (67) 3043-2233
Tarifa de ida e volta: R$ 160, inclui lanche e guia turístico
Saídas: De Campo Grande, aos sábados às 07h30 e domingos às 8h30

*Preços pesquisados em março/2011

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Brazilian television screens in trains
Meet Brazil aboard trains and charming marias-smoke. By the way, there are many surprises: waterfalls, canyons, tunnels and mountains covered by green


Monica Cardoso, especially for iG Sao Paulo

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Disclosure

The steam engine crossing fields colorful azalea in Serra Gaucha


Several trains and smoke-marias retain the nostalgic charm of old-fashioned travel. Along the way, the landscape changes slowly, without haste, paced rhythm of the locomotive.

And the passenger reveal surprises: hills covered with greenery, waterfalls that tumble from the slopes and charming villages. Not to mention the thrill of crossing bridges and túneisencravados rocks hundreds of meters.

Reserve your place in the window and make a trip through the Brazilian tourist trains.

Trem da Serra do Mar - Paraná

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At bridges deep in the mountains, the sensation is of being on air

Rivers, waterfalls, mountains and valleys can be seen on the tour that goes through one of the most preserved areas of Atlantic Forest of Brazil had been the thrill of going through tunnels carved into huge rocks. The train leaves the station of Curitiba and passes the cities of Morriston, Pines, Piraquara to reach Paranaguá, almost three hours later.

In St. John Bridge, 70 meters high, the feeling is of being suspended in air. In the Viaduct Chapman, the passenger feels thrown out of the car. Watchful eyes to the fantastic Bridal Veil Falls, which roar of water falling 70 meters in height is greater than the locomotive. Another attraction of the route is the Devil's Peak, a huge rock that stands on the cliff. In Marumbi station, pausing to photograph the huge spike of more than 1500 meters high.

Phone: (41) 3888-3488
Outputs: The complete tour, from Curitiba to Paranagua, is done on Sundays. Output Curitiba at 8:15 am
Rates of return: $ 85 in economic wagons, $ 115 in the tour (with lunch and tour guide), R $ 171 for executives (larger windows, lunch and bilingual guide), R $ 470 in periwinkles (windows and seats largest and air conditioning)

Wine Train - Rio Grande do Sul


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Too much wine and Italian music and Gaucho are the roadmap

Neither one can feel the almost two hour drive through the Serra Gaucha. Before boarding the steam engine, passengers are greeted at the station in Bento Goncalves with wine tasting.

During the trip, groups pass through the carriages with presentations of songs and dances in southern Brazil and Italy. The fun continues at stop in Garibaldi: the sound of the tarantella, Italian folk dancing, pausing to taste and sparkling grape juice in the region. From there you continue your journey by Carlos Barbosa.

Phone: (54) 3455-2788
Departures: From Bento Goncalves, on Wednesdays and Saturdays at 9am and 14h
Round-trip fare: $ 66

Trem da Vale - Minas Gerais


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The steam train connects the historic towns of Ouro Preto and Mariana

The charming steam engine of 1949 winds through the hills between the historical cities of Mariana and Ouro Preto. And one need not fight for a seat in the window. In the enormous windows of the car has a panoramic view of the landscape. In the course of 18 miles traveled in just over an hour, there are good surprises like tunnels, canyons, rivers and waterfalls, like the Tombadouro.

To give a nostalgic touch to the ride, the rail staff are dressed impeccably in costume and punching the tickets of the ticket. It pays to know the old station buildings have been restored and turned into museums.

Phone: (31) 3558-3104
Rates of return: $ 35 in economic wagon and $ 60 in widescreen
Departures: Fridays, Saturdays and Sundays at 8:30 and Mariana 14h, and 10h to 15h30 and from Ouro Preto

Train Mountain - Espirito Santo

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The litorina traverses cities colonized by German and Italian immigrants

Can you discover the Holy Spirit, from the coast to the mountains, on board the litorina, a single wagon with comfortable armchairs and more air conditioning. By janelona serrascobertas can enjoy the Atlantic forest interspersed with rivers and waterfalls. And it bridges gaps and breathtaking.

The engine part of Viana, 22 km from Vitoria, a city with a strong influence on the colonization of the Azores. Notice the beautiful gardens of the old train station, founded in 1895. The next stop éDomingos Martins, whose mild climate has attracted German immigrants. Already Marechal Floriano, Italian colony, known as City of Orchids. After the trip of two and a half hours, the train arrives at the village of Araguaya, at 560 meters.

Phone: (27) 2123-0229
Departures: De Viana, on Saturdays and Sundays at 10:30 am
Round-trip fare: U.S. $ 184

Jaguariúna-Campinas - São Paulo

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The old railroad carried tons of coffee in the 19th century

Before leaving the station Anhumas, in Campinas, the whistle of the steam engine makes that characteristic "puíííí. And you do not have to close your eyes to make a trip to the past. Through the window passamfazendas centennial and small train stations. So well preserved, the steam train has been the scene of several novels of the time as Sinha Girl and Terra Nostra.

During the tour of nearly two hours, the tour guide tells the story of the former railroad, recently restored, where drained coffee production in the 19th century, and curious about the coffee barons. Jaguariúna, it is worth visiting the railway museum.

Phone: (19) 3207-3637
Round-trip fare: $ 50 round trip
Outputs: In Campinas, Saturdays at 10h10 and on Sundays at 10.10 and 14.30

Trem do Pantanal - Mato Grosso do Sul

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The trip follows the exact rhythm to enjoy the splendor of the Pantanal

No hurry, the train travels very slowly, almost eleven hours, 220 km connecting the Campo Grande to Miranda in the eastern state. The right time to contemplate all the exuberance of the Pantanal.

In the first half of the route, with hundreds of grazing cattle are imposed on the landscape. In the second part, keep an eye on floodplains and toucans and macaws that cut the sky. In Aquidauana Lunch break typically based on regional fish. In Piraputanga stop in, be sure to give the indigenous crafts. If you get hungry along the way, run to the bar car serving snacks and drinks.

Phone: (67) 3043-2233
Round-trip fare: $ 160, includes lunch and tour guide
Departures: From Campo Grande, Saturday at 7:30 a.m. and Sunday at 8:30 am

* Prices surveyed in março/2011

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sábado, 26 de março de 2011

Trains "In NightShots" (Trens em Fotos noturnas)

Uma das mais variadas formas de realizar imagens , a que exige muito de um fotógrafo é a modalidade noturna,a retenção da Luz é a responsável pelo registro de determinado objeto ou imagem alvo.Uma imagem noturna exige do operador, câmera fixa , em um tripé por exemplo ou pode ser apoiada em qualquer superfície plana e fixa, isso evita com que as fotos saiam com aquele aspecto de tremidas,não recomendo o uso muito elevado do valor ISO o que aumenta o ruído nas imagens,é aconselhável aproveitar ao máximo a Luz ambiente mesmo que mínima, é esse o segredo de uma boa imagem noturna,o flash não alcança mais de 6 metros, geralmente o deixo desligado.
Muita atenção na abertura da lente de sua câmera,quanto maior a abertura muito mais luz será captada pelo equipamento.
A imagem abaixo é um exemplo de má configuração do equipamento e mais, uso desnecessário do flash.

Câmeras bem aprimoradas possuem um nível de ISO bem elevado com poucos ruídos um uso de ISO menor é o recomendável nas câmeras simples e que permitem essa configuração , nesses casos é essencial a câmera estar em superfície plana e imóvel.
Há algum tempo quando comecei a realizar imagens ferroviárias noturnas percebi tamanha a dificuldade,muitas imagens tremiam, principalmente quando o objeto focado estava em movimento também pudera, estando com uma câmera doméstica e convencional,vi que em muitas vezes por milagres realizava imagens como , e esta é uma das minhas primeiras imagens
noturnas...



Essa Imagem não estava sobre um tripé,mas sobre uma superfície plana e imóvel,no caso uma vagão que estava ali estacionado. A imagem abaixo é um exemplo que , mesmo com uma câmera doméstica é possível realizar imagens que são verdadeiras obras de arte, como é o caso..
Notem que um trem passava pelo ambiente,embora indefinido o modelo ou tipo de trem, este ficou destacado como se estivesse em alta velocidade,isso ocorre porque?
simples,a lente fica mais exposta a Luz e capta cada partícula dela,quando um objeto está em movimento durante a abertura da lente , as partículas são de certa forma agrupadas de acordo, resultando nesta imagem,as partículas de Luz do trem puderam ser captadas ,mas nem todas as partículas foram captadas ,porque o trem está em movimento, gerando esse resultado.




Na imagem abaixo é possível notar tamanho aproveitamento de Luz ambiente durante a realização da imagem noturna.



Esta imagem de momento me deixou muito contente,isso porque consegui depois de muito fuçar na câmera, que era bem simples,mas que utilizei no limite todos os recursos disponibilizados para ela chegando a esse resultado.
Fotografar trens em ambientes noturno não é fácil,nem todos são pacientes a ponto de ficar horas e horas tentando a imagem perfeita e acabam indo embora contentando-se apenas com uma ou outra imagem...Digo isso porque já aconteceu comigo..mas inspirado em imagens de outros grandes fotógrafos noturnos me motivei a não desistir.



Todas as imagens acima foram apenas creditadas , não aplicadas nenhum efeito de correção,ou seja é a imagem como ela é no foco das lentes de minha antiga câmera.




quinta-feira, 24 de março de 2011

"Vida de Gado"



Um bom dia a todos os meus amigos ,conectados e navegando na rede tão popular do planeta chamada Internet,é justamente de Internet que gostaria de Falar,A internet é um universo infinito de informações da qual todos participamos Juntos, hoje por muitas vezes até que involuntariamente, a forma mais comum que é a participação as vezes até que diária criou uma infinita e vasta maneira de procurarmos nosso espaço na rede.
Talvez essa tenha sido a maior razão para o aumento de usuários , para o aumento de pessoas que curtem de tudo um pouco, seja uma banda de Rock, seja sites de relacionamentos entre outros..
Há os que gostam de trens, São pessoas comuns como eu , você , mas como Eu e você existem podem existir pessoas diferentes , que embora diferentes procuram destacar-se mesmo com determinada imperfeição, seja ela social , política, regiliosa, e até mesmo pessoaIs no aspecto "Desumanos" ...
Um vídeo na internet me chamou a atenção e me refletir do que é capaz , aquele que busca um destaque , um espaço e de maneira até que paliativa e impensada.
Fazia muito tempo que não postava nada aqui,mas minha dúvida é apenas no que foi mostrado no vídeo, qual a real intenção?
Dizer talvez:

- Não deixe seu Boi na linha que o pegamos..

- Não deixe seu ônibus na linha que pegamos..

Pude notar no vídeo,desde o avistamento bem ao longe do rebanho a frente, não houve redução de velocidade do trem que circulava com vagões vazios,cerca de 70 vagões e no comando do trem uma locomotiva extremamente nova e com motores amaciando,O Vídeo inicia já com o avistamento do gado com tempo suficiente para uma aplicação de freio de emergência em um trem com velocidade de 30 KM por hora aproximadamente. mas não foi o que vimos, vimos o Autor do vídeo lamentar-se por algumas vezes , e o maquinista não fala um "A",mas ao mesmo tempo outra cena me chama a atenção,a porta de acesso a locomotiva , como mostra no vídeo , estava aberta, e não me digam que a AC44i é como era a Locomotiva GE 2-C+C-2 conhecida como "V8" , quente por dentro e que fazia-se necessários em tempos quentes andar com a porta de acesso a Cabine que é feita pelo "Nariz" da locomotiva..
A Diferença é que a AC44i possui ar condicionado, quero chegar nas seguintes questões...

Já haviam avistado o rebanho bem antes do início da filmagem?

O Maquinista , porque não acionou os freios de emergencia sabendo que comandava um trem vazio e estava com uma locomotiva moderna pronta para receber esse comando a qualquer segundo..

Porque "sabendo" que havia uma parede de matas em torno da via , o maquinista apitou afugentando ainda mais o gado..?

Porque ele acelera ao invés de diminuir?

A intenção do vídeo? qual era por fim?


É muito comum o atropelamento de animais em vias não preparadas para o convívio de ferrovia com meio ambiente,Meio Ambiente é tudo aquilo que é cortado pela ferrovia, Matas,Casas,favelas,vilas,morros...
No caso do vídeo Área rural,difícil avaliar os culpados pela carnificina de 5 gados e mais alguns feridos, será que o donos dos gados é que tem culpa?,seria o maquinista?, seria o fato de haver uma filmagem no trem que motivou algo de impacto no vídeo? Sinceramente amigos eu não saberia responder..
Mas talvez por serem vidas de gados , tornem-se menos importante, de quem era ,ou de quem foi,se vão morrer ou se não, o fato é que milhares de gadoS morrem diariamente , para suprir nossas mais diversas necessidades,como aquele Hanbúrguer Bovino , como aquela peça de picanha,como aquele kilo de açém e por ai vai..
Ali a única coisa que na minha opnião pode ter sido desnecessário , foi o enredo e o cenário como um todo, que destacou pelo menos em mim , pela forma que o roteiro final tomou seu rumo... "Rumo" que por coincidencia é o nome da empresa dona da Locomotiva, mas que é operada por funcionários da ALL , América Latina Logística.
O Vídeo repercutiu de tal forma que uma nota foi divulgada para aqueles que enviaram e-mails a companhia indignados com a ação e a atitude do Maquinista.
E este é cópia do comunicado.



"Boa Tarde

A ALL repudia veementemente este tipo de conduta.
Tomaremos as devidas providencias para identificação e desligamento do quadro da empresa do responsável envolvido.


Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

CAALL - Central de Atendimento ALL - América Latina Logística
Gerência Comunicação e Responsabilidade Corporativa
Telefone: 0800 701 2255
caall@all-logistica.com
"

(Nota divulgada com autorização do remetente)


O autor no vídeo identificou o maquinista e inclusive todo o pessoal responsável pela operação daquele trem, através da data do ocorrido 07/03/2011 e do prefixo do trem "X12"
Uma razão óbvia que resultou a retirada do vídeo da rede de internet.
Tenho o vídeo salvo comigo, mas não postarei jamais porque não é um vídeo que traz o lado bacana de curtir trens, de filmar trens em paisagens tão belas..É o lado onde o conflito de áreas rurais com o progresso resulta no sucesso deste último,extraindo direitos até dos animais a vida...ou até mesmo direitos de pessoas que cuidaram por anos talvez daqueles animais para garantir o leite, e a carne de cada dia.
Cabe a todos tirarem suas conclusões a respeito de todos.. e o respeito a opiniões devem ser prioridade..
Vou concluir aqui esperando que Imagens ferroviárias sejam interessantes como essa...
Se todos focarem inclusive a segurança pessoal ajuda e muito.







Paparazzi Ferroviário!

terça-feira, 31 de março de 2009