segunda-feira, 4 de julho de 2011

Denúncia de corrupção ameaça ministro dos Transportes

AE - Agência Estado

O afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes por suspeita de corrupção pela presidente Dilma Rousseff no final de semana deixou o ministro Alfredo Nascimento (PR) em posição insustentável no comando da pasta, na avaliação de aliados do Planalto. A queda do ministro é esperada em breve por governistas e a oposição avalia a apresentação de um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso.
A rapidez com que Dilma atuou no episódio levantou ressentimentos na base. Parlamentares aliados previam, ontem, dificuldades futuras para a presidente na relação com os partidos que a apoiam no Legislativo. Eles sustentam que a presidente humilhou o PR, que comanda o Ministério dos Transportes, e fragilizou a confiança com a base pela forma com que agiu.
Dilma anunciou o afastamento assim que a revista Veja começou a circular com a denúncia sobre um esquema de cobrança de propinas na pasta, na manhã de sábado, sem dar chance ou prazo para explicações ao ministro Alfredo Nascimento. Esses fatos, avaliam governistas, revelam que Dilma já pretendia fazer mudanças no ministério e aproveitou a oportunidade.
Nos bastidores, as desconfianças com a presidente vão além. Setores da base afirmam não ter dúvidas de que as informações sobre o suposto esquema foram passadas à revista por integrantes do próprio governo.
Reportagem publicada pela revista revela um esquema montado nos Transportes baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FCA conclui pera ferroviária






01/07/2011
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Pera ferroviária do Terminal Intermodal de Pirapora (MG) tem 3,4 km


A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) anunciou a conclusão das obras de construção da pera ferroviária do Terminal Intermodal de Pirapora, em Minas Gerais. O novo trecho, com extensão de 3,4 km, vai permitir a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio em 80%.
Com investimentos de R$ 9 milhões, a pera ferroviária elimina a necessidade de manobras do trem para embarque de carga no pátio, otimizando o carregamento. A estimativa é que o tempo de permanência dos vagões no terminal seja reduzido de 30 para 6 horas.
A estrutura do ramal também está recebendo investimentos de R$ 12 milhões da FCA, para a manutenção da linha férrea, incluindo a troca de dormentes. A previsão é de que 750 mil toneladas de grãos sejam escoadas, neste ano, pelo terminal de Pirapora para o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).




Revista Ferroviária.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Metrô SP: Luz e República abrem em setembro

30/06/2011 - O Estado de S.Paulo
A Linha 4-Amarela do Metrô começou ontem a funcionar das 4h40 às 21 horas, de segunda a sexta-feira - antes, parava às 15 horas. O governo do Estado havia prometido a ampliação até as 24 horas, mas adiou o plano para antecipar a inauguração de duas novas estações da linha: República e Luz.
CPTM
Dos 180 mil usuários da Linha 4 - Amarela (até 21h), 60 mil farão a integração na Estação Pinheiros, concluída ontem.
A justificativa é que o horário noturno será usado para acelerar testes prévios exigidos para liberar a circulação de composições sem condutor.
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que os trens automáticos da Linha 4 ainda não podem circular no horário integral (até a meia-noite). Ao expandir o funcionamento apenas até as 21 horas, sobram horas para testes, explicou Fernandes.
"É a primeira linha automática, o metrô mais moderno da América Latina. Para entrar no horário comercial e receber a população, precisa passar por um protocolo de testes de 700 horas em circulação", disse. "Um carrossel de 14 trens vai girar com testes de acelerações, pane, objetos caídos na via e portas entreabertas."
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu estender o horário de todas as estações da Linha 4 para as 24 horas e abri-las nos fins de semana até a segunda quinzena de setembro. A Secretaria de Transportes Metropolitanos trabalha para inaugurar as paradas República e Luz até 30 de setembro.
A Via Quatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, estima que 110 mil passageiros por dia sejam atendidos a mais com a ampliação do tempo para as 21 horas. Das estações da primeira fase da Linha 4, estão abertas apenas Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista. Quando República e Luz estiverem prontas, o número de pessoas transportadas diariamente aumentará em 150 mil pessoas - hoje são 110 mil.
Capacidade
O governo informou que, se estendesse o horário para a meia-noite e mantivesse o cronograma de inaugurar República e Luz em outubro, beneficiaria apenas 10 mil pessoas a mais por dia - 900 mil ao fim do período. Com a mudança, passa a facilitar, em apenas um mês, o deslocamento de 4,5 milhões de pessoas.
Copa
Alckmin disse que o governo vai inaugurar, a partir de 2013, todas as estações da segunda fase da Linha 4: Vila Sônia, Morumbi/São Paulo, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Higienópolis/Mackenzie. O prazo final é o meio de 2014 - em junho, São Paulo deve receber jogo da Copa do Mundo.
O secretário Jurandir Fernandes afirmou que a Estação Vila Sônia será a última a ser entregue - ainda nem começou a ser construída. O governador também pretende levar o metrô para fora da capital: "Esperamos entregar uma sexta estação, a Taboão da Serra (na Grande São Paulo)".
A Linha 2-Verde, que vai da Vila Prudente à Vila Madalena, também vai funcionar em tempo integral a partir de setembro. Desde que foi inaugurada, no ano passado, ela funciona até as 21 horas nas Estações Tamanduateí e Vila Prudente.
O governo espera derrubar hoje a liminar que barrou na Justiça a construção da Linha 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas - Morumbi). "Se for superada a liminar, o contrato será imediatamente assinado, porque a concorrência foi feita. E as obras terão início", disse Alckmin.
Trem
Ao visitar a Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Alckmin ainda prometeu estender em 6 quilômetros a Linha 9-Esmeralda. Serão feitas duas estações no próximo ano: Mendes e Varginha.
A última estação existente é a do Terminal Rodoviário do Grajaú. A Linha 9 transporta, em média, 268,4 mil passageiros por dia e vai ganhar também oito novos trens: quatro neste ano e quatro no ano que vem.
A reforma da Estação Pinheiros da CPTM foi concluída apenas ontem. Foram abertos para os usuários banheiros adaptados, escadas rolantes, bilheteria e novas entradas.
Cronograma
Próximas paradas
Até 30 de setembro
Inauguração das Estações República e Luz, da Linha 4-Amarela do Metrô.
2012
Início das obras das Estações Mendes e Varginha, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Entre 2013 e 2014
Entrega das Estações Morumbi/ São Paulo, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Higienópolis/ Mackenzie e Vila Sônia, também ramais da Linha 4-do Metrô.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Trem levará 50% do açúcar a Santos

 Revista Ferroviária.

28/06/2011
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Rumo Logística adquiriu 50 locomotivas e 739 vagões

A Rumo Logística, empresa do Grupo Cosan especializada no transporte de açúcar e graneis, anunciou ontem, 28/06, em coletiva de imprensa realizada em Sumaré (SP), que 50% do transporte de açúcar para porto de Santos, nesse ano, já será feito exclusivamente por trens. O índice é um marco no transporte do açúcar, já que do total advindo das safras de 2008 e 2009, apenas 12% havia sido transportado por ferrovia, e, em 2010, 30%.
Com essa migração do modal de transporte do açúcar, a empresa estima retirar até 30 mil caminhões das estradas por mês, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera. Julio Fontana, presidente da Rumo Logística, ressaltou que a diferença no número de caminhões já pode ser sentida na descida para Santos. Estamos no pico da safra e não houve até agora nenhum congestionamento, afirmou.
O projeto de investimentos de R$ 1,3 bilhão da Rumo Logística, que contempla a construção de um terminal intermodal em  Itirapina, a compra já realizada de 50 locomotivas e 739 vagões e a cobertura do terminal portuário de Santos (para garantir que não deixe de operar em época de chuvas) é o primeiro grande investimento em ferrovias feito por um cliente, já que, apesar da parceria com a ALL, as compras são da Cosan.
Investimentos
O terminal intermodal que começou a ser construído em Itirapina (SP) é responsável por R$ 200 milhões do montante de R$ 1,3 bi e terá capacidade estática para 600 mil toneladas, devendo entrar em operação entre outubro e novembro desse ano.
A empresa adquiriu 51% do terminal de Sumaré, que antes formava o Logispot, e ficou com a gestão de todo o espaço. Possui área de 800 mil metros quadrados – mais do que Rumo necessita, razão pela qual a empresa está considerando arrendar parte. Outra possibilidade é passar a trabalhar com trigo importado na viagem de retorno dos trens de açúcar, ou ainda com aço da CSN para o mercado interno.
Além disso, a empresa espera aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para realizar a cobertura do terminal localizado no porto de Santos. Atualmente, o terminal deixa de operar em média 120 dias por ano, por conta das chuvas.
Para a compra das 50 locomotivas e 739 vagões, a Rumo Logística investiu cerca de R$ 400 milhões. As locomotivas foram fabricadas pela GE, e os vagões vieram da AmstedMaxion, que ficou responsável por dois terços do montante, e da Randon, que fabricou o restante.
                           Julio Fontana, presidente da Rumo Logística: "Vamos duplicar o gargalo ferroviário de Sumaré até Santos."

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: "A migração para as ferrovias vai reduzir as emissões de gases poluentes."

terça-feira, 28 de junho de 2011

SP inicia desapropriações para construir monotrilho


Apesar de todo o projeto ainda estar parado na Justiça, o Metrô de São Paulo começou a desapropriar os terrenos para a construção da futura Linha 17-Ouro - monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi. Inicialmente, foram declarados de utilidade pública 65 imóveis nos bairros da Saúde e do Campo Belo, ambos localizados na zona sul da cidade.

O primeiro dos três decretos previstos para a desapropriação de imóveis foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial do Estado. O texto prevê a utilização de uma área de aproximadamente 21,3 mil quilômetros quadrados - o equivalente a três campos de futebol se estivessem juntos.

O chamado monotrilho do Morumbi terá 17,9 quilômetros de extensão, entre a Estação Jabaquara (Linha 1-Azul) e a futura São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). As composições vão circular a uma altura de 15 metros e passar por bairros nobres, como Brooklin, Granja Julieta, Campo Belo e Morumbi.

O primeiro decreto, no entanto, prevê desapropriação de terrenos no trecho entre a Estação São Joaquim e a Marginal do Pinheiros. Ficará para depois a definição dos imóveis que serão utilizados na região do Panamby, o ponto mais polêmico do projeto.

O projeto para a futura Linha 17-Ouro está parado na Justiça devido a uma liminar concedida em dezembro, que impede a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. A Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah) entrou com ação contra o projeto, alegando que ele não tem estudos de impacto ambiental  e na vizinhança, nem seu traçado detalhado. O Metrô recorreu, mas, em março, a Justiça manteve a proibição. A liminar que está barrando a Linha 17-Ouro do Metrô deve ser analisada ainda nesta semana pelo Tribunal de Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, 26 de junho de 2011

METRÔ INFORMARÁ RESTRIÇÕES OPERACIONAIS RELEVANTES PELO CELULAR A PARTIR DO DIA 22/06









O Metrô de São Paulo passará a informar situações de restrição operacional relevantes pelo celular, por meio de torpedos (SMS) gratuitos, a partir da próxima quarta-feira (22/06). Para receber as mensagens, basta cadastrar-se no site. As mensagens têm como objetivo alertar os usuários sobre essas ocorrências, de modo que seja possível planejar o percurso. 

O sistema de envio de torpedos é um complemento do serviço “Direto do Metrô”, disponível no site da companhia (inclusive na versão mobile) desde o dia 21 de março e que fornece informações em tempo real de forma simples e rápida sobre a operação das linhas metroviárias. 

Como cadastrar-se 

No momento em que fizer o cadastro (clique aqui ), o usuário pode escolher até três linhas que mais utiliza e até três faixas horárias (de duas horas cada) ao longo da operação comercial. Também é possível selecionar os dias da semana. Dessa forma, só serão enviadas mensagens sobre as linhas, dias da semana e horários escolhidos pelo cadastrado. 

O “Direto do Metrô” aponta interferências que afetam uma linha em sua totalidade, de modo que falhas pontuais e breves não são exibidas pelo sistema. São informados os “incidentes notáveis”, ou seja, fatos que causem transtorno aos usuários e interferências na oferta de trens programada para determinado horário. 

O site mostra, na sua página inicial, uma tabela composta por três colunas: na primeira, o nome da linha na segunda, como está a operação por meio de sinal que muda de cor e na última, uma breve descrição sobre a situação do momento. A coluna central faz uma analogia aos semáforos: quando o círculo aparecer em verde, a operação está normal em amarelo, restrição e em vermelho, paralisação ou um problema de grande interferência. As mensagens serão geradas e enviadas para os celulares cadastrados toda vez que ocorrer mudança na cor (status). 

Metrô de Fortaleza inicia testes

Revista Ferroviária.


17/06/2011
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Veículos operarão em uma velocidade média de 80 km/h
O Metrô Fortaleza inicia hoje, 17 de junho, a fase de testes dos dois primeiros VLTs que circularão na Linha Sul. O governador do Ceará, Cid Gomes, acompanhará a primeira viagem de 2,8 km da Linha Sul entre as estações Rachel Queiroz e Virgílio Távora. Ao todo foram 20 VLTs adquiridos pelo Governo do Ceará da empresa italiana Ansaldo Breda para operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O Estado investiu R$ 240 milhões na compra dos veículos. A previsão do Metrô de Fortaleza é que a partir de novembro, quando os testes dos primeiros dois VLTs estarão concluídos, comecem a chegar os outros trens da Itália. Quatro composições devem chegar em dezembro e as demais até agosto de 2012.
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 quilômetros e vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza. São 18 km em trecho de superfície, 4,0 km em subterrâneo e 2,1 km em elevado. Toda a Linha Sul terá um investimento de R$ 1,7 bilhão