quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CPTM recebe 1 queixa ao dia contra pregação em trens de SP


Passageiros dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enviam uma queixa por dia à empresa contra a pregação religiosa nos vagões. A estatal recebeu 177 reclamações de janeiro a junho deste ano, sendo que foram 261 queixas ao longo de 2010. A CPTM coíbe a prática, o que, segundo a empresa, "não se confunde com os direitos assegurados na Constituição", mas se baseia na ideia de que "o Estado é laico e pela própria Constituição ninguém tem o direito de impor sua fé ao outro, notadamente em ambiente fechado como é o caso dos trens". Quando um pregador é removido do vagão, ele perde o direito da viagem, informou a CPTM. As informações são do Jornal da Tarde.
"A maioria das pessoas gosta de ouvir", garante o analista de informática Agostinho Ferreira da Silva, 46 anos, qua há oito anos evangeliza nos vagões da Linha 12-Safira. O operador de logística Vanderlei Aparecido Luiz, 38 anos, usa a Linha 10-Turquesa (Luz/Rio Grande da Serra), a que tem mais denúncias. Ele diz sentir-se incomodado. "Às vezes, eles chegam a gritar. Atrapalham as pessoas que tentam voltar dormindo de um dia cansativo." Ele chegou a ver um evangelizador sendo expulso por passageiros revoltados. "Em uma estação, seguraram a porta e falaram que o trem só andaria se ele saísse." Uma determinação judicial proíbe a prática desde 2009 no Rio de Janeiro, em ação proposta pelo Ministério Público. Painéis nas linhas da Supervias avisam até sobre a possibilidade de cessação coercitiva de práticas dessa natureza, com o apoio da polícia.




Fonte: Terra notícias.


As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.

Construtora deve bancar estação da CPTM na zona sul



O sistema ferroviário de São Paulo deve ganhar em até três anos sua primeira estação construída com recursos da iniciativa privada. A Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atenderá cerca de 15 mil pessoas por dia e ficará entre as paradas Granja Julieta e Santo Amaro, na zona sul.
A entrada da estação ficará no terreno cedido pela incorporadora Brookfield, responsável por um empreendimento comercial na área. A empresa quer erguer ali duas torres de 130m e um pequeno shopping. O complexo deve atrair 10 mil pessoas por dia.
Segundo Silvestre Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM, a construtora procurou a estatal para fazer a estação sair do papel. A obra deve custar R$ 40 milhões. José de Albuquerque, um dos diretores da Brookfield, afirma que a parada agrega valor à construção. Ele diz que as discussões ainda não foram concluídas.



Fonte: Site O Estado


As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.

Senai CPTM: Formando profissionais ferroviários


Senai CPTM oferece formação ferroviária. Maiores informações: http://www.sp.senai.br/ferrovia
Fonte: Site oficial Senai CPTM



O Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart” - CPTM/SENAI é um estabelecimento de ensino profissionalizante, que forma profissionais para a indústria ferroviária. É mantido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio TERMO DE COOPERAÇÃO firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.


HISTÓRICO DA ESCOLA
A Formação Profissional Ferroviária teve seu início em 1943, nas oficinas da SPR (São Paulo Railway), com número reduzido de alunos.
Em 25/01/1951, com instalações apropriadas, foi transformada na Escola Profissional Ferroviária de Paranapiacaba.
Em 01/02/1954, mais uma escola iniciou suas atividades, recebendo o nome de Escola Profissional Ferroviária da Lapa. Com a criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), e, em 1961, com o evento do Acordo Rede/SENAI, o nome dessas escolas passou para Escola SENAIFerroviária de Paranapiacaba e Escola SENAIFerroviária da Lapa.
Com o objetivo de unificar as duas escolas num único Centro de Aprendizagem, em 1972, foi fundado o Centro de Formação Profissional de São Paulo, que mais tarde, em 1975, com novas instalações, recebeu o nome de Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart”.
Seu nome foi escolhido carinhosamente nos assentamentos da Rede Ferroviária Federal.

JAMES CLEGHORN STEWART nasceu em Edimburgo, Escócia, em 23/11/1890. Estudou engenharia em Londres, encerrando seus estudos em 1910.
Contratado em Londres para trabalhar na antiga São Paulo Railway – SPR, veio para o Brasil em 1913, destacando-se, profissionalmente, por sua capacidade e dedicação. Atingiu postos de destaque na Empresa e faleceu em 04/08/1973 ainda em atividade.
 
Centro de Formação Profissional é mantido, desde 1994, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – por meio CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. A escola está situada na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, Vila Anastácio, São Paulo.
O Curso de Aprendizagem Industrial desenvolvido ao longo dos anos, no Centro de Formação Profissional, demonstrou eficácia e eficiência na formação de profissionais que atuaram e atuam, na ferrovia.
Todavia, novas tendências, transformações políticas e econômicas impulsionaram mudanças e a Aprendizagem Industrial passou a ser foco de atenção e preocupação de nossa parte.
Em 1994, quando a CPTM assumiu os Sistemas de Trens da Região Metropolitana, tendo como objetivos: recuperar, concluir, otimizar e expandir o sistema de transporte de passageiros sobre trilho, promovendo a remodelação e a modernização do sistema, tornou-se imperiosa a reformulação do sistema de Formação Profissional desta Escola.
Seria então necessário contribuir para a concretização dos objetivos da empresa, preparando profissionais com formação específica em transporte sobre trilhos, pois o mercado não oferece essa mão-de-obra com características tão próprias.
 
Como ingressar na escola

O Centro de Formação Profissional – CPTM atende a Lei do Aprendiz, para ingressar nesta Unidade é necessário prestar um Concurso Público para Aprendiz, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM através de uma empresa contratada para esse fim (MAKIYAMA). As inscrições são feitas pela Internet através do site http://www.makiyama.com.br/.
 
Os interessados deverão observar os pré requisitos dos Cursos no edital:
 
  • Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos –Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos – Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Transporte sobre Trilhos - Ensino Médio Completo.
  • Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos –Ensino Fundamental Completo.
  • Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos –Ensino Fundamental Completo.
  • Agente Operacional- Ensino Fundamental Completo.
  • Assistente Administrativo – Ensino Médio Completo (Novo).

Os cursos são gratuitos neste Centro Formação Profissional “Engº James C. Stewart” – CPTM e as aulas são em horário integral, para os Cursos Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Transporte sobre Trilhos, Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos, Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos e Agente Operacional das 7h às 16h de 2ª a 6ªfeira e para o Curso de Assistente Administrativo das 8h às 17h de 2ª a 6ª feira.
 
São condições para a matrícula:
  • habilitação no Concurso Público;
  • comprovação de idade e escolaridade conforme edital;
  • estar acompanhado do pai ou responsável, de concordância com os dispositivos do Regimento Interno (menor de idade).


    Fonte: Blog CPTM em Foco



    As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.


CPTM entrega novo trem Série 7500 (trem com menos bancos) para a Linha 9-Esmeralda


Novo trem Série 7500 na Estação Grajaú foto: Rafael Silva 
Finalmente depois de meses em testes o novo trem Série 7500 da CPTM, uma das composições de um total de 8,  já começou a operar em viagem comercial na Linha 9-Esmeralda.



Por: Diego Silva
Um detalhe que vem chamando a atenção nas frotas da CPTM e Metrô é a redução de assentos, a fim de acomodar mais usuários. Em vista de quem utiliza diariamente os trens da CPTM, menos assentos significa mais tempo em pé. 

Novos trens da CPTM terão menos bancos 


Com o objetivo de fazer da rede completa um sistema de metrô de superfície, acredita-se que a CPTM reduziu a quantidade de assentos para poder oferecer tal tipo de serviço. No Metrô, esse tipo de layout é aplicável, em vista de que os usuários realizam viagens mais curtas, num tempo relativamente baixo. No caso da CPTM, esse tipo de layout não seria muito útil, por conta das longas distâncias percorridas pelos trens. 
Novos Trens Série 7500 da CPTM terão menos bancos
Em determinadas linhas, são considerados 60 quilômetros de vias (viagens dessa magnitude são realizadas normalmente em uma hora). Os usuários da Linha 9-Esmeralda serão os primeiros a provar esse novo tipo de salão, com menos assentos. Os novos trens da série 7500 estão dotados de menos assentos e maior espaço interno, visando oferecer o maior acomodamento de usuários para viagens curtas. 


Novos Trens Série 8000 da CPTM terão menos bancos
Acreditamos que isso tenha sido planejado visando uma espécie de looping entre Osasco e Pinheiros, onde nesta última, está a integração com a Linha 4-Amarela do Metrô. 


Os próximos trens, da série 8000, terão esse mesmo layout de assentos, e ainda contarão com passagem livre entre os carros. São novidades que irão chamar a atenção dos usuários, e estamos aguardando para saber como serão as reações dos mesmos.
Série 8000 da CPTM trens contarão com passagem livre entre os carros


Fonte: Blog CPTM em Foco


As notícias veiculadas acima, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CPTM demite condutor de trem após fim de sindicância


Trem que colidiu na estação Palmeiras Barra Funda Linha 7-Rubi da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) demitiu o condutor de um dos trens da Linha 7 - Rubi (Luz - Francisco Morato), que colidiram na estação Barra Funda do Metrô de São Paulo em julho. Ao todo, 42 pessoas ficaram feridas. 

Em nota, a CPTM informou que a companhia concluiu a sindicância que apurou as causas do acidente e constatou ter ocorrido falha humana.
Fonte: Site o Estado de SP

As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi ferroviário.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS DETALHA PROJETOS DA CPTM, METRÔ E EMTU/SP PARA A ZONA LESTE


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, na noite de quinta-feira [25/08], na sede da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, os principais projetos do Metrô, CPTM e EMTU/SP para os próximos anos. O seminário "Infraestrutura e sistema viário para a Copa de 2014 e o desenvolvimento da Zona Leste" também contou com a presença dos secretários municipais Gilmar Tadeu [Secretaria Especial de Articulação da Copa] e Miguel Bucalem [Desenvolvimento Urbano], além do Padre Rosalvino Morán Viñayo, presidente da Obra Social Dom Bosco e um dos principais líderes da região.

Iniciativa de dois movimentos populares locais, o "Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste" e "Movimento Nossa Itaquera", o seminário teve como principal objetivo apresentar e debater com moradores e líderes comunitários locais propostas concretas para o desenvolvimento da região. A Zona Leste, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, maior que a população do Uruguai e a maioria das capitais brasileiras, pleiteia a abertura da Copa no Brasil.

Jurandir Fernandes mostrou a situação atual da rede metro-ferroviária e como ela estará em 2014 e nos anos seguintes. "Queremos transmitir a vocês uma forte dose de otimismo, uma expectativa positiva para a região leste nos próximos cinco anos, com projetos já andamento e outros que virão. E esse processo é inevitável", disse na abertura.

Entre os destaques, o secretário dos Transportes Metropolitanos falou sobre a Linha 3-Vermelha do Metrô, cujos 47 trens em operação e os sistemas de sinalização estão sendo modernizados. "Hoje, esta linha está quase no seu limite, com intervalos de 100 segundos no horário de pico. Com os trens reformados [já entregamos dois deles para operação] mais os novos sistemas, vamos conseguir reduzir esse intervalo para 85 segundos", explicou.

Segundo Fernandes, só a Linha 3-Vermelha não resolve o problema de transporte da região. "Vamos continuar investindo na CPTM, estendendo o Expresso Leste, que vai de Luz a Guaianazes, até Suzano, tirando o sufoco da baldeação em Guaianazes", disse.

"Vamos também levar o monotrilho da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes, até 2015. Isso vai ajudar a diminuir o fluxo de ônibus que chegam a Guaianazes e Itaquera todos os dias, aliviando o movimento das linhas 3-Vermelha e 11-Coral", acrescentou.

Outra novidade apresentada pelo secretário é o projeto do corredor de ônibus metropolitanos Jacu-Pêssego, desenvolvido pela EMTU/SP, que ligará o ABC a Guarulhos. O corredor conectará os corredores metropolitanos Guarulhos - São Paulo [Tucuruvi] e ABD [São Mateus - Jabaquara], duas regiões com vocação industrial.

Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas diretamente aos secretários, que responderam prontamente aos questionamentos.


Fonte: Site CPTM http://www.cptm.sp.gov.br









As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog paparazzi Ferroviário.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Laudo da Perícia do acidente de trens da estação Barra Funda não está pronto.

Imagem: Divulgação UOL notícias.

A 44 dias do acidente de trens ocorrido no dia 12/07/2011,a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),informa que não está concluído o laudo apontando o motivo e os responsáveis pelo acidente ocorrido naquela estação,o acidente ocorreu por volta das 13:27 quando um trem prefixo Q02 (7007) que seguia para estação Luz da linha 7 atingiu um outro trem que estava parado na plataforma e que também teria como destino a estação Luz e aguardava ordem de partida, mais de 40 usuários ficaram feridos.
O presidente da Companhia Sr. Mario Bandeira prometeu aos usuários e a população uma resposta rápida para apontar as causas do acidente no Jornal "SPTV" da TV Globo no dia seguinte após o acidente,ressaltou ainda em entrevista comandada ao vivo que o laudo sairia até antes mesmo dos 30 dias necessários para a apuração.
O Laudo deverá apontar se houveram falhas de origem humana,ou técnica,ou seja, humana quando o maquinista ou operadores do centro de controle operacional e técnica quando há falhas do trem ou do sistema de sinalização.
Por dia a linha 7 rubi da Companhia transporta quase 1 milhão de usuários por dia,a atual linha passa por obras de melhorias e possuem trens da década de 50.
O Trem envolvido no acidente era um trem recém adquirido pela companhia,as imagens internas que foram captadas pelas câmeras que o próprio trem possui, captou  tudo o que ocorria na cabine do maquinista pouco antes do acidente até o momento exato do choque,sendo estas imagens fundamentais para conclusão do laudo informou a companhia.
Este novo trem envolvido no acidente encontra-se na oficina da região da Lapa SP inutilizado e sem previsão de reforma,dos 8 carros daquele trem apenas os 2 últimos carros não sofreram nenhum dano.
              Trem Inutilizado na oficina Lapa: Imagem Denis Castro.

A CPTM informa ainda que não há previsão para conclusão do laudo,diariamente a companhia juntamente com o metrô são responsáveis por quase 4 milhões de usuários transportados por dia.

Texto : Denis Castro
Imagens: Uol Notícias e Denis Castro.
Reprodução permitida mediante preservação de créditos do autor.