terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Trem turístico de São Roque "Trem do Vinho"

Foto: Ricardo Koracsony

O trem turístico de São Roque ainda não sairá do papel tão cedo segundo apontam dados da própria companhia,a companhia ainda não tem o valor orçado mas uma série de estudos foram realizados no decorrer dos anos da gestão do ex presidente da companhia Sr. Sérgio Avelleda , e no período da atual gestão do Sr. Mario Bandeira.
Abaixo um pouco do histórico deste levantamento preliminar.

Trecho correspondente da CPTM, Luz a Amador Bueno com extensão de 42,995 KM,o trem faria este percurso em velocidade cruzeiro de 45 Km/h com um tempo de percurso estimado em 87 minutos,
No trecho da ALL de Amador Bueno a São Roque são em torno de 20,8 km permitindo uma velocidade média de 40 Km/h e um tempo estimado de 48 minutos de percurso.
O Trecho total Luz a São Roque teria 63,855 km e o tempo total estimado de percurso giraria em torno de 135 minutos.

Plataforma 4 Luz.

O Trem partiria da plataforma 1 utilizada pela linha 10 da companhia na estação Luz entraria para linha 7 e seguiria até  entre Agua Branca e Lapa e faria o intercâmbio para a linha 8 e seguiria para Itapevi.
Em Itapevi o trem seguiria pela via 1 entraria na via auxiliar da estação de Itapevi onde o desembarque dos passageiros aconteceria,sendo executado o chamado "baldeio" para o trem de bitola métrica,no retorno seria da mesma forma,o trem de bitola larga fica na via auxiliar aguardando o retorno dos passageiros.
A Partir dai o trem seguiria até a estação de São Roque.
O Que seria necessário para a Operação:

 - Locomotiva de Bitola estreita disponíveis na CPTM,2 lew's da série 3700 com atc (3703 e 3705) para o trecho Itapevi - São Roque.

 LEW 3703

Locomotiva LEW 3705

- Locomotiva Bitola Larga para tracionamento do Expresso Turístico de Luz a Itapevi dotado de ATC com comutador de frequência de 60 e 90 Hz.(U20C 3159).

 Locomotiva U20C 3159

- Locomotiva de bitola larga  de prontidão para o trecho Lapa Itapevi (U20C 3157).

Locomotiva U20C 3157

- Carros de passageiros Budd série 800 ou similar.


 Carros BUDD 800 do DNIT no pátio de Presidente Altino.

Carros BUDD 800 do DNIT no pátio de Presidente Altino.

- Pilotos da ALL (América Latina Logística) com GPS Portátil para licenciamentos no trecho de Amador a - São Roque e vice e versa e prontidão em Amador.
- Local na estação se São Roque para atendimento aos turistas no pólo Turístico da cidade.
- Local para estacionamento do trem em São Roque ou outro local para aguardar horário de retorno.
- Equipe de bordo (encarregado de estação,Agente Operacional,e agentes de Segurança).
- Definição em conjunto com a ALL de faixas horárias para circulação no trecho sob gestão da ALL.
- Acompanhamento com manobradores para entrada no pátio de Agua Branca para transposição da Linha 7 para a linha 8.

As dificuldades operacionais encontradas foram:

- Estado conservação dos carros em Presidente Altino ainda sob patrimônio do DNIT .
vide abaixo

 Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

 Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

 Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

Estado de conservação dos carros BUDD do DNIT em Presidente Altino.

 - Estacionamento do trem na Estação de São Roque para permanência (via 2 atualmente não é utilizada, e chaves do AMV estão pregadas para via 1.
 - Para o Baldeio dos passageiros são necessários no mínimo 3 carros de classe,pela razão da quantidade de lugares dos carros de classe de bitola larga para os da estreita (64 passageiros cada carro).

Carros Budd no pátio de Altino ideais para o expresso turístico.

 - Estação de São Roque hoje é a base da Guarda Municipal da Cidade de São Roque.

Fachada da Estação Foto Otavio Barros.

(Foto Adriano Vieira Domingues).

 - Licenciamento do trecho entre Amador Bueno e São Roque deverá ser via GPS necessário equipamento e maquinista da ALL.
 - Velocidade no trecho apenas 40 Km/h
 - Abastecimento de água nos carros na estação de São Roque.
 - Locomotiva de prontidão em Amador Bueno da Bitola estreita disponibilidade de mais um GPS Portátil e Maquinista Piloto da ALL.
 - Locomotiva de prontidão em Carapicuíba de Bitola Larga para atender trecho Lapa a Itapevi.
 - Combinações entre CPTM e MRS para passagem e manobras entre os pátios na Água Branca ou Lapa no intercâmbio linha 7 e linha 8.


Vale observar que a cobrança de TKB ,entende-se que não haja tarifa devido ao trecho entre Amador e Mayrink ser patrimônio da CPTM, e operado pela ALL,mas solicitações dos maquinistas pilotos e gps portátil deverão ser acordados junto a ALL para acerto de contas.

A História da estação de São Roque.

A ESTAÇÃO: A estação atual de São Roque foi aberta em 1928, substituindo a estação antiga colocada fora dos trilhos com a retificação da linha. Na estação existiu um bar (ver abaixo). "Na plataforma havia um bar que além do tradicional, vendia os vinhos produzidos na região. Então a torcida era para que o trem chegasse com alguns minutos antes do horário para que pudesse sobrar algum tempo para as compras" (Carlos R. Almeida, 09/2006). Seria esta o mesmo bar dos anos 1950, que Carlos 
 



ACIMA: Anúncio do bar da estação de São Roque (Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre 1953). ABAIXO: Ao fundo, o trem, aparentemente o subúrbio São Paulo-Mairinque apelidado então de "Caveirão", passa entre os morros em 1960 (Foto Tibor Jablonsky).

 
conheceu nos anos 1970 e 1980? Nos anos 1990, foi sendo gradativamente abandonado, e funcionava em 1998 apenas como plataforma de embarque. "Sempre que voltava de Itapetininga aos domingos, vinha com o P2 até Iperó e a partir desta, com o N4 (trem procedente de Maringá). Como a última parada antes de Julio Prestes era São Roque, desembarcava ali e aguardava o Toshiba que saia logo a seguir. Praticamente, entre 20 e 40% dos passageiros desciam em São Roque. O TUE ficava estacionado num desvio que existia na antiga estação e, assim que o N4 partia, ele encostava, pegava os passageiros e partia com destino a São Paulo. A estação tinha um bar bem abastecido
especialmente com os vinhos produzidos na região. Era bastante movimentado até sua desativação em 1976/77. Na década de 1980, com os poucos trens remanescentes, uma senhora certa vez fez alguns pastéis e foi até a estação vender aos passageiros. No inicio ela vinha com cerca de 20 pastéis para vender aos passageiros do PS1. Depois de algum tempo, virou mania e ela precisou de ajuda. Num piscar de olhos as duas sacolas cheias de pastéis acabavam. E ela passou a vender também ao pessoal do PS3 que chegava no final do dia
" (Carlos Roberto de Almeida, 11/10/2011). Com a supressão dos trens de passageiros em janeiro de 1999, o prédio da estação foi restaurado e hoje é ocupado pela Polícia. 
(Veja também SÃO ROQUE-VELHA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Vieira Domingues; Milton Diniz; Carlos R. Almeida; Kenzo Sasaoka; Ricardo Koracsony; Otavio Barros;Tibor Jablonsky; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1872-1969; E. F. Sorocabana: Guia oficial, 2o sem. 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)




Matéria e pesquisa : Denis Castro
Clipping sobre a história da Estação de São Roque: Estacões Ferroviárias
Imagens: Ricardo Koracsony ,Adriano Vieira Rodrigues,Otavio Barros do site www.estacoesferroviarias.com.br.
Carros e locomotivas: Denis Castro.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Blog CPTM notícias deverá cobrir evento de entrega de nova estação e trens.

Novo trem da série 8000.

Nesta Sexta Feira 18 de Novembro de 2011a CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos,entregará reformada a nova estação de Barueri e mais 2 composições novas da Série 8000 que serão apresentados ao público usuário da Linha 8 Diamante,mais uma vez o Blog CPTM Notícias saiu na frente na publicação da matéria (e exclusiva) de entrega destes novos trens que obteve visitação record no dia de hoje,outros blogs após veiculação da notícia no "CPTM notícias" passaram também a noticiarem o mesmo tipo de matéria informando seus leitores mas esquecendo do blog que noticiou primeiramente o assunto.
O Editor do blog Denis Castro estará presente no evento com cobertura em tempo Real,o blog já alcança a marca de 38.500 visitações em 3 meses de criação e conta com postagens quase que diárias com as principais notícias relacionadas a CPTM.

Primeiro da lista de Busca da página do Google



O Canal do youtube de denisfepasa destaca-se em primeiro lugar a apontar na lista de buscas do site da Google  o trem da série da série 8000 da CPTM.
Ao digitar na aba de buscas do Google "8000 CPTM" o site aponta de primeira a página do canal de denisfepasa no Youtube.
Em aproximadamente 83.600 resultados somos os primeiros a aparacer na lista,o blog CPTM notícias alcançou a marca de 38.000 visitantes desde a criação até a data atual,um record comparado a outros blogs do mesmo seguimento,isto se deve a aplicação de palavras chaves e tag's em postagens feitas durante artigos e postagens de vídeos relacionado ao novo trem da CPTM ou da Companhia em si.
São os blogs cada vez mais destacando-se nas pesquisas e buscas na página da Google como sendo  perfeitos canais de pesquisas e de artigos relacionados a determinados assuntos.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Locomotiva ALCO RS-3 e suas fases.


As locomotivas Alco RS-3 foram adquiridas primeiramente pela Estrada de Ferro Central do Brasil  (E.F.C.B.) em 1952 em um processo de dieselização de algumas linhas da central,foram fabricadas pela American Locomotive Company (Alco) modelo série RS-3 (E1662),foram fabricadas entre 1951 e 1952 entrando em operação no mesmo ano.Foram produzidas e entregues a E.F.C.B. 48 locomotivas compradas para o transporte exclusivo de cargas,estiveram presentes também anos mais tarde nos principais trens de Passageiros de longo percurso como podemos ver no vídeo abaixo de um exemplar chegando na estação Luz tracionando o "Santa Cruz".


A E.F.C.B. as utilizavam nos trens "Vera Cruz" (Rio de Janeiro a Belo Horizonte) e "Santa Cruz" (São Paulo - Rio de Janeiro),a locomotiva tem um peso aproximado de 109,960 kg, algumas possuem ainda originalmente um motor ALCO 244 com transmissão elétrica,receberam apelidos curiosos na ferrovia como "Rabo quente" e "Canadenses".

Alco RS-3 7108 baixada na estação Barão de Mauá na pintura da E.F.C.B.

 Saíram de operação na E.F.C.B. entre 1970 e 1980,sendo alocadas apenas para serviços de manutenção de via permanente em trens de lastro,trilhos,de socorro e de manutenção de rede aérea,no período R.F.F.S.A. e no período CBTU RJ,Supervia e CPTM São Paulo.

 Alco RS-3 na pintura da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) baixada na estação Barão de Mauá R.J.

 Alco RS-3 na pintura CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) Subsidiária da RFFSA,locomotiva baixada na estação Barão de Mauá R.J.

Alco RS-3 Operada pela Supervia.

A CPTM possui 8 locomotivas Alco RS3 todas operacionais numeradas de 6001 a 6008 prestam serviços de socorro,trens de manutenção de Rede aérea, lastro e manutenção geral,curiosamente não opera estes serviços nas linhas 8 e 9 da companhia.
Alco RS-3 rebocando TUE (Trem Unidade Elétrico) avariado.

A partir de 25 de Abril de 2009 começou a tracionar o trem turístico da companhia em seu primeiro roteiro ligando Luz á Jundiaí,em 14 de junho de 2009 passou a tracionar também o trem turístico com o segundo roteiro ligando Luz - a Mogi das cruzes,o último roteiro implantado pela companhia foi o de Luz a Paranapiacaba em 19 de Setembro de 2010.
Alco RS-3 no trem turístico da CPTM de passagem pela estação Campo Limpo Paulista.

As locomotivas que tracionam estes trens tiveram sua identificação visual alterada, ou seja receberam uma pintura diferenciada das demais Locomotivas Alco RS3 da companhia,recebendo a pintura Branca,com faixas vermelha e Azul,traciona 2 carros de passageiros modelo Budd-800 (ex-Estrada de Ferro Araraquarense, EFA)cedidos pela A.B.P.F. (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Alco RS-3 Trem turístico 

Falando em identificação visual, as locomotivas Alco RS3 da CPTM ostentavam antes de serem adquiridas, a pintura padrão vermelho da R.F.F.S.A.,e tiveram as cores alteradas para Amarelo e com logotipo da companhia em destaque na área da cabine acompanhada de 2 pequenas faixas vermelha e azul.

Padrão antigo da CPTM.

Em 2010 a CPTM muda seu layout e as locomotivas Alco RS-3 são as primeiras a receberem novamente uma pintura vermelha com o logotipo Branco e grande e em destaque,um sistema de ar condicionado também foi adaptado na locomotiva.

Nova pintura na nova identidade visual da CPTM.

As locomotivas que atualmente rodam no trem turístico ostentam a pintura padrão turístico como já citado,são elas 6001 e 6004.

Locomotivas Alco RS-3 CPTM 6001 e 6004, pinturas diferenciadas para o trem turístico.

As locomotivas que receberam a nova identidade visual padrão vermelho são elas 6002,6003,6005,6006,6007, e 6008,sendo a 6007 a última Alco RS-3 a receber a nova identificação visual em 2011.Confira abaixo imagens de todas locomotivas Alco RS-3 no antigo e no novo padrão de pintura da CPTM.

 Alco RS-3 6001 Primeiro Padrão da CPTM

Alco RS-3 6001 ostentando o padrão Turístico da CPTM.

 Alco RS-3 6002 no primeiro padrão da CPTM

Locomotiva Alco RS-3 6002 novo padrão CPTM.

 Alco RS-3 6003 no primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6003 novo padrão CPTM.

Alco RS-3 6004 primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6004 Padrão turístico CPTM.

 Alco RS-3 6005 primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6005 novo padrão CPTM ,detalhe para o sistema de Ar condicionado adaptado.

 Alco RS-3 6006 primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6006 novo padrão CPTM

 Alco RS-3 6007 primeiro padrão CPTM

 Alco RS-3 6007 CPTM a receber novo padrão CPTM na oficina LAPA.

Alco RS3 6007 ostentando o novo padrão ainda na oficina Lapa.

 Alco RS-3 6008 no primeiro padrão CPTM

Alco RS-3 6008 novo padrão CPTM.

Nos dias que antecederam o Natal de 2009 o trem retornou as linhas da antiga E.F.C.B. ainda em São Paulo, em um trem especial de Natal que partiu da estação da Luz até a estação de Sabaúna com 4 carros de passageiros,sendo os dois carros utilizados no trem turístico  um carro restaurante e outro primeira classe pertencente a A.B.P.F. em uma campanha que envolveu a CPTM  e a A.B.P.F.para arrecadar fundos para a compra de brinquedos para uma instituição daquele distrito.

 Alco RS-3 6001 foi a escolhida para tracionar o "Trem do Natal"

 Crianças e adultos puderam conhecer a locomotiva e fazer fotos.

 Carros de passageiros da A.B.P.F. este em destaque é um antigo carro restaurante da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro e faz parte do acervo da A.B.P.F.

 6001 na plataforma da estação de Sabaúna,distrito de Mogi das Cruzes SP.

Retorno para estação Luz do trem de Natal.

Das 8 locomotivas da CPTM nenhuma sofreu baixas ou acidentes que as retirassem de operação,estando estas sempre de prontidão em pontos estratégicos para apoio a trens metropolitanos que ocasionalmente sofrem avarias ou falhas diversas necessitando ser rebocados por locomotivas a diesel no caso pela ALCO RS-3.

Abaixo alguns vídeos das locomotivas Alco RS3 em operação na CPTM e Supervia.

Alco RS-3 6001 Em um trem de manutenção de Rede Aérea.

Alco RS-3 6004 rebocando Trem metropolitano da CPTM.

6001 na viagem teste do trem turístico da CPTM,2 semanas depois o trem foi entregue a operação.

Alco RS3 6001 no trem especial de Natal

Alco RS3 Supervia.

Alco RS3 na pintura RFFSA.

Matéria: Denis Castro
Pesquisa: Wikipédia e youtube.
Fotos: Denis Castro.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Descubra o prazer de viajar em trens de luxo



Em algum momento da nossa vida, um livro ou um filme nos fez subir em um trem luxuoso. Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie; Trem de Istambul e Viagens com Minha Tia, de Graham Greene e Da Rússia com Amor, de Ian Fleming, são alguns dos romances que têm como cenário o Expresso do Oriente.

Expresso do Oriente

Histórias que foram levadas ao cinema mostrando, em preto e branco e em cores, o luxuoso interior desses vagões que parecem saídos de um sonho. Sua primeira viagem aconteceu no dia 4 de outubro de 1883. O Expresso do Oriente saiu de Paris com destino a Istambul. Uma rota hoje percorrida pelo Venice Simplon-Orient-Express (VSOE) uma vez por ano cruzando sete países (França, Alemanha, Áustria, Hungria, Romênia, Bulgária e Turquia) em seis dias. Além de desfrutar da impressionante paisagem, o viajante passará a noite em Budapeste e Bucareste.
Para subir neste trem é preciso pagar entre US$ 10 mil e US$ 15,6 mil (aproximadamente R$ 19 mil e R$ 29 mil). Apesar dos preços salgados, o clássico itinerário segue despertando paixões. A prova: já não há bilhetes para as viagens previstas para 2012 e 2013.
Paixão pela paisagem

Interior de um vagão do Oriente Express.

A Escócia e o norte da Espanha são dois lugares da Europa que se destacam por sua bela paisagem e se tornam ainda mais atraentes diante da possibilidade de serem contemplados a partir da cabine de um trem.O Royal Scotsman adentra nas Highlands escocesas enquanto seus 36 passageiros relaxam no ambiente íntimo e acolhedor de seus vagões decorados ao estilo dos anos 1920.

Interior do Royal Scotsman


O tour clássico dura cinco dias e parte de Edimburgo percorrendo o nordeste da Escócia, com visitas aos castelos Ballindalloch e Glamis e uma degustação de uísque na destilaria Glen Ord. Uma cabine dupla no Royal Scotsman custa cerca de US$ 7 mil (aproximadamente R$ 13 mil).

The Royal Scotsman express

Para conhecer a Espanha Verde, nada melhor que subir ao Transcantábrico, que este ano estreou o Transcantábrico Gran Lujo. Este trem oferece o clássico percurso de Santiago de Compostela a San Sebastián, em suítes duplas excelentemente decoradas e salões panorâmicos para o viajante não perder nenhum detalhe da impressionante paisagem.


A travessia, que dura oito dias, percorre os trilhos paralelos ao mar e cruza florestas, vales e montanhas, algumas tão espetaculares como os Picos da Europa, nas Astúrias. Além disso, o turista poderá conhecer as principais cidades da Cornisa Cantábrica e descobrir a rica e variada gastronomia dessa região do norte do país. A viagem em uma suíte dupla de luxo sai por cerca de US$ 10 mil (quase R$ 19 mil).
Descobrindo os Andes

Hiram Bingham

A empresa Orient Express leva o luxo aos Andes com o trem Hiram Bingham, nome do descobridor das ruínas de Machu Picchu, que une Cuzco com a cidade perdida dos incas em três horas e meia.

Vagões do Hiram

Os vagões azuis e dourados cruzam os cultivos em terraços de Jaquijahuana, o povoado de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas, e a impressionante cidade de Machu Picchu, reconhecida como patrimônio cultural e natural da Humanidade pela Unesco. Chegar à cidade perdida dos incas com o luxo desse trem custa US$ 300 por pessoa (cerca de R$ 570).
Por sua vez, o trem russo Golden Eagle faz a famosa rota transiberiana entre Moscou e Vladivostok desde 2007. Uma travessia que dura 15 dias, percorre 9,5 mil quilômetros e obriga os passageiros a mudarem a hora do relógio em até oito ocasiões.

Golden Eagle

Ao longo destas duas semanas, os viajantes verão passar diante de seus olhos os Montes Urais, as amplas estepes siberianas e espetaculares rios como o Volga. 


Acomodações do Golden Eagle


Os quartos duplos oscilam entre US$ 13 mil e US$ 16 mil (R$ 24 mil e R$ 30 mil, aproximadamente).

Adeus aos safáris
Pride OF Africa

O Pride of África propõe adentrar no continente africano sem renunciar à aventura, mas também sem abrir mão do luxo. Em sua rota da Cidade do Cabo ao Cairo, passa por 12 países: África do Sul, Namíbia, Zâmbia, Zimbábue, Malauí, Tanzânia, Burundi, Ruanda, Etiópia, Djibuti, Eritréia e Egito.



Carro restaurante do Pride OF Africa


Uma aventura de 28 dias, que inclui um voo para visitar a idílica ilha de Zanzibar e um cruzeiro de luxo de três dias pelo Lago Nasser. A cratera Ngorongoro e o Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia, os templos de Abu Simbel e os vales dos Reis e das Rainhas, no Egito, são algumas das visitas do itinerário. No Cairo, as Pirâmides e o Museu de Antiguidades fecham com chave de ouro a viagem.
Maharaja's Express

Já o Maharajas' Express quer recuperar a grandeza dos tempos dos marajás e, por isso, não hesita em transformar um de seus carros em suíte presidencial, o maior quarto do mundo ferroviário.
Sua rota clássica de sete dias começa e termina em Nova Délhi e oferece um tour completo pelas muitas faces deste enorme país. Seu aspecto espiritual é revelado na cidade sagrada de Varanasi, nos rituais do Rio Ganges, nos templos hindus de Khajuraho e, claro, no Taj Mahal.


O esplendor imperial deixou sua marca na cidade de Lucknow, conhecida como a Constantinopla da Índia. A natureza exuberante do país é bem representada pelo Parque Nacional de Bandhavgarth. 


O alojamento de um casal neste luxuoso trem oscila entre US$ 6,2 mil e US$ 10,5 mil (R$ 11 mil e R$ 19 mil, aproximadamente) - a suíte presidencial custa US$ 17 mil (cerca de R$ 32 mil).


Imagens: Divilgação operadoras de trem de Luxo.
Editado por Denis Castro
Matéria veiculada na revista ferroviária (sem fotos).




Matter translated to english via googletranslator




At some point in our lives, a book or a movie brought us up in a luxury train. Murder on the Orient Express, Agatha Christie, Istanbul and Train Travel with My Aunt by Graham Greene and From Russia with Love, Ian Fleming, are some of the novels that have been set in the Orient Express.
Stories that were brought to the film showing, in black and white and color, the interior of these luxury cars that seem out of a dream.His first trip took place on October 4, 1883. The Orient Express left Paris to Istanbul. A route traveled by today's Venice Simplon-Orient-Express (VSOE) once a year across seven countries (France, Germany, Austria, Hungary, Romania, Bulgaria and Turkey) in six days. Besides enjoying the stunning landscapes, the traveler will spend the night in Budapest and Bucharest.
To climb on this train you have to pay between $ 10,000 and $ 15,600 (approximately $ 19,000 and $ 29,000). While salt prices, the classic route follows arousing passions. Proof: there are no tickets for the trips planned for 2012 and 2013.
Passion for Landscape
Scotland and northern Spain are two places in Europe that stand out for its beautiful landscape and become even more attractive with the possibility of being included from the cab of a train.
The Royal Scotsman in the Scottish Highlands enters its 36 passengers while relaxing in the warm and intimate atmosphere of their wagons decorated in the style of the 1920s. The classic five-day tour from Edinburgh and touring the north of Scotland, with visits to Glamis Castle and Ballindalloch and a whiskey tasting at the Glen Ord distillery. A double cabin on the Royal Scotsman costs about $ 7,000 (approximately U.S. $ 13 000).
To know Green Spain, nothing better than climbing the Transcantábrico, which this year debuted the Gran Lujo Transcantábrico. This train offers the classic route of Santiago de Compostela to San Sebastian, in pairs beautifully decorated suites and panoramic lounges for the traveler not to miss any detail stunning.
The trip, which lasts eight days, the track runs parallel to the sea and crosses forests, valleys and mountains, some as spectacular as the Picos de Europa, Asturias. In addition, tourists can visit the main cities of the Cantabrian Cornisa and discover the rich and varied cuisine of this region in the north. The trip in a luxury double suite goes for about $ 10,000 (£ 19,000).
Discovering the Andes
The company Orient Express takes luxury to the Andes with the Hiram Bingham train, name of the discoverer of the ruins of Machu Picchu, Cuzco which unites with the lost city of the Incas in three hours. The blue and gold carriages crossing the crops in terraces Jaquijahuana, the town of Ollantaytambo in the Sacred Valley and the stunning city of Machu Picchu, known as cultural and natural heritage by UNESCO. Reaching the lost city of the Incas with the luxury train that costs $ 300 per person (around $ 570).
In turn, the Golden Eagle Russian train makes the famous Siberian route from Moscow to Vladivostok since 2007. A journey that lasts 15 days, travels 9500 km and requires passengers to change the clock by up to eight occasions.
During these two weeks, travelers will see him pass before their eyes the Urals, the Siberian steppes and broad rivers like the Volga spectacular. Double rooms range between $ 13,000 and $ 16,000 (U.S. $ 24,000 and $ 30,000 approximately).
Goodbye to safaris
The Pride of Africa proposes to enter the African continent without giving up the adventure, but without sacrificing luxury. In its route from Cape Town to Cairo, passing through 12 countries: South Africa, Namibia, Zambia, Zimbabwe, Malawi, Tanzania, Burundi, Rwanda, Ethiopia, Djibouti, Eritrea and Egypt.
A 28-day adventure that includes a flight to visit the idyllic island of Zanzibar and a luxury cruise for three days on Lake Nasser. The Ngorongoro Crater and Serengeti National Park in Tanzania, the temples of Abu Simbel and the valleys of the Kings and Queens in Egypt are some of the visits on the itinerary. In Cairo, the Pyramids and the Museum of Antiquities close with a flourish the trip.
But the Maharajas' Express wants to recover the greatness of the times of Maharajas and therefore does not hesitate to become one of their cars in the presidential suite, the fourth largest railway in the world.
Its seven-day classic route starts and ends in New Delhi and offers a complete tour of the many faces of this vast country. His spiritual aspect is revealed in the holy city of Varanasi, in the rituals of the Ganges in Hindu temples of Khajuraho, and of course the Taj Mahal.
The imperial splendor left his mark on the city of Lucknow, known as the Constantinople of India. The exuberant nature of the country is well represented by the National Park Bandhavgarth. The accommodation of a couple in this luxurious train fluctuates between $ 6,200 and $ 10,500 (U.S. $ 11,000 and $ 19,000 approximately) - the presidential suite costs $ 17,000 (about U.S. $32 000).