sábado, 26 de março de 2011

Trains "In NightShots" (Trens em Fotos noturnas)

Uma das mais variadas formas de realizar imagens , a que exige muito de um fotógrafo é a modalidade noturna,a retenção da Luz é a responsável pelo registro de determinado objeto ou imagem alvo.Uma imagem noturna exige do operador, câmera fixa , em um tripé por exemplo ou pode ser apoiada em qualquer superfície plana e fixa, isso evita com que as fotos saiam com aquele aspecto de tremidas,não recomendo o uso muito elevado do valor ISO o que aumenta o ruído nas imagens,é aconselhável aproveitar ao máximo a Luz ambiente mesmo que mínima, é esse o segredo de uma boa imagem noturna,o flash não alcança mais de 6 metros, geralmente o deixo desligado.
Muita atenção na abertura da lente de sua câmera,quanto maior a abertura muito mais luz será captada pelo equipamento.
A imagem abaixo é um exemplo de má configuração do equipamento e mais, uso desnecessário do flash.

Câmeras bem aprimoradas possuem um nível de ISO bem elevado com poucos ruídos um uso de ISO menor é o recomendável nas câmeras simples e que permitem essa configuração , nesses casos é essencial a câmera estar em superfície plana e imóvel.
Há algum tempo quando comecei a realizar imagens ferroviárias noturnas percebi tamanha a dificuldade,muitas imagens tremiam, principalmente quando o objeto focado estava em movimento também pudera, estando com uma câmera doméstica e convencional,vi que em muitas vezes por milagres realizava imagens como , e esta é uma das minhas primeiras imagens
noturnas...



Essa Imagem não estava sobre um tripé,mas sobre uma superfície plana e imóvel,no caso uma vagão que estava ali estacionado. A imagem abaixo é um exemplo que , mesmo com uma câmera doméstica é possível realizar imagens que são verdadeiras obras de arte, como é o caso..
Notem que um trem passava pelo ambiente,embora indefinido o modelo ou tipo de trem, este ficou destacado como se estivesse em alta velocidade,isso ocorre porque?
simples,a lente fica mais exposta a Luz e capta cada partícula dela,quando um objeto está em movimento durante a abertura da lente , as partículas são de certa forma agrupadas de acordo, resultando nesta imagem,as partículas de Luz do trem puderam ser captadas ,mas nem todas as partículas foram captadas ,porque o trem está em movimento, gerando esse resultado.




Na imagem abaixo é possível notar tamanho aproveitamento de Luz ambiente durante a realização da imagem noturna.



Esta imagem de momento me deixou muito contente,isso porque consegui depois de muito fuçar na câmera, que era bem simples,mas que utilizei no limite todos os recursos disponibilizados para ela chegando a esse resultado.
Fotografar trens em ambientes noturno não é fácil,nem todos são pacientes a ponto de ficar horas e horas tentando a imagem perfeita e acabam indo embora contentando-se apenas com uma ou outra imagem...Digo isso porque já aconteceu comigo..mas inspirado em imagens de outros grandes fotógrafos noturnos me motivei a não desistir.



Todas as imagens acima foram apenas creditadas , não aplicadas nenhum efeito de correção,ou seja é a imagem como ela é no foco das lentes de minha antiga câmera.




quinta-feira, 24 de março de 2011

"Vida de Gado"



Um bom dia a todos os meus amigos ,conectados e navegando na rede tão popular do planeta chamada Internet,é justamente de Internet que gostaria de Falar,A internet é um universo infinito de informações da qual todos participamos Juntos, hoje por muitas vezes até que involuntariamente, a forma mais comum que é a participação as vezes até que diária criou uma infinita e vasta maneira de procurarmos nosso espaço na rede.
Talvez essa tenha sido a maior razão para o aumento de usuários , para o aumento de pessoas que curtem de tudo um pouco, seja uma banda de Rock, seja sites de relacionamentos entre outros..
Há os que gostam de trens, São pessoas comuns como eu , você , mas como Eu e você existem podem existir pessoas diferentes , que embora diferentes procuram destacar-se mesmo com determinada imperfeição, seja ela social , política, regiliosa, e até mesmo pessoaIs no aspecto "Desumanos" ...
Um vídeo na internet me chamou a atenção e me refletir do que é capaz , aquele que busca um destaque , um espaço e de maneira até que paliativa e impensada.
Fazia muito tempo que não postava nada aqui,mas minha dúvida é apenas no que foi mostrado no vídeo, qual a real intenção?
Dizer talvez:

- Não deixe seu Boi na linha que o pegamos..

- Não deixe seu ônibus na linha que pegamos..

Pude notar no vídeo,desde o avistamento bem ao longe do rebanho a frente, não houve redução de velocidade do trem que circulava com vagões vazios,cerca de 70 vagões e no comando do trem uma locomotiva extremamente nova e com motores amaciando,O Vídeo inicia já com o avistamento do gado com tempo suficiente para uma aplicação de freio de emergência em um trem com velocidade de 30 KM por hora aproximadamente. mas não foi o que vimos, vimos o Autor do vídeo lamentar-se por algumas vezes , e o maquinista não fala um "A",mas ao mesmo tempo outra cena me chama a atenção,a porta de acesso a locomotiva , como mostra no vídeo , estava aberta, e não me digam que a AC44i é como era a Locomotiva GE 2-C+C-2 conhecida como "V8" , quente por dentro e que fazia-se necessários em tempos quentes andar com a porta de acesso a Cabine que é feita pelo "Nariz" da locomotiva..
A Diferença é que a AC44i possui ar condicionado, quero chegar nas seguintes questões...

Já haviam avistado o rebanho bem antes do início da filmagem?

O Maquinista , porque não acionou os freios de emergencia sabendo que comandava um trem vazio e estava com uma locomotiva moderna pronta para receber esse comando a qualquer segundo..

Porque "sabendo" que havia uma parede de matas em torno da via , o maquinista apitou afugentando ainda mais o gado..?

Porque ele acelera ao invés de diminuir?

A intenção do vídeo? qual era por fim?


É muito comum o atropelamento de animais em vias não preparadas para o convívio de ferrovia com meio ambiente,Meio Ambiente é tudo aquilo que é cortado pela ferrovia, Matas,Casas,favelas,vilas,morros...
No caso do vídeo Área rural,difícil avaliar os culpados pela carnificina de 5 gados e mais alguns feridos, será que o donos dos gados é que tem culpa?,seria o maquinista?, seria o fato de haver uma filmagem no trem que motivou algo de impacto no vídeo? Sinceramente amigos eu não saberia responder..
Mas talvez por serem vidas de gados , tornem-se menos importante, de quem era ,ou de quem foi,se vão morrer ou se não, o fato é que milhares de gadoS morrem diariamente , para suprir nossas mais diversas necessidades,como aquele Hanbúrguer Bovino , como aquela peça de picanha,como aquele kilo de açém e por ai vai..
Ali a única coisa que na minha opnião pode ter sido desnecessário , foi o enredo e o cenário como um todo, que destacou pelo menos em mim , pela forma que o roteiro final tomou seu rumo... "Rumo" que por coincidencia é o nome da empresa dona da Locomotiva, mas que é operada por funcionários da ALL , América Latina Logística.
O Vídeo repercutiu de tal forma que uma nota foi divulgada para aqueles que enviaram e-mails a companhia indignados com a ação e a atitude do Maquinista.
E este é cópia do comunicado.



"Boa Tarde

A ALL repudia veementemente este tipo de conduta.
Tomaremos as devidas providencias para identificação e desligamento do quadro da empresa do responsável envolvido.


Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

CAALL - Central de Atendimento ALL - América Latina Logística
Gerência Comunicação e Responsabilidade Corporativa
Telefone: 0800 701 2255
caall@all-logistica.com
"

(Nota divulgada com autorização do remetente)


O autor no vídeo identificou o maquinista e inclusive todo o pessoal responsável pela operação daquele trem, através da data do ocorrido 07/03/2011 e do prefixo do trem "X12"
Uma razão óbvia que resultou a retirada do vídeo da rede de internet.
Tenho o vídeo salvo comigo, mas não postarei jamais porque não é um vídeo que traz o lado bacana de curtir trens, de filmar trens em paisagens tão belas..É o lado onde o conflito de áreas rurais com o progresso resulta no sucesso deste último,extraindo direitos até dos animais a vida...ou até mesmo direitos de pessoas que cuidaram por anos talvez daqueles animais para garantir o leite, e a carne de cada dia.
Cabe a todos tirarem suas conclusões a respeito de todos.. e o respeito a opiniões devem ser prioridade..
Vou concluir aqui esperando que Imagens ferroviárias sejam interessantes como essa...
Se todos focarem inclusive a segurança pessoal ajuda e muito.







Paparazzi Ferroviário!

terça-feira, 31 de março de 2009

segunda-feira, 30 de março de 2009





C30-S7R MRS 3507-9 (super seven)
Em Jundiaí SP

Difícil ver uma cena dessas em Jundiaí....

Uma revisada no compartimento do Motor Eletrico.
Show de bola

É isso mesmo amigos, essa locomotiva está locada para Jundiaí agora, quando vi nas listas as fotos do amigo André com ela descendo no help com o carregado de soja e de passagem por americana, recebi um comunicado do Michel...Graaande Michel...nao pensei duas vezes...fui até IJN pernoitar e aguardar a loco chegar, assim que chegamos a Jundiaí ela já estava lá, nos aguardando...passamos a noite inteira, fotografamos de tudo quanto é angulo possível , fiz filmes dela em manobras e dela partindo sentido Pederneiras com o vazio de soja novamente, em Jundiaí Paulista , peguei um belo filme dela dependurado em um ctc antigo, logo postarei o filme no yotube...aguardem..
mas foi muito bacana..uma noite chique cheia de belas imagens do páteo durante a noite...

quinta-feira, 26 de março de 2009

Essa é Ferroviária

Essa Cadelinha (neguinha é o nome dela) é danada, é grande companheira do pessoal da revista de vagões da MRS de Jundiaí , algo que a torna diferente dos demais animais existentes lá é o simples fato dela recusar a andar no lastro ou pelos dormentes, ela anda sobre os trilhos, isso mesmo...sobre os trilhos..uma perfeita equilibrista, segundo contam os funcionários mais antigos a Cadelinha mãe dela também era assim, e ela com o tempo foi aprendendo e pegou a mesma mania...confiram no vídeo...detalhe ela apenas desce do trilho quando vai mudar de via...

Merece destaque no Blog..Parabéns Neguinha...



terça-feira, 24 de março de 2009





Bom amigos apresento nessa postagem as imagens realizadas por mim e pelo amigo Michel Veras
Na primeira imagem do Paparazzo Denis Castro , vemos a u23c1 MRS 3391-2 inclusive foi a primeira Locomotiva que andamos juntos eu e o Paparazzo Michel Veras no trecho Campinas - Jundiaí, a outra Imagem na Passagem de Nível foi feita em Caieiras EFSJ vemos a u20c MRS 3146-4, nas Imagens do Paparazzo Michel Veras vemos NA DIVISÃO EFCB uma SD40-3 MP MRS a 5302-6 no páteo de Itapetí SP na segunda Imagem vemos uma U6B da CPTM em Calmon Viana SP


Esse vídeo foi feito Hoje por Denis Castro Divisão EFSJ, Cruzamento de dupla de Locomotivas u23c1 MRS escoteiras sentido Jundiaí, no comando a 3395 e comandada a 3392 isso as 13:32, no finalzinho elas cruzam com um TUE da CPTM série 1100