domingo, 26 de junho de 2011

METRÔ INFORMARÁ RESTRIÇÕES OPERACIONAIS RELEVANTES PELO CELULAR A PARTIR DO DIA 22/06









O Metrô de São Paulo passará a informar situações de restrição operacional relevantes pelo celular, por meio de torpedos (SMS) gratuitos, a partir da próxima quarta-feira (22/06). Para receber as mensagens, basta cadastrar-se no site. As mensagens têm como objetivo alertar os usuários sobre essas ocorrências, de modo que seja possível planejar o percurso. 

O sistema de envio de torpedos é um complemento do serviço “Direto do Metrô”, disponível no site da companhia (inclusive na versão mobile) desde o dia 21 de março e que fornece informações em tempo real de forma simples e rápida sobre a operação das linhas metroviárias. 

Como cadastrar-se 

No momento em que fizer o cadastro (clique aqui ), o usuário pode escolher até três linhas que mais utiliza e até três faixas horárias (de duas horas cada) ao longo da operação comercial. Também é possível selecionar os dias da semana. Dessa forma, só serão enviadas mensagens sobre as linhas, dias da semana e horários escolhidos pelo cadastrado. 

O “Direto do Metrô” aponta interferências que afetam uma linha em sua totalidade, de modo que falhas pontuais e breves não são exibidas pelo sistema. São informados os “incidentes notáveis”, ou seja, fatos que causem transtorno aos usuários e interferências na oferta de trens programada para determinado horário. 

O site mostra, na sua página inicial, uma tabela composta por três colunas: na primeira, o nome da linha na segunda, como está a operação por meio de sinal que muda de cor e na última, uma breve descrição sobre a situação do momento. A coluna central faz uma analogia aos semáforos: quando o círculo aparecer em verde, a operação está normal em amarelo, restrição e em vermelho, paralisação ou um problema de grande interferência. As mensagens serão geradas e enviadas para os celulares cadastrados toda vez que ocorrer mudança na cor (status). 

Metrô de Fortaleza inicia testes

Revista Ferroviária.


17/06/2011
Clique para ampliar
Veículos operarão em uma velocidade média de 80 km/h
O Metrô Fortaleza inicia hoje, 17 de junho, a fase de testes dos dois primeiros VLTs que circularão na Linha Sul. O governador do Ceará, Cid Gomes, acompanhará a primeira viagem de 2,8 km da Linha Sul entre as estações Rachel Queiroz e Virgílio Távora. Ao todo foram 20 VLTs adquiridos pelo Governo do Ceará da empresa italiana Ansaldo Breda para operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O Estado investiu R$ 240 milhões na compra dos veículos. A previsão do Metrô de Fortaleza é que a partir de novembro, quando os testes dos primeiros dois VLTs estarão concluídos, comecem a chegar os outros trens da Itália. Quatro composições devem chegar em dezembro e as demais até agosto de 2012.
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 quilômetros e vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza. São 18 km em trecho de superfície, 4,0 km em subterrâneo e 2,1 km em elevado. Toda a Linha Sul terá um investimento de R$ 1,7 bilhão

terça-feira, 21 de junho de 2011

Metrô SP vai se comunicar com usuário pelo SMS

21/06/2011 - O Estado de S.Paulo









Passageiros do Metrô de São Paulo receberão, a partir de amanhã, mensagens pelo celular toda vez que alguma linha do sistema ficar paralisada. O intuito, segundo a companhia, é possibilitar que os usuários recalculem sua rota usando outros meios de transporte, ou usem o sistema mais tarde, evitando tumultos.
Adiantado pelo Estado no mês passado, o serviço, que é gratuito, estará disponível apenas para os aparelhos que tenham sido cadastrados na página da empresa na internet (www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internetw.asp) e não abrangerá a Linha 4-Amarela, administrada pelo consórcio privado ViaQuatro.
Desde 9 de maio, quando o registro foi lançado, 12 mil pessoas já se inscreveram para ter acesso aos torpedos, que serão remetidos de maneira personalizada, ou seja, de acordo com os horários e os percursos que cada passageiro informou usar mais. "Se você não precisa saber sobre a Linha 3-Vermelha, quando houver ocorrências nela seu celular não receberá as mensagens. Já se não costuma usar o metrô no domingo de manhã, não será acordado às 6h30 por um SMS alertando sobre algum problema", afirma Aluízio Gibson, chefe do Departamento de Marketing do Metrô.
Ele explica que o envio das mensagens ocorrerá apenas em caso de falha grave, que trave a circulação de trens na linha toda, por exemplo. "São ocorrências mais importantes, como falha de um trem ou equipamento, falta de energia elétrica ou presença de usuário na via, que obrigam a paralisar a circulação."
O serviço, feito com base em dados do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa - responsável pela supervisão do fluxo de trens em todas as linhas, com exceção da 4 -, é uma extensão do boletim Direto do Metrô, que desde março divulga no site da estatal dados a respeito da circulação dos trens em tempo real. A diferença é que o serviço na internet não traz só ocorrências graves, como fará o SMS, mas também dados sobre lentidão. Celulares de todas as operadores poderão recebê-los. Aviso. Passageiros ouvidos ontem pela reportagem disseram que o serviço de SMS não deve mudar a rotina. "Não acho que vai dar certo. O que eles vão querer? Que a gente deixe de pegar uma linha de metrô com problemas para usar ônibus lotados?", pergunta o diretor de marketing Paulo de Souza, de 38 anos, que usa a Linha 3-Vermelha.
A advogada Fernanda Siqueira, de 26, também acha que os torpedos ajudarão menos do que se espera. "A solução definitiva é construir mais linhas para desafogar o serviço."
Como funciona
As ocorrências são enviadas por celular para os passageiros do metrô:
Cadastro
Para receber o SMS, é preciso cadastrar-se nowww.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internetw.ASP.
Perfil
No site, um formulário pergunta as linhas e os períodos do dia e da semana em que o passageiro mais usa o metrô.
O alerta
A ocorrência é informada pelos funcionários da estação ou operador do trem ao Centro de Controle Operacional (CCO).
A mensagem
A partir desses avisos, os operadores do CCO criam uma mensagem padronizada a ser comunicada nas estações.
SMS
A mesma mensagem será usada por um computador, que identificará quais passageiros usam a linha naquela hora.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Supervia quer antecipar meta de 231 trens para 2016

14/06/2011 - Valor Econômico






A Supervia, que administra os trens urbanos no Estado do Rio de Janeiro, pretende antecipar para 2016 a meta de atingir uma frota com 231 trens, dos quais 140 serão novos, comprados a partir de 2007 e já fabricados com ar-condicionado. A afirmação foi feita pelo presidente da companhia, Carlos José Cunha, que detalhou o plano de investimentos da concessionária, que prevê R$ 1,2 bilhão aportado pela empresa até e outros R$ 1,2 bilhão que serão desembolsados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro até 2020.
O planejamento oficial prevê que a frota saltará dos atuais 160 comboios, com média de idade de 35 anos, para 231 trens, com média de 19 anos, em 2020. Mas Cunha é otimista e espera antecipar o cronograma da aquisição dos 30 trens que caberá à Supervia.
“Vamos antecipar a compra, provavelmente para este ano”, frisou Cunha.
Além dos 30 trens que serão adquiridos pela Supervia, o Estado do Rio vai comprar outras 90 unidades novas, por R$ 1,2 bilhão. O primeiro lote, de 34, já foi adquirido e a expectativa do secretário de Transportes do Estado do Rio, Júlio Lopes, é de que a licitação para os trens restantes saia ainda este ano.
Cunha revelou que o primeiro trem comprado pelo Estado entrará em testes em novembro e em operação normal no mês seguinte. A partir daí, o ritmo esperado é de quatro trens novos por mês e até 2012. Todas as 34 unidades adquiridas pelo governo fluminense na China já estarão em operação.
“Agora é pra valer. Os investimentos vão ser feitos e o serviço vai melhorar”, fez questão de frisar Cunha, que assumiu a empresa no começo do ano, depois que a Odebrecht TransPort chegou ao controle da concessionária, com 60% de participação, enquanto os outros 40% estão nas mãos de fundos de investimento estrangeiros.
O objetivo da nova administração da empresa é saltar de 540 mil clientes por dia útil hoje para 1 milhão em 2015, e 1,5 milhão, em 2020. Para tanto, a companhia investe não apenas em novos trens, mas na reforma de unidades antigas. A partir de 2014, 73 trens de aço inox que hoje operam sem ar-condicionado já estarão aptos a permitir uma viagem mais refrescante aos usuários, juntando-se a outros 18 que já foram reformados. Além disso, os 49 trens de aço carbono, sem ar-condicionado e com idade média de 50 anos, serão aposentados.
Mas a melhoria do serviço e o aumento do número de clientes também serão buscados com melhorias operacionais. As duas mais importantes, e que segundo Cunha já estarão a pleno vapor no fim do ano, serão a operação por intervalos e a fidelização das plataformas. Na primeira, a partir de setembro, o cliente já saberá quanto tempo o próximo trem levará para partir, enquanto a fidelização, que entrará em operação a partir de julho, permitirá que se saiba com antecedência de que plataforma a composição partirá.
“Isso permitirá mais 35 viagens, aumentando em 70 mil lugares a oferta diária”, frisou Cunha. “Com a mesma quantidade de trens, vamos dar mais conforto e melhorar bastante a operação já este ano”, acrescentou, lembrando que a fidelização e a operação por intervalos, somadas a outros 11 itens, significarão mais R$ 50 milhões em investimentos adicionais em 2011


Imagem: Denis Castro

terça-feira, 14 de junho de 2011

Metrô prevê desapropriar 22 mil m2 na zona sul

Área será usada para obras do monotrilho
VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO 

Uma área de cerca de 22 mil m2, distribuída em dez quarteirões dos bairros da Saúde e do Campo Belo, zona sul de SP, foi declarada de utilidade pública para obras da linha 17-ouro do metrô.
A primeira lista de imóveis a serem desapropriados para as obras da linha, que ligará o aeroporto de Congonhas ao Jabaquara e ao Morumbi, tem 39 casas, oito imóveis comerciais e 18 terrenos vazios.
Segundo o Metrô, as áreas serão desapropriadas para o acesso às estações Jabaquara, Hospital Saboia, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.
Porém, no decreto de utilidade pública não aparece a área que corresponde à estação Água Espraiada. Procurado, o Metrô não explicou o motivo da ausência até a conclusão desta edição.
Segundo o engenheiro Carlos Victor, 49, que tem um imóvel de 250 m2 no quarteirão formado pelas avenidas Vereador José Diniz e Jornalista Roberto Marinho e pelas ruas Barão de Sabará e Gabriele D'Annunzio, os moradores da área já sabiam que poderiam perder suas casas.
"Nós já tínhamos contrato assinado com uma construtora, que pagaria R$ 7.000 pelo m2", afirma. Uma cláusula do documento, diz ele, previa a anulação do negócio em caso de desapropriação.
Victor afirma ainda não saber quanto exatamente receberá pelo imóvel, mas que funcionários do Metrô dizem que o pagamento por m2 desapropriado na região fica entre R$ 3.000 e R$ 3.500.
O valor dos terrenos está valorizado ali, onde há um boom de prédios de alto padrão, que podem ser vistos nas quadras acima das alinhadas à Vereador José Diniz.
A declaração de utilidade pública ocorreu no sábado, três dias após o Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente) anunciar 55 exigências para a licença ambiental.
Entre elas, respostas a questionamentos como quais imóveis serão desapropriados, quem será responsável por isso (município ou Estado) e estimativa de custos para desapropriações.
O projeto é polêmico entre moradores do entorno da linha, que temem desvalorização. Há resistência ao modelo, um monotrilho -trem sobre trilhos elevados a 15 m.
A previsão para toda a linha é desapropriar cerca de 132 mil m2, equivalentes a 18 campos de futebol; 20% dos imóveis são de alto padrão.

Colaboraram EDUARDO GERAQUE e EVANDRO SPINELLI

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ferroeste recupera 1ª locomotiva


Ferroeste recupera primeira locomotiva parada em Patio
Técnicos da Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste concluíram a recuperação da primeira locomotiva parada nos pátios da empresa. A informação foi passada pelo presidente da companhia, Mauricio Querino Teodoro, durante o “II Encontro Ferroeste nos trilhos”, que reuniu funcionários e executivos da ferrovia, no último final de semana, no Terminal de Guarapuava. 
“A locomotiva já está no trecho”, comemorou nesta terça-feira (7), o presidente da empresa, “e fez sua primeira viagem, depois da recuperação, indo de Guarapuava a Cascavel”. Teodoro disse que os trabalhos nas oficinas da empresa aconteceram “dentro do cronograma apresentado pelos técnicos”.
A locomotiva 9139 é a primeira de um conjunto de nove locomotivas que estão sendo revisadas e recuperadas, com a finalidade de reforçar a tração da ferrovia. “Este trabalho faz parte do esforço que a diretoria, engenheiros e técnicos da Ferroeste, estão fazendo, juntamente com seus parceiros, no sentido de melhorar o desempenho operacional da companhia”, disse Teodoro. 
Segundo o presidente, as equipes da Ferroeste e contratados, além de trabalharem nos serviços regulares de manutenção preventiva e corretiva das máquinas em funcionamento, também estão se dedicando ao projeto de recuperação de locomotivas. Para fazer as máquinas voltarem a funcionar, além da mecânica, é preciso recuperar ou obter peças. 
ENCONTRO – Toda a diretoria da Ferroeste participou do encontro dos funcionários, em Guarapuava. Além do presidente, estavam presentes o diretor administrativo-financeiro, Abelardo Cirico, e o diretor de Produção, Mauro Fortes Carneiro. O encontro “Ferroeste nos trilhos”, segundo Maurício Querino Theodoro, tem como objetivo integrar as várias áreas da empresa localizadas em Curitiba, Guarapuava e Cascavel. 
Recuperar as finanças da empresa, equilibrar seus custos e aumentar a produção é um dos desafios da diretoria, segundo o presidente. Segundo ele, a empresa precisa se preparar para a futura expansão, que vai ligar Cascavel a Dourados (MS) e Guarapuava ao Porto de Paranaguá, trechos que são objeto de edital para estudo de viabilidade, da Valec, empresa vinculado ao Ministério dos Transportes. 
Participaram do encontro, em Guarapuava, funcionários lotados em Curitiba e também Cascavel. Abelardo Círico, diretor administrativo-financeiro, fez a abertura dos trabalhos, falando sobre “Liderança”. O encerramento foi feito pelo presidente. A área de produção ficou a cargo do diretor de Produção, Mauro Fortes Carneiro. 
Também participaram das apresentações representantes das áreas financeira (Paulo Janson), contábil (Clarice Soavinsky), compras (Washington Camatari), jurídica (Suzana Bellegard Danielewicz), comercial (Joani Borek), operações (Miguel Piekazewicz) e da controladoria (Lenize Bittencourt e Paulo Franquetto). O primeiro encontro aconteceu em Cascavel, no mês de fevereiro, e o próximo está marcado para agosto, em Curitiba. 
Diretores e funcionários comemoram recuperação da locomotiva 9139 (Foto: divulgação/Ferroeste). 

domingo, 12 de junho de 2011

VLT de Fortaleza entra em fase de teste nesta 2ª feira

10/06/2011 - Diário do Nordeste



Passados oito meses desde que foi exposto publicamente na Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza, o primeiro dos seis VLTs (veículos leves sobre trilhos), que irá operar na linha Oeste, que interliga Fortaleza a Caucaia, entra, finalmente, em fase de testes, na próxima segunda-feira. Com quatro carros e capacidade para transportar até 766 pessoas por viagem, o novo trem deveria estar circulando, desde o mês passado, mas ainda não tem data para começar a operar, comercialmente.
"Esperamos liberá-lo para operação assistida em julho próximo", sinaliza o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. A operação assistida consiste em colocar o trem para rodar com passageiros, gratuitamente, por três ou quatro horas, por dia, por cerca de quatro meses, para que sejam feitos os ajustes finais e para que a população tenha os primeiros contatos com a nova composição ferroviária.
Passagem a R$ 1,00
De acordo com Fortes, outras três composições também já estão prontas e serão ajustadas à medida em que o primeiro trem for sendo testado. Conforme disse, o quinto trem, do total de seis, está sendo concluído na fábrica da empresa Bom Sinal, em Barbalha, no Cariri.
Na fase de testes, os novos VLTs irão circular entre as estações João Felipe e Álvaro Weine, gratuitamente. Quando entrarem em operação comercial, os trens percorrerão 19 quilômetros, interligando dez estações, entre Fortaleza e Caucaia, ao preço de R$ 1,00, a inteira, e R$ 0,50, a meia passagem.
Os VLTs são alto propulsores, ou seja, operam com motores a diesel próprios, possuem duas cabines - uma em cada ponta - e têm comprimento de 74,2 metros e 2,86 metros de largura. Eles custaram ao contribuinte cerca de R$ 60 milhões.
Metrô por trens
De acordo com Fortes, esses recursos são parte dos R$ 80 milhões liberados pela União e pelo governo do Estado para aquisição dos seis VLTs e recuperação de 13 carros de passageiros e quatro locomotivas que irão operar na linha Oeste. Neste ramal estava previsto para operar um metrô de superfície, projeto que foi "substituído" pela União, por trens reformados.
Totalmente recuperados, com design novo, ar condicionado e nova estrutura interna, com sistemas elétricos e pneumáticos novos, os 18 trens Pdiner e as quatro locomotivas retornam aos trilhos também na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas. As novas composições serão entregues pelo governador Cid Gomes. No dia 20, ele dará início aos testes dos dois primeiros trens que irão circular na linha Sul do Metrofor.