quarta-feira, 6 de julho de 2011

Obras das ferrovias não serão prejudicadas

06/07/2011 - Gazeta Digital
Afastamento do diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, não prejudicará o andamento das obras das ferrovias que cortam Mato Grosso, a Senador Vicente Vuolo e de Integração Centro-Oeste. Avaliação é do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ao afirmar que convênios firmados com a empresa em junho seguirão normalmente.
No mês passado, governo do Estado, Valec e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinaram Termo de Compromisso para elaboração de estudos de viabilidade econômica e projetos, que contempla o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá (Ferronorte). São 212 quilômetros entre as duas cidades e os investimentos para a primeira fase do projeto estão estimados em R$ 14 milhões, além de outros R$ 800 milhões aplicados na construção da ferrovia de Alto Taquari e Rondonópolis.
No caso da Fico, que irá interligar Mato Grosso a Goiás, serão aportados R$ 6,4 bilhões, sendo R$ 4,1 bilhões em território estadual. A ferrovia possui 1,638 mil km de extensão e integrará Vilhena (RO) a Campinorte (GO), chegando até Lucas do Rio Verde, permitindo transportar por ano 20 milhões de toneladas de grãos, minérios e etanol.
"Os recursos serão liberados via ANTT e não corre-se o risco de ter as obras prejudicadas por mudanças políticas", diz Vuolo ao complementar que no caso da Ferronorte, a execução do projeto até Rondonópolis também não fica comprometida porque está sendo realizada pela América Latina Logística (ALL).
A Valec foi procurada e informou, via assessoria de imprensa, que não comentará o assunto porque ainda não há nada de oficial sobre o afastamento do diretor-presidente da empresa.

Governo pode mudar modelo de concessão do TAV

06/07/2011
O governo federal está considerando mudar o modelo de concessão do TAV para algo como uma PPP (Parceria Público Privada). Nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo Governo Federal , e a operação, a compra dos trens, a tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo. No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia.
A decisão foi tomada por conta da dificuldade de negociar com as empreiteiras uma posição politicamente aceitável pelo governo. Caso o processo fosse adiante, o governo ficaria “refém” das empreiteiras, as quais poderiam mudar as condições do edital após o leilão e alterar o traçado.
A avaliação de Brasília é que o custo político de mudar o modelo é mais baixo do que ir adiante com as empreiteiras controlando o processo. A mudança do modelo e a realização do estudo executivo de engenharia significam adiar o processo do TAV em pelo menos um ano.
A entrega das propostas para o leilão do TAV está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de julho, e o leilão para o dia 29 d

Amigos da CPTM: CPTM X Vendedores Ambulântes.

Amigos da CPTM: CPTM X Vendedores Ambulântes.: "Amendoim 50!!! SKOL,BRAHMA E COCA!!! Refrigerante !!! 'Água'!!!,'Caça Palavras palavras Cruzadas uma é 50 e duas é 1 real... Diariament..."

Amigos da CPTM: CPTM X Vendedores Ambulântes.

Amigos da CPTM: CPTM X Vendedores Ambulântes.: "Amendoim 50!!! SKOL,BRAHMA E COCA!!! Refrigerante !!! 'Água'!!!,'Caça Palavras palavras Cruzadas uma é 50 e duas é 1 real... Diariament..."

segunda-feira, 4 de julho de 2011

SP: ALL e municípios terão que investir em segurança




04/07/2011

Na última quinta-feira, 30 de junho, o juiz federal Rodrigo Zacharias, da 1ª Vara Cível de Jaú, atendeu ao pedido do Ministério Público Federal e determinou que a ALL e os municípios de Jaú, Dois Córregos, Torrinha e Brotas terão 60 dias para realizem obras para garantir a segurança de motoristas e pedestres em todas as passagens de nível da linha férrea que cortam as cidades.
A multa diária para o descumprimento da decisão é de R$ 30 mil para cada um dos envolvidos. Segundo o Ministério Público Federal, desde 2009 o órgão investiga as passagens de nível das cidades do interior paulista, que contabilizam um histórico de acidentes.

Revista Ferroviária.

Foto : Denis Castro

Antiga estação ferroviária de Bandeirantes será transformada em museu



O município de Bandeirantes (108 km de Londrina) vai ganhar, em breve, um novo ponto turístico. Trata-se da antiga Estação Ferroviária da cidade, que foi cedida pelo Ministério do Planejamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para ser transformada em um museu.
Com esta transformação do prédio, que vai passar por um processo de restauração, será possível apreciar relógios, sinos, aparelhos telefônicos e outros instrumentos que resgatam a memória ferroviária. A cessão do présio foi intermediada pela Superintend~encia do Patrimônio da União no Paraná.
De acordo com o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Vaz, a medida traz diversos benefícios para a população de Bandeirantes e região. "Esse resgate da história e da cultura das ferrovias vem sendo buscado nessa parceria Patrimônio da União e Iphan e essa é uma das estações que vai ser restaurada. Com isso, não só se resgata o valor cultural e histórico. Você passa a ter mais um ponto turístico na cidade, onde a pessoa vai conhecer um pouco da história daquele município vinculado à ferrovia", comentou.
Ainda segundo Vaz, Patrimônio da União no Paraná informa que, além Bandeirantes, a estação ferroviária da cidade de Paranaguá, no Litoral, também poderá ser transformada em atração histórica, em parceria com o Iphan.

Com informações da Agência do Rádio.

Denúncia de corrupção ameaça ministro dos Transportes

AE - Agência Estado

O afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes por suspeita de corrupção pela presidente Dilma Rousseff no final de semana deixou o ministro Alfredo Nascimento (PR) em posição insustentável no comando da pasta, na avaliação de aliados do Planalto. A queda do ministro é esperada em breve por governistas e a oposição avalia a apresentação de um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso.
A rapidez com que Dilma atuou no episódio levantou ressentimentos na base. Parlamentares aliados previam, ontem, dificuldades futuras para a presidente na relação com os partidos que a apoiam no Legislativo. Eles sustentam que a presidente humilhou o PR, que comanda o Ministério dos Transportes, e fragilizou a confiança com a base pela forma com que agiu.
Dilma anunciou o afastamento assim que a revista Veja começou a circular com a denúncia sobre um esquema de cobrança de propinas na pasta, na manhã de sábado, sem dar chance ou prazo para explicações ao ministro Alfredo Nascimento. Esses fatos, avaliam governistas, revelam que Dilma já pretendia fazer mudanças no ministério e aproveitou a oportunidade.
Nos bastidores, as desconfianças com a presidente vão além. Setores da base afirmam não ter dúvidas de que as informações sobre o suposto esquema foram passadas à revista por integrantes do próprio governo.
Reportagem publicada pela revista revela um esquema montado nos Transportes baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias.