quinta-feira, 7 de julho de 2011

Governo suspende leilão do trem-bala entre Rio e São Paulo

Recuo no leilão do TAV, que ocorreria neste mês, foi motivado por incerteza de lances e por queda do ministro dos Transportes



O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio, não vai mais ocorrer neste mês. Ainda não há definição de nova data para a licitação do projeto de R$ 34 bilhões, o mais caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja entrega das propostas estava marcada para segunda-feira e o leilão em si no dia 29.. 

O sentimento na Presidência da República é de que há risco real de não aparecer nenhum investidor para entregar propostas na segunda-feira. Pesou na decisão também a queda do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

A decisão é anterior à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de hoje, que impôs alterações ao edital que forçosamente levariam a um novo prazo para concorrentes.

Dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmam não terem sido ainda formalmente informados e que tudo está preparado para que a entrega das propostas ocorra na segunda-feira na BM&FBovespa, em São Paulo. 

Depois da entrega das propostas, o leilão ocorreria formalmente no dia 29. “Se mantiver as datas, estamos preparados”, diz um dirigente da ANTT.

Empresas acham que preço é maior

A decisão tem origem na falta de interesse de investidores no edital nos moldes em que ele foi feito. A princípio, a divergência principal é sobre o valor do projeto, que, segundo estudo feito pelas cinco maiores construtoras do país, custaria R$ 50 bilhões, quase a metade a mais do que o governo prevê. Com preço maior, a rentabilidade seria menor para o investidor.

Nos últimos dias, as cinco grandes construtoras apresentaram suas preocupações à ANTT e garantem que não apresentarão proposta se o leilão ocorrer mesmo na segunda-feira, conforme previsto. Elas querem novas condições e um prazo mínimo de 50 dias para avaliá-las.

As construtoras dizem que aceitariam oferecer lances se as condições do edital mudassem e que, mesmo assim, precisariam de mais tempo para ter um consórcio formado. 

Ontem, o consórcio TAV Brasil, o primeiro a manifestar interesse na obra e a ter uma proposta pronta ainda em dezembro – primeira previsão do leilão – protocolou uma nota na ANTT em que diz que também estará fora do leilão, se ocorrer segunda. Segundo Paulo Benites, coordenador do consórcio, o TAV Brasil pediu mais 45 dias para organizar documentos.

Também a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) protocolou pedido de adiamento do leilão ontem.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Obras das ferrovias não serão prejudicadas

06/07/2011 - Gazeta Digital
Afastamento do diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, não prejudicará o andamento das obras das ferrovias que cortam Mato Grosso, a Senador Vicente Vuolo e de Integração Centro-Oeste. Avaliação é do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ao afirmar que convênios firmados com a empresa em junho seguirão normalmente.
No mês passado, governo do Estado, Valec e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinaram Termo de Compromisso para elaboração de estudos de viabilidade econômica e projetos, que contempla o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá (Ferronorte). São 212 quilômetros entre as duas cidades e os investimentos para a primeira fase do projeto estão estimados em R$ 14 milhões, além de outros R$ 800 milhões aplicados na construção da ferrovia de Alto Taquari e Rondonópolis.
No caso da Fico, que irá interligar Mato Grosso a Goiás, serão aportados R$ 6,4 bilhões, sendo R$ 4,1 bilhões em território estadual. A ferrovia possui 1,638 mil km de extensão e integrará Vilhena (RO) a Campinorte (GO), chegando até Lucas do Rio Verde, permitindo transportar por ano 20 milhões de toneladas de grãos, minérios e etanol.
"Os recursos serão liberados via ANTT e não corre-se o risco de ter as obras prejudicadas por mudanças políticas", diz Vuolo ao complementar que no caso da Ferronorte, a execução do projeto até Rondonópolis também não fica comprometida porque está sendo realizada pela América Latina Logística (ALL).
A Valec foi procurada e informou, via assessoria de imprensa, que não comentará o assunto porque ainda não há nada de oficial sobre o afastamento do diretor-presidente da empresa.

Governo pode mudar modelo de concessão do TAV

06/07/2011
O governo federal está considerando mudar o modelo de concessão do TAV para algo como uma PPP (Parceria Público Privada). Nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo Governo Federal , e a operação, a compra dos trens, a tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo. No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia.
A decisão foi tomada por conta da dificuldade de negociar com as empreiteiras uma posição politicamente aceitável pelo governo. Caso o processo fosse adiante, o governo ficaria “refém” das empreiteiras, as quais poderiam mudar as condições do edital após o leilão e alterar o traçado.
A avaliação de Brasília é que o custo político de mudar o modelo é mais baixo do que ir adiante com as empreiteiras controlando o processo. A mudança do modelo e a realização do estudo executivo de engenharia significam adiar o processo do TAV em pelo menos um ano.
A entrega das propostas para o leilão do TAV está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de julho, e o leilão para o dia 29 d

Amigos da CPTM: CPTM X Vendedores Ambulântes.

Amigos da CPTM: CPTM X Vendedores Ambulântes.: "Amendoim 50!!! SKOL,BRAHMA E COCA!!! Refrigerante !!! 'Água'!!!,'Caça Palavras palavras Cruzadas uma é 50 e duas é 1 real... Diariament..."

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segunda-feira, 4 de julho de 2011

SP: ALL e municípios terão que investir em segurança




04/07/2011

Na última quinta-feira, 30 de junho, o juiz federal Rodrigo Zacharias, da 1ª Vara Cível de Jaú, atendeu ao pedido do Ministério Público Federal e determinou que a ALL e os municípios de Jaú, Dois Córregos, Torrinha e Brotas terão 60 dias para realizem obras para garantir a segurança de motoristas e pedestres em todas as passagens de nível da linha férrea que cortam as cidades.
A multa diária para o descumprimento da decisão é de R$ 30 mil para cada um dos envolvidos. Segundo o Ministério Público Federal, desde 2009 o órgão investiga as passagens de nível das cidades do interior paulista, que contabilizam um histórico de acidentes.

Revista Ferroviária.

Foto : Denis Castro

Antiga estação ferroviária de Bandeirantes será transformada em museu



O município de Bandeirantes (108 km de Londrina) vai ganhar, em breve, um novo ponto turístico. Trata-se da antiga Estação Ferroviária da cidade, que foi cedida pelo Ministério do Planejamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para ser transformada em um museu.
Com esta transformação do prédio, que vai passar por um processo de restauração, será possível apreciar relógios, sinos, aparelhos telefônicos e outros instrumentos que resgatam a memória ferroviária. A cessão do présio foi intermediada pela Superintend~encia do Patrimônio da União no Paraná.
De acordo com o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Vaz, a medida traz diversos benefícios para a população de Bandeirantes e região. "Esse resgate da história e da cultura das ferrovias vem sendo buscado nessa parceria Patrimônio da União e Iphan e essa é uma das estações que vai ser restaurada. Com isso, não só se resgata o valor cultural e histórico. Você passa a ter mais um ponto turístico na cidade, onde a pessoa vai conhecer um pouco da história daquele município vinculado à ferrovia", comentou.
Ainda segundo Vaz, Patrimônio da União no Paraná informa que, além Bandeirantes, a estação ferroviária da cidade de Paranaguá, no Litoral, também poderá ser transformada em atração histórica, em parceria com o Iphan.

Com informações da Agência do Rádio.