segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS DETALHA PROJETOS DA CPTM, METRÔ E EMTU/SP PARA A ZONA LESTE


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, na noite de quinta-feira [25/08], na sede da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, os principais projetos do Metrô, CPTM e EMTU/SP para os próximos anos. O seminário "Infraestrutura e sistema viário para a Copa de 2014 e o desenvolvimento da Zona Leste" também contou com a presença dos secretários municipais Gilmar Tadeu [Secretaria Especial de Articulação da Copa] e Miguel Bucalem [Desenvolvimento Urbano], além do Padre Rosalvino Morán Viñayo, presidente da Obra Social Dom Bosco e um dos principais líderes da região.

Iniciativa de dois movimentos populares locais, o "Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste" e "Movimento Nossa Itaquera", o seminário teve como principal objetivo apresentar e debater com moradores e líderes comunitários locais propostas concretas para o desenvolvimento da região. A Zona Leste, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, maior que a população do Uruguai e a maioria das capitais brasileiras, pleiteia a abertura da Copa no Brasil.

Jurandir Fernandes mostrou a situação atual da rede metro-ferroviária e como ela estará em 2014 e nos anos seguintes. "Queremos transmitir a vocês uma forte dose de otimismo, uma expectativa positiva para a região leste nos próximos cinco anos, com projetos já andamento e outros que virão. E esse processo é inevitável", disse na abertura.

Entre os destaques, o secretário dos Transportes Metropolitanos falou sobre a Linha 3-Vermelha do Metrô, cujos 47 trens em operação e os sistemas de sinalização estão sendo modernizados. "Hoje, esta linha está quase no seu limite, com intervalos de 100 segundos no horário de pico. Com os trens reformados [já entregamos dois deles para operação] mais os novos sistemas, vamos conseguir reduzir esse intervalo para 85 segundos", explicou.

Segundo Fernandes, só a Linha 3-Vermelha não resolve o problema de transporte da região. "Vamos continuar investindo na CPTM, estendendo o Expresso Leste, que vai de Luz a Guaianazes, até Suzano, tirando o sufoco da baldeação em Guaianazes", disse.

"Vamos também levar o monotrilho da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes, até 2015. Isso vai ajudar a diminuir o fluxo de ônibus que chegam a Guaianazes e Itaquera todos os dias, aliviando o movimento das linhas 3-Vermelha e 11-Coral", acrescentou.

Outra novidade apresentada pelo secretário é o projeto do corredor de ônibus metropolitanos Jacu-Pêssego, desenvolvido pela EMTU/SP, que ligará o ABC a Guarulhos. O corredor conectará os corredores metropolitanos Guarulhos - São Paulo [Tucuruvi] e ABD [São Mateus - Jabaquara], duas regiões com vocação industrial.

Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas diretamente aos secretários, que responderam prontamente aos questionamentos.


Fonte: Site CPTM http://www.cptm.sp.gov.br









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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Laudo da Perícia do acidente de trens da estação Barra Funda não está pronto.

Imagem: Divulgação UOL notícias.

A 44 dias do acidente de trens ocorrido no dia 12/07/2011,a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),informa que não está concluído o laudo apontando o motivo e os responsáveis pelo acidente ocorrido naquela estação,o acidente ocorreu por volta das 13:27 quando um trem prefixo Q02 (7007) que seguia para estação Luz da linha 7 atingiu um outro trem que estava parado na plataforma e que também teria como destino a estação Luz e aguardava ordem de partida, mais de 40 usuários ficaram feridos.
O presidente da Companhia Sr. Mario Bandeira prometeu aos usuários e a população uma resposta rápida para apontar as causas do acidente no Jornal "SPTV" da TV Globo no dia seguinte após o acidente,ressaltou ainda em entrevista comandada ao vivo que o laudo sairia até antes mesmo dos 30 dias necessários para a apuração.
O Laudo deverá apontar se houveram falhas de origem humana,ou técnica,ou seja, humana quando o maquinista ou operadores do centro de controle operacional e técnica quando há falhas do trem ou do sistema de sinalização.
Por dia a linha 7 rubi da Companhia transporta quase 1 milhão de usuários por dia,a atual linha passa por obras de melhorias e possuem trens da década de 50.
O Trem envolvido no acidente era um trem recém adquirido pela companhia,as imagens internas que foram captadas pelas câmeras que o próprio trem possui, captou  tudo o que ocorria na cabine do maquinista pouco antes do acidente até o momento exato do choque,sendo estas imagens fundamentais para conclusão do laudo informou a companhia.
Este novo trem envolvido no acidente encontra-se na oficina da região da Lapa SP inutilizado e sem previsão de reforma,dos 8 carros daquele trem apenas os 2 últimos carros não sofreram nenhum dano.
              Trem Inutilizado na oficina Lapa: Imagem Denis Castro.

A CPTM informa ainda que não há previsão para conclusão do laudo,diariamente a companhia juntamente com o metrô são responsáveis por quase 4 milhões de usuários transportados por dia.

Texto : Denis Castro
Imagens: Uol Notícias e Denis Castro.
Reprodução permitida mediante preservação de créditos do autor.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novos trens da Supervia começam a chegar em setembro





24/08/2011 - Jornal do BrasilO presidente da Supervia, Carlos José da Cunha, afirmou nesta quarta-feira, durante audiência da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que os primeiros trens comprados na China chegarão ao Rio já em setembro.
Segundo Cunha, os primeiros quatro trens já foram embarcados em navios e estão a caminho do país. “Além disso, três trens da frota atual serão reformados, sendo que a entrega do primeiro está programada para novembro, e a partir de janeiro receberemos quatro trens reformados por mês”, afirmou o presidente da concessionária, durante a audiência que acontece neste momento na Alerj.
Ainda de acordo com Cunha, um novo sistema de sinalização que vai reduzir consideravelmente o intervalo de trens já está sendo implantado, com prazo de dois anos para conclusão. “Hoje a sinalização existe mas tudo depende do maquinista, então precisamos de um intervalo maior entre as composições para evitar acidentes no caso de falha humana. O novo sistema vai ser automatizado, o que vai permitir um intervalo de três minutos entre os trens, o mesmo do Metrô”, explicou.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN ANUNCIA PROJETO "EXPRESSO JUNDIAÍ DA CPTM


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 24, o projeto "Expresso Jundiaí,um serviço de trem expresso que ligará o município de Jundiaí à capital. A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] concluirá, em setembro, o projeto funcional. Isso permitirá publicar, até novembro, o edital de licitação para contratar os projetos básico, executivo e de estudos ambientais.

O anúncio foi feito na solenidade em que o governador sancionou o projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí [AU]. Aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 17, a AU é a primeira do Estado e tem papel decisivo na elaboração de projetos e ações públicas que possam, de maneira concreta, melhorar a vida da população.

Com cerca de 45 km de extensão e tempo de percurso estimado em 25 minutos, o Expresso atenderá à necessidade de deslocamento da população entre Jundiaí, importante polo regional, e a cidade de São Paulo, com um meio de transporte rápido, econômico e não poluente.

O projeto funcional dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento, a localização das estações, a inserção urbana da linha e avaliação ambiental preliminar que subsidiarão a contratação dos projetos de engenharia [básicos e executivos], o estudo preliminar de modelagem e outros itens para sua implantação, que poderá ser na modalidade PPP.

O início das obras está previsto para o fim de 2013, devido à necessidade da conclusão dos estudos ambientais e dos procedimentos para licenciamento das obras. Contudo, essas definições serão conhecidas somente após a conclusão dos estudos. "O ano que vem termina todo esse trabalho, aí lançamos o edital da PPP, da obra. Vamos ter prudência, falar em três anos, então 2015", declarou o governador.

Embora ainda não seja possível definir a tarifa do serviço, o Expresso Jundiaí deverá ser competitivo não somente do ponto de vista econômico, mas principalmente por apresentar redução do tempo de viagem, segurança, confiabilidade e conforto, atraindo usuários do sistema de transporte coletivo sobre pneus e automóveis.

EMTUCom a criação do Aglomerado Urbano da Região de Jundiaí, o governo do Estado passará à EMTU/SP a responsabilidade pelo gerenciamento e fiscalização das linhas de ônibus intermunicipais que operam entre os sete municípios do aglomerado e estão, atualmente, sob responsabilidade da Artesp. Saiba mais no site da EMTU:
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=717.


Informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Acidente de trem em Perus completou 11 anos

                                          Acidente na estação Perus.

No dia 28 de Julho de 2000 tudo ocorrera relativamente calmo durante as operações da CPTM na Linha A  (Atual Linha 7 Rubi) até as 19:15 quando ocorreu a suspensão de fornecimento de energia na rede dos trens daquela linha entre Jaraguá e Perus,a causa interrupção da energia  até hoje é desconhecida,A CPTM acionou a Operação PAESE (Programa de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência),para transportar através de ônibus os passageiros entre as estações Pirituba e Perus e vice e versa,o Centro de Controle Operacional (CCO) da companhia passou a trafegar trens nas extremidades da linha, entre Pirituba e Brás e entre Perus e Francisco Morato.
Uma composição, vazia, estava estacionada com seu maquinista e auxiliar, entre Jaraguá e Perus, com freio de serviço e de estacionamento acionados e rodas do trem calçadas ( há até hoje contradições sobre o calçamento das rodas do trem,procedimento que passou a ser obrigatório após o acidente foi a existência destes calços).
As 21:15 o maquinista entrou em contato com o centro de controle avisando que o trem estava movimentando-se,e tentou sem sucesso interromper esta movimentação acionando incansavelmente os freios,ciente do risco de colisão com outro trem estacionado na estação Perus que aguardava ordem de partida com usuários sentido Francisco Morato, O centro de controle operacional providenciou de imediato:


Comunicar-se via rádio com o maquinista do trem estacionado em Perus e solicitar a imediata partida do trem sentido Francisco Morato,a partida não foi possível devido a interrupção da energia que naquele momento afetava o trecho Perus e Caieiras,na tentativa de restabelecimento a energia havia sido interrompida por técnicos da Subestação de Caieiras para tentar restabelecer a energia entre Pirituba e Caieiras.


Os diálogos do CCO foram gravados pelo Rádio Amador  Gilberto que observou no rádio o desespero do centro de controle acompanhe no vídeo.



Em uma ultima medida para evitar a colisão o Centro de controle tenta ativar uma chave de desvio (AMV -Aparelho de mudança de via) tentativa frustrada em descarrilar o trem desgovernado que estava vazia e seguia com o risco eminente de colisão.


Até que o trem que seguia desgovernado atinge a "cauda" do trem que estava na estação Perus em procedimento de esvaziamento ultima medida tomada já que a composição parada não conseguiu partir e "fugir" do trem desgovernado. A Imagem abaixo mostra no relógio a hora exata em que houve a colisão.


Poucos segundos antes da colisão os funcionários da estação através dos megafones solicitavam a imediata saída (batida em retirada) dos passageiros do trem estacionado desesperadamente, durante a colisão alguns passageiros foram atingidos na plataforma e dentro da composição que estava na estação,o impacto da colisão foi tamanha que ao colidir com o trem estacionado na plataforma de Perus,o trem desgovernado "encavalou" com o impacto e elevou-se por sobre o trem estacionado e arrancou inclusive a Passarela de travessia entre as plataformas de lugar tento parte do trem desgovernado ficado sobre o trem que estava estacionado e parte frontal sobre parte da estrutura da estação.


                                         Cena mostra o "Amontoado" de trens na estação Perus.


                                                        Estrutura e trens bem danificados.


                           Trabalhos de operários para livrar a linha e coloca-la novamente em operação.


Acidentes na companhia já eram eminentes com trens da série 1700  devido a sucessão de falhas que havia no projeto do trem com relação a freios,em 1995 um outro trem da mesma série havia apresentado problemas de freios e segui desgovernado também entre Vila Clarice e Piqueri,não houve um acidente nesta ocasião em razão das medidas tomadas com a eminencia da colisão,diferente do caso do acidente de Perus este pode ser evitado pois havia energia para o deslocamento dos trens a frente da composição desgovernada.
Os trens da série  1700 passaram por uma revisão geral e modernização do sistema de freios,dos trens envolvidos no acidente salvaram-se alguns carros ,4carros do trem que estava estacionado e 6 carros do trem desgovernado sendo que  os Carros de número 1103 e penúltimo carro de número 1203 e antepenúltimo carro 1303 (Cauda do 1118 trem que estava estacionado na Plataforma de Perus) e os Carros 1740,A740 Cabine e segundo Carro do trem desgovernado,foram destruídos  totalmente.


(Atualmente o Carro Número 1740 e A740 existentes em uma composição da mesma série 1700 são carros que estavam imobilizados no pátio Lapa e foram renumerados e incluídos em nova composição após a reforma geral dos trens desta série.)


Carro 1740 Antigo 712 na CBTU que estava imobilizado e foi recuperado e renumerado como 1740 e roda até os dias atuais.


Apenas os Carros 1118,1218,1318 ainda circulam (reformados),os carros 1103,1203 e 1303 foram baixados pela companhia.


                                           Composição 1118 seguindo para Franco da Rocha SP.


                            Carro 1203 Baixado pela companhia está ainda no pátio das oficinas da Lapa.




No dia seguinte ao Acidente estive na estação e a situação era crítica,parecia cena de filme, com milhares de pessoas dependuradas em passarelas , viadutos ,grades e até mesmo em árvores,para acompanhar o cenário da tragédia ocorrida naquele Bairro e naquela estação,ainda pela manhã o corpo de bombeiros ainda procurava por vítimas entre o amontoado.


                                 Profissionais do Corpo de Bombeiros em buscas por vítimas no local.




            Durante o trabalho de remoção dos trens acidentados a multidão acompanha atentamente curiosa.






As vítimas com ferimentos diversos somaram um total de 124, e fatais um total de nove,das quais familiares de cinco vítimas entraram em acordo com a companhia que as indenizou as demais famílias das outras 4 vítimas ainda brigam até hoje na Justiça.


A Estação após o acidente:


A Estação passou por um período de Reformas após o acidente e permaneceu fechada,o transporte de usuários que necessitavam do trem era feito de ônibus que partiam da praça em frente a estação Perus,com destino a estação Jaraguá e Caieiras.
 Eis que após 4 meses de trabalhos a estação é reinaugurada,ainda sem a passarela que seria recolocada um pouco mais tarde.
Em 2008 a estação recebeu coberturas metálicas  e bilheterias blindadas,sendo mantida suas características marcantes como o prédio da estação na plataforma 1 dos tempos da SPR (São Paulo Railway). 



A Sindicância da companhia que apurou as causas do acidente e responsabilizou o maquinista do trem desgovernado (que sobreviveu pulando do trem quando nada mais podia fazer para se salvar),  Osvaldo Pierucci,que não calçou o trem.


Quanto as vítimas fatais ficam aqui nossas devidas condolências aos familiares...






Texto: Denis Castro.
Imagens : Denis Castro.





quarta-feira, 27 de julho de 2011

CPTM e Metrô registram até nove casos de roubos ou furtos por dia


Passageiros podem comunicar atitudes suspeitas via SMS.
Em cinco meses, foram quase 1.400 casos.

Do G1 SP
As estações da CPTM e Metrô de São Paulo registram, por dia, até nove casos de roubos ou furtos. Os ladrões aproveitam principalmente os horários de pico para levar celulares e até o cartão do Bilhete Único. Em cinco meses, foram quase 1.400 casos.
Um descuido com a bolsa pode ser visto como oportunidade pelos criminosos. Foi assim que a técnica educacional Eva Margareth ficou sem a carteira. "Um senhor me pediu uma informação, eu fui dar e acho que nesse momento eu acho que vacilei e abriram a minha bolsa, pegaram a minha carteira, fecharam a minha bolsa e eu não percebi nada”, conta ela.
Ela precisou registrar boletim de ocorrência, fazer novos documentos e bloquear os cartões - um transtorno ainda maior do que o prejuízo. “Foi muito sutil e pavoroso. Quando eu percebi nem eu mesmo me conformei.”
Uma operadora de telemarketing que não quis se identificar também foi vítima dos criminosos. “Estava vindo de Itapevi para Julio Prestes, fui assaltada. Roubaram o meu celular. Quando eu estava subindo a escada rolante, que eu tava subindo o segundo degrau senti o fone batendo nas minhas pernas. Quando eu virei o aparelho já não tava mais. Aí uma pessoa, um usuário, me comunicou que tinha sido roubada.”
Ela foi até a delegacia do Metrô, na estação Barra Funda, para registrar o caso. “Se eu perceber alguém sendo roubada na minha frente e eu ver que ele não está armado, o máximo que eu vou fazer é comunicar um guarda que tiver mais próximo. Eu sei como é difícil trabalhar e vem uma pessoa e leve uma coisa que você conquistou.”
Só no Metrô, 1.180 agentes fazem a segurança das cinco linhas. Um grupo trabalha de uniforme e o outro, à paisana, infiltrado entre os passageiros. Quem for flagrado é registrado no sistema com foto. “Eles chegam no empurra-empurra e vão pegando as coisas e as pessoas não percebem, porque o acúmulo das pessoas é muito grande”, diz o mensageiro Raimundo Mendonça.
O Metrô e a CPTM também recebem denúncias por telefone, via torpedo. O passageiro pode comunicar qualquer atitude suspeita. De janeiro até agora, a central do Metrô recebeu mais de 18 mil mensagens. “São duas ações: primeira a conscientização dos nossos passageiros e segundo ação dos nossos agentes”, diz o diretor de operações do Metrô, Mário Fioratti.
Para tentar inibir e flagrar os ladrões no Metrô, foram instaladas 948 câmeras em estações e 910 câmeras em trens. Segundo o chefe de segurança do Metrô, Rubens Menezes, esse número irá aumentar. “Nós pretendemos chegar nas estações a 1.700, 1.800 câmeras daqui um ano.”
Quem for furtado ou roubado nas estações deve procurar a delegacia especializada para cuidar desses casos. Alguns podem ser registrados em casa ou qualquer lugar com acesso à internet. A delegacia fica dentro do Terminal Rodoviário da Barra Funda. As denúncias via SMS podem ser feitas através dos números: 7333-2252 (Metrô) e 7150-4949 (CPTM).

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um trem lotado de promessas


        Alckmin anuncia trem expresso para ligar

                        Jundiaí a São Paulo

        em 25 minutos e obras em rodovias da região


Geraldo Alckmin durante sua visita ontem a Jundiaí: planos para a região




governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta segunda (25) que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos está desenvolvendo um projeto para a criação de uma linha de trem expresso para ligar Jundiaí a São Paulo em 25 minutos  (Veja arte ao final da matéria).
O projeto do Expresso Regional, citado por Alckmin, prevê a construção de uma linha férrea paralela à usada hoje, a 7-Rubi, e ligará Jundiaí direto à Capital, sem paradas.
O anúncio foi feito em meio a uma ligação por celular ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos,  Jurandir Fernandes.
Durante o telefonema foi dito a Alckmin que a parada será na estação Barra Funda, em São Paulo, com integração a outros trens e metrôs.
Estima-se que até setembro seja concluído o projeto funcional. Ele dará as diretrizes de traçado, valores estimados para empreendimentos, localização de estações e pátio de apoio para operação. Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), após a conclusão desse estudo serão realizados os projetos básicos e executivo para detalhamento.
Apesar da necessidade da construção de uma nova linha, parte dela poderá ser implantada na faixa de domínio atual.
Cerca de 400 mil passageiros utilizam a linha 7 que vai de Jundiaí para a Estação da Luz. Hoje, o trajeto dura, em média, 1h50 e tem 14 paradas.
 “O projeto será uma PPP [Parceria Público Privada]”, afirma Alckmin.
Veja a matéria completa na edição impressa do BOM DIA desta terça-feira (26) nas bancas
Um trem lotado de promessas