sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alstom está modernizando mais um trem para a Linha 3 para o Metro de São Paulo.

                         D36 na Planta da Alstom

 A Francesa Alstom está concluindo a modernização de mais um trem do metro da Linha 3 vermelha trata-se do carro D36 que está em processo de acabamento e em breve este deverá ser entregue ao metrô de SP já com o prefixo "L".
É o segundo trem modernizado pela Alstom em São Paulo,outros trens também passam pelo mesmo processo de modernização em outras empresas como Bombardier,e T'TRANS.

                      L27 Primeiro Trem modernizado pela Alstom.

O primeiro trem modernizado o L27 foi entregue no dia 07 de maio de 2011 ao Metrô e ainda não foi entregue a a população segundo o Metrô o trem está ainda em processo de testes.
Em São Paulo o processo de entrega dos trens modernizados do Metrô pela Alstom é feito em parceria entre Alstom e CPTM,onde toda uma logística é necessária para o sucesso da operação ,sendo necessário até mesmo duas Locomotivas a diesel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com engates adaptados, uma em cada extremidade do trem do metrô.

                           Locomotiva da CPTM utilizada na Operação.


                        Engate Adaptado para o translado.

O comboio segue da região da Lapa até o pátio do Belém do Metrô na Linha 3 onde há uma conexão com uma linha da CPTM ,vale lembrar que a bitola dos trens do Metrô da Linha 3 e das Locomotivas e trens da CPTM é a mesma 1,60Mt.
acompanhe vídeo do translado do L27.

                       Vídeo do translado do L27 em Maio de 2011


Segundo a Alstom a capacidade nas composições da Linha 3 ganharão espaço para mais 126 passageiros, atingindo capacidade de 2.126 vagas. 
De acordo com Ramon Fondevila, diretor geral do setor de transporte da Alstom Brasil, como o metrô realiza trajetos mais curtos, o passageiro pode viajar de pé. "Na reforma são implantados sistemas de detecção de fumaça, circuito interno de câmeras, novo sistema para as portas e freio mais moderno, então o conforto é maior", explicou. Já o Metrô afirma que a reforma visa tornar os trens mais acessíveis para portadores de necessidades físicas, como os cadeirantes, o que justifica a retirada dos assentos. 
Fondevila afirma que os trens que estão sendo reformados têm de 25 a 30 anos de uso. O processo de reforma leva de cinco a oito meses, dependendo do estado da composição. Apesar da visível melhora na situação dos vagões, o diretor da Alstom lembra que um trem reformado não é igual a um trem novo. "Sempre tem algum desgaste natural de matéria-prima. O trem novo custa mais caro e demora mais para ser entregue. Não existe trem em prateleira, cada cliente opera de uma maneira", explica. Ele diz que é difícil prever a vida útil dos trens reformados, mas eles devem durar pelo menos mais cinco anos. 




O processo de reforma dos trens começou em 2009 e deve terminar em 2014. O Metrô só libera um trem para ser reformado quando recebe outro pronto. Após ser entregue, os trens passam por testes dinâmicos nas linhas do Metrô, antes de entrar em operação.



Texto : Denis Castro.
Fotos: Denis Castro.
pesquisa sobre modernização extraído do site.  http://www.institutodeengenharia.org.br




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Trem da marginal Pinheiros ligará Berrini e Lapa em 21 minutos





A linha de trem que beira a marginal Pinheiros será estendida em 7,5 km a partir da estação Ceasa e permitirá uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa (zona oeste) e Berrini (zona sul) em 21 minutos. 

A ideia foi inserida nos projetos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no governo Alckmin. Hoje esse trajeto demora 31 minutos, com transferência entre duas linhas de trem. 

A nova proposta abrange um prolongamento da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) em direção a Lapa e Água Branca, aproveitando uma área existente, paralela aos trilhos da linha 8-diamante. 

Prazos e custos só serão definidos depois da conclusão dos projetos. Mas a proposta já estará contemplada numa licitação da CPTM neste mês. 

Ela contratará os projetos de mais de 40 estações que serão reformadas até 2014 ou 2015, por R$ 2,3 bilhões. Dentre elas estão as estações Lapa e Água Branca, que já ganharão área de plataforma para os trens da linha 9. 

"As obras já vão prever essa implantação", afirma Silvestre Eduardo Ribeiro, diretor de planejamento da CPTM. O prolongamento da linha 9, diz, pode ser simultâneo ao trem expresso entre Pinheiros e Barueri, com obras previstas a partir de 2013.

Fonte: Folha de S. Paulo





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Trens da linha Vermelha voltam a circular normalmente após pane no metrô em SP





Após um problema na estação Sé do Metrô de São Paulo suspender a circulação dos trens da linha 3-Vermelha, o trecho operava normalmente por volta das 16h desta sexta-feira (2). Segundo a empresa que administra a linha, a situação começou a ser normalizada às 13h20.

Leia mais notícias do R7
Na estação Palmeiras/Barra Funda, na zona oeste da cidade, as catracas passaram a operar normalmente por volta das 14h30. Às 13h50, os funcionários da estação só liberavam a passagem de uma catraca para embarque, com quatro a cinco passageiros circulando por vez.

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Veja fotos do metrô nesta sexta-feira

A estação Santa Cecília, que também teve as catracas bloqueadas no início da tarde e centenas de passageiros faziam fila no local, funcionava normalmente às 14h desta sexta-feira.

Pelos autofalantes da estação, os usuários eram informados que, devido ao problema, os trens estavam circulando com velocidade reduzida e com maior tempo de parada entre as estações. Mas a informação não batia com o tempo de espera afirmado pelos passageiros. A diarista Elvira Santana, de 52 anos, contou que chegou à parada Santa Cecília por volta das 12h40 e, até as 13h20, não tinha conseguido embarcar em nenhum trem no sentido Palmeiras/Barra Funda.
- É um absurdo. Eles não contam nada para a gente. Dizem que vai tudo voltar ao normal em minutos, mas estou aqui há quase uma hora e nada. Vou chegar atrasada na minha segunda faxina do dia.

A reportagem do R7 chegou à estação Santa Cecília também às 12h40 e permaneceu no local até as 13h30. No período, nenhum trem no sentido Palmeiras/Barra Funda parou no local. No sentido Corinthians/Itaquera, três trens pararam. O último deles chegou à estação às 13h10, quando todos os passageiros foram avisados que precisariam descer no local porque o trem não iria mais circular naquele sentido devido a problemas técnicos.
Falha elétrica
A assessoria do Metrô informou que houve uma falha elétrica em um trem que estava na estação da Sé. A composição ficou parada e alterou o funcionamento de todos os trens da linha 3-Vermelha, nos dois sentidos (Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda). Segundo as testemunhas, porém, fogo teria saído de um dos trens na Sé e os passageiros teriam quebrado as portas de emergência para sair do local.
O Metrô negou ainda que tenha havido uma explosão em um trem. Usuários de redes sociais, como Twitter e Facebook, que estavam no Metrô no momento da falha elétrica na Estação Sé, relataram ter ouvido um barulho semelhante a uma explosão.
Na estação Palmeiras/Barra Funda, o comerciante Antonio Carlos Mota contou que funcionários da estação orientavam os passageiros a pegar os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ele ia fazer uma baldeação para chegar à estação Jabaquara.
- Estou esperando aqui na fila há 15 minutos. Preferi não pegar o trem da CPTM porque não sou de São Paulo, sou do interior e só me deram indicações deste caminho.
Às 13h58, o Metrô informou que já tinha dado início à normalização do sistema.
Vantagem para taxistas
Quem logo sentiu os reflexos do problema na linha 3-Vermelha foram os taxistas que trabalham nas áreas próximas às estações. Ivan Agostinho, de 35 anos, que circula pela cidade "sem ponto fixo" contou que, às 13h, passava pela região da Sé e pegou três passageiros que tiveram de sair do Metrô porque estava "tudo parado".
- Eles estavam vindo para Santa Cecília [estação] e decidiram pegar um táxi porque estavam esperando há meia hora pelo trem.
Segundo Agostinho, um colega taxista contou a ele que ocorreu um princípio de incêndio na estação Sé, que gerou tumulto entre passageiros e alguns vidros foram quebrados. Por causa disso, vários taxistas estavam se comunicando por meio de rádio para se dirigirem às redondezas das estações da linha Vermelha, cheias de "potenciais clientes". A própria reportagem do R7, ressaltou o taxista em tom de brincadeira, não escapou do problema.
- Você é a segunda vítima do Metrô que eu pego.

Fonte: R7

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estações Luz e República do Metrô SP abrem dia 15






Com quase quatro anos de atraso, a primeira fase da Linha 4-Amarela do Metrô será entregue no dia 15. Essa foi a data anunciada ontem pelo governo estadual para a inauguração das duas estações restantes: Luz e República. A ampliação do horário de funcionamento até a meia-noite, porém, não tem previsão para acontecer - apesar de ter sido prometida anteriormente.
Atualmente, a Linha 4-Amarela funciona apenas em dias de semana, das 4h40 às 21 horas. O trecho é considerado um dos mais importantes das linhas já existentes, pois será uma alternativa de baldeação às já superlotadas Estações Paraíso e Sé, que devem passar a receber 20% menos passageiros assim que o horário for ampliado. Isso vai acontecer porque, com a entrega completa da primeira fase, será possível ir diretamente da Estação Consolação (Linha 2-Verde) para a República (Linha 3-Vermelha) ou para a Luz (Linha 1-Azul), sem precisar dar a volta pelas Estações Paraíso e Sé.
Além disso, o ramal poderá ser usado como alternativa ao corredor de ônibus que passa pelas Avenidas Rebouças e Consolação, um dos mais lentos da rede paulistana. Com a inauguração das novas estações e a ampliação do horário, a previsão do Metrô é de que o número de passageiros que utilizam diariamente a Linha 4-Amarela quase quadruplique - passando gradativamente de 190 mil para 700 mil ao longo de alguns meses.
Atraso.



                        Estação República


As Estações Luz e República somam-se agora às outras quatro estações já inauguradas da Linha 4-Amarela - Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã -, que passa a ter 9 km de extensão. A segunda fase do ramal, com cinco novas paradas - Higienópolis/Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia -, está prometida para 2014. Também está previsto o início das obras para a extensão até Taboão da Serra.Agora, o sistema de metrô deve ficar quase dois anos sem inaugurações. Embora o cronograma esteja sujeito a adiantamentos ou atrasos, a projeção atual é de que só no fim do primeiro semestre de 2013 a rede ganhe sua próxima extensão, com a abertura da Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, na zona sul.



Fotos: Denis Castro

01/09/2011 - O Estado de S. Paulo


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CPTM recebe 1 queixa ao dia contra pregação em trens de SP


Passageiros dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enviam uma queixa por dia à empresa contra a pregação religiosa nos vagões. A estatal recebeu 177 reclamações de janeiro a junho deste ano, sendo que foram 261 queixas ao longo de 2010. A CPTM coíbe a prática, o que, segundo a empresa, "não se confunde com os direitos assegurados na Constituição", mas se baseia na ideia de que "o Estado é laico e pela própria Constituição ninguém tem o direito de impor sua fé ao outro, notadamente em ambiente fechado como é o caso dos trens". Quando um pregador é removido do vagão, ele perde o direito da viagem, informou a CPTM. As informações são do Jornal da Tarde.
"A maioria das pessoas gosta de ouvir", garante o analista de informática Agostinho Ferreira da Silva, 46 anos, qua há oito anos evangeliza nos vagões da Linha 12-Safira. O operador de logística Vanderlei Aparecido Luiz, 38 anos, usa a Linha 10-Turquesa (Luz/Rio Grande da Serra), a que tem mais denúncias. Ele diz sentir-se incomodado. "Às vezes, eles chegam a gritar. Atrapalham as pessoas que tentam voltar dormindo de um dia cansativo." Ele chegou a ver um evangelizador sendo expulso por passageiros revoltados. "Em uma estação, seguraram a porta e falaram que o trem só andaria se ele saísse." Uma determinação judicial proíbe a prática desde 2009 no Rio de Janeiro, em ação proposta pelo Ministério Público. Painéis nas linhas da Supervias avisam até sobre a possibilidade de cessação coercitiva de práticas dessa natureza, com o apoio da polícia.




Fonte: Terra notícias.


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Construtora deve bancar estação da CPTM na zona sul



O sistema ferroviário de São Paulo deve ganhar em até três anos sua primeira estação construída com recursos da iniciativa privada. A Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atenderá cerca de 15 mil pessoas por dia e ficará entre as paradas Granja Julieta e Santo Amaro, na zona sul.
A entrada da estação ficará no terreno cedido pela incorporadora Brookfield, responsável por um empreendimento comercial na área. A empresa quer erguer ali duas torres de 130m e um pequeno shopping. O complexo deve atrair 10 mil pessoas por dia.
Segundo Silvestre Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM, a construtora procurou a estatal para fazer a estação sair do papel. A obra deve custar R$ 40 milhões. José de Albuquerque, um dos diretores da Brookfield, afirma que a parada agrega valor à construção. Ele diz que as discussões ainda não foram concluídas.



Fonte: Site O Estado


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Senai CPTM: Formando profissionais ferroviários


Senai CPTM oferece formação ferroviária. Maiores informações: http://www.sp.senai.br/ferrovia
Fonte: Site oficial Senai CPTM



O Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart” - CPTM/SENAI é um estabelecimento de ensino profissionalizante, que forma profissionais para a indústria ferroviária. É mantido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio TERMO DE COOPERAÇÃO firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.


HISTÓRICO DA ESCOLA
A Formação Profissional Ferroviária teve seu início em 1943, nas oficinas da SPR (São Paulo Railway), com número reduzido de alunos.
Em 25/01/1951, com instalações apropriadas, foi transformada na Escola Profissional Ferroviária de Paranapiacaba.
Em 01/02/1954, mais uma escola iniciou suas atividades, recebendo o nome de Escola Profissional Ferroviária da Lapa. Com a criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), e, em 1961, com o evento do Acordo Rede/SENAI, o nome dessas escolas passou para Escola SENAIFerroviária de Paranapiacaba e Escola SENAIFerroviária da Lapa.
Com o objetivo de unificar as duas escolas num único Centro de Aprendizagem, em 1972, foi fundado o Centro de Formação Profissional de São Paulo, que mais tarde, em 1975, com novas instalações, recebeu o nome de Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart”.
Seu nome foi escolhido carinhosamente nos assentamentos da Rede Ferroviária Federal.

JAMES CLEGHORN STEWART nasceu em Edimburgo, Escócia, em 23/11/1890. Estudou engenharia em Londres, encerrando seus estudos em 1910.
Contratado em Londres para trabalhar na antiga São Paulo Railway – SPR, veio para o Brasil em 1913, destacando-se, profissionalmente, por sua capacidade e dedicação. Atingiu postos de destaque na Empresa e faleceu em 04/08/1973 ainda em atividade.
 
Centro de Formação Profissional é mantido, desde 1994, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – por meio CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. A escola está situada na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, Vila Anastácio, São Paulo.
O Curso de Aprendizagem Industrial desenvolvido ao longo dos anos, no Centro de Formação Profissional, demonstrou eficácia e eficiência na formação de profissionais que atuaram e atuam, na ferrovia.
Todavia, novas tendências, transformações políticas e econômicas impulsionaram mudanças e a Aprendizagem Industrial passou a ser foco de atenção e preocupação de nossa parte.
Em 1994, quando a CPTM assumiu os Sistemas de Trens da Região Metropolitana, tendo como objetivos: recuperar, concluir, otimizar e expandir o sistema de transporte de passageiros sobre trilho, promovendo a remodelação e a modernização do sistema, tornou-se imperiosa a reformulação do sistema de Formação Profissional desta Escola.
Seria então necessário contribuir para a concretização dos objetivos da empresa, preparando profissionais com formação específica em transporte sobre trilhos, pois o mercado não oferece essa mão-de-obra com características tão próprias.
 
Como ingressar na escola

O Centro de Formação Profissional – CPTM atende a Lei do Aprendiz, para ingressar nesta Unidade é necessário prestar um Concurso Público para Aprendiz, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM através de uma empresa contratada para esse fim (MAKIYAMA). As inscrições são feitas pela Internet através do site http://www.makiyama.com.br/.
 
Os interessados deverão observar os pré requisitos dos Cursos no edital:
 
  • Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos –Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos – Ensino Médio Completo.
  • Técnico em Transporte sobre Trilhos - Ensino Médio Completo.
  • Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos –Ensino Fundamental Completo.
  • Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos –Ensino Fundamental Completo.
  • Agente Operacional- Ensino Fundamental Completo.
  • Assistente Administrativo – Ensino Médio Completo (Novo).

Os cursos são gratuitos neste Centro Formação Profissional “Engº James C. Stewart” – CPTM e as aulas são em horário integral, para os Cursos Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnicos em Transporte sobre Trilhos, Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos, Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos e Agente Operacional das 7h às 16h de 2ª a 6ªfeira e para o Curso de Assistente Administrativo das 8h às 17h de 2ª a 6ª feira.
 
São condições para a matrícula:
  • habilitação no Concurso Público;
  • comprovação de idade e escolaridade conforme edital;
  • estar acompanhado do pai ou responsável, de concordância com os dispositivos do Regimento Interno (menor de idade).


    Fonte: Blog CPTM em Foco



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