quinta-feira, 9 de junho de 2011

Frente Parlamentar das Ferrovias inicia série de seminários pelo País.

Frente Parlamentar das Ferrovias
inicia série de seminários pelo País

Agência Câmara de Notícias




Os integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias percorrerão o País para traçar estratégias de melhoria no transporte ferroviário de cargas e passageiros. Serão realizados cinco seminários regionais e um nacional - o primeiro será em Porto Alegre (RS), no dia 3 de junho, e os demais conforme tabela abaixo:.

REGIÃO                           CIDADE                     DATA
Sul                            Porto Alegre - RS        03/06/2011
Norte                          Rio Branco - AC         10/06/2011
Sudeste                       São Paulo - SP          17/06/2011
Centro-Oeste                 Cuiabá - MT            20/06/2011
Nordeste                       Salvador - BA          04/07/2011
Seminário Nacional         Brasília - DF           06/10/2011

De acordo com o coordenador da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o objetivo é elaborar diagnósticos regionais com base na discussão sobre legislação, concessões, investimentos e os novos ramais (vias subsidiárias).
O parlamentar afirmou que o mais importante é apontar soluções para superar o abandono ao qual o setor foi relegado nas últimas décadas. Segundo ele, a tendência atual é a desativação de malhas ferroviárias, em razão de concessões malfeitas, que permitem que as concessionárias desativem trechos ao invés de recuperá-los.
Uczai ressaltou que o Ministério dos Transportes deve anunciar o Programa de Segurança Ferroviária em breve. O investimento seria de R$ 7 bilhões para a construção de contornos ferroviários, viadutos, pontes, e nova sinalização.
Segundo o deputado, os recursos são importantes, mas insuficientes para um setor estratégico ao desenvolvimento do País. "Precisamos investir nos próximos anos 40, 50 bilhões de reais em ferrovias", disse.

Empresas
O diretor-executivo da Associação Nacional de Transportes Ferroviários, Rodrigo Vilaça, afirmou que a iniciativa privada investe no crescimento da malha porque sabe que o transporte ferroviário é a solução para a economia brasileira. Vilaça disse que o investimento no setor acumula R$ 38 bilhões em 15 anos.
"A ferrovia passou a ser uma alternativa de transporte num mundo globalizado como o nosso, em um País de commodities básicas, como mineração e agricultura, e que precisa levar a ferrovia para o interior", apontou o diretor.
Após Porto Alegre, a frente parlamentar vai realizar seminários em Rio Branco (dia 10), em São Paulo (17), em Cuiabá (20) e em Salvador (4 de julho). No dia 6 de outubro, Brasília sediará o seminário nacional.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Série 9000 CPTM

Série 9000 da CPTM projetado pela Alstom.








Esta nova série vem sendo desenvolvida pela Alstom , e o novo trem estará circulando nas linhas do Expresso Leste da CPTM.

sábado, 21 de maio de 2011

Trem da Série 8000 na CAF.




Nova série de trem para a CPTM.


                                           Foto: Autoria desconhecida.


Já está em fase de finalização na planta da CAF  o novo trem da nova série da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e deverá ser entregue pela Caf  nos próximos dias ou meses,o trem possui 8 carros , com acesso livre entre os carros. a frente do trem é idêntica a dos trens da Série 7000 e 7500.


                                          Foto: Autoria desconhecida.

Ao todo serão 36 trens desta série, que serão entregues a linha 8 e faz parte da PPP (Parceria Público Privada) entre CAF e CPTM.

                                          Foto: Denis Castro.

Máscara (frente) do trem da série 7500 , o trem da série 8000 terá a mesma Máscara (frente).
Alguns detalhes mudam no que diz respeito a largura de portas,disposição de lugares,e estará disponível na linha 8 o censor de descarrilamento que não adaptou-se bem nas demais linhas, entre outro detalhes ainda desconhecidos.


Texto : Denis Castro


Fonte da imagens de autoria desconhecida:


http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=78124398&postcount=13158



quarta-feira, 18 de maio de 2011

MRS Operação em Humberto Antunes "Desengate de locomotivas de auxílio de cauda com o trem em movimento".

Para aumentar a capacidade de transporte da Ferrovia do Aço, a MRS adotou um sistema de desengate em movimento das locomotivas de auxílio, eliminando os tempos de manobra e de cruzamento gerados por essas locomotivas que retornam no sentido contrário.


Trem de minério de Ferro.

Locomotivas no auxílio de cauda do trem de minério de Ferro.

Desengate com o trem em movimento.


Os trens de minério de ferro recebem a ajuda de três locomotivas de auxílio para subir o trecho de 20 km de aclive entre Barra do Piraí e Mendes, no Estado do Rio de Janeiro. Para ganhar tempo na operação, o desengate das locomotivas auxiliares é feito com o trem em movimento, o que reduz em pelo menos 15 minutos a operação na comparação com o trem parado. Cerca de 20 trens de minério passam por dia pelo pátio de Barra do Piraí e a medida adotada adiciona cerca de 5h diárias de capacidade ao sistema.

Retorno das três Locomotivas do auxílio de cauda.

Atualmente, ao voltar, depois de vencida a rampa, as locomotivas de auxílio cruzam com outros trens, atrapalhando o tráfego. O projeto da MRS é incorporá-las permanentemente ao trem tipo – que ficará com 134 vagões e quatro locomotivas, duas na cabeça e duas no meio, comandadas por locotrol -- fazendo todo o tráfego da Ferrovia do Aço fluir sempre na mesma direção: da mina para o porto. Os trens vazios continuam subindo para a mina pela antiga Linha do Centro, num sistema de carrossel.
Trem de Minério de passagem por Humberto Antunes na antiga linha do Centro.


Só que para fazer isso a MRS vai precisar de muito mais locomotivas. Todos os trens de minério, que operam com duas locomotivas, vão passar a operar com quatro, sendo que duas vão ficar desligadas ou em idle (ponto morto) boa parte do tempo. A aquisição de 150 locomotivas AC da GE, com opção para mais 100, anunciada durante a Innotrans, em setembro de 2010, foi o primeiro passo.

 Tunel 12 Lado Pátio de Humberto Antunes.

.O da direita é o túnel original, construído entre junho de 1858 e 30/06/1864 com 2.233 m de extensão. O da esquerda é o túnel 12 Bis (2.245 m) inaugurado em 1914 com a duplicação da linha entre Japeri e Barra do Piraí. O túnel 12 também é conhecido como Túnel Grande.





 Túnel 12 Lado Paulo de Frontin

A Ferrovia do Aço foi assentada em uma cadeia montanhosa, que chega a 1.123 metros no ponto culminante, com 70 túneis e 92 pontes, e o relevo impossibilita a duplicação da linha. As cargas que passam vêm de Minas Gerais e São Paulo, com destino aos portos de Guaíba, Itaguaí e Sepetiba, no Rio.
 
Visão da cabine da locomotiva do trecho da linha do centro.
 
 
Vídeo da operação.
 
 
 
 
Matéria: Revista Ferroviária.
 
Fotos: Denis Castro.

sábado, 14 de maio de 2011

São Paulo TREM Jeito: São Roque (SP) quer implantar dois trens turístico...

São Paulo TREM Jeito: São Roque (SP) quer implantar dois trens turístico...: "São Roque - SP O prefeito Efaneu Nolasco Godinho (São Roque – SP) , junto ao chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello , o gerent..."

Trem Turístico já está em São Roque...

9/1/2010 - São Roque - SP

Trem Turístico já está em São Roque e pode começar a rodar ainda este ano

da Redação
Chegou nesta sexta-feira, 8, em São Roque, a locomotiva comprada pela Prefeitura para puxar o tão comentado trem turístico da cidade.
A Maria Fumaça, comprada em novembro de 2009, custou cerca de R$ 400 mil à Prefeitura, que usou para tanto verba destinada ao turismo, reservada a tal compra.
Guia São Roque foi o primeiro a confirmar, num furo de reportagem, que a Prefeiutra havia efetuado a compra da Maria Fumaça, sendo ainda o primeiro a trazer detalhes sobre o projeto.
A notícia tem o recorde de comentários deste site, com muitas pessoas favoráveis à compra e outras criticando tal aquisição da Prefeitura.
Em 1987, o Trem Turístico fez parte do projeto para elevação de São Roque à Estância Turística, e agora permitirá  que a cidade chegue mais proximamente desta realidade, já que este era um dos tópicos orientados pela Secretaria de Turismo de Lazer do Estado de São Paulo.
De acordo com o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, o projeto prevê que o Trem Turístico comece a funcionar no segundo semestre de 2010.
Já na primeira gestão do prefeito Efaneu Nolasco Godinho, o projeto do trem estava no planejamento para o desenvolvimento turístico. Após levantamentos e estudos, a primeira fase do projeto está acontecendo com a compra da locomotiva, e posteriormente com a compra também dos dois carros de passageiros.
O próximo passo será a reforma das estações de São Roque e Canguera, atendendo ao percurso que será: Estação Central/ Estação de Mairinque/ Estação de Canguera.
Segundo Cobello, em comparação a outras cidades, onde já existe o Trem Turístico, como Jaguariúna, Tiradentes e Bento Gonçalves, não só houve o aumento do fluxo de turistas, como também a geração de muitos empregos para atender o projeto.
Com o apoio do deputado estadual João Caramez (PSDB), São Roque pleiteia junto à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, o Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios que estão na rota da ferrovia.
O Expresso sairia de São Paulo pela linha Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno) e seguiria até São Roque exclusivamente para o percurso turístico previamente elaborado a fim de explorar três tipos de circuito: do vinho, ecológico e cultural.
 

domingo, 8 de maio de 2011

Alstom Entrega novo trem ao Metrô de São Paulo o L27.

São Paulo, dia 04/05/2011 a indústria de tecnologia em transportes Alstom finaliza a reforma de mais um trem do Metrô linha 3 vermelha e prepara nos dias 05 e 06 o translado desta composição modernizada em seu pátio na região da Lapa São Paulo.

 Alstom 04/05/2011
Alstom 04/05/201 
                                     
O Translado ocorreu no dia 07 de Maio de 2011 as 00:47

     Pátio Lapa CPTM locomotiva Alco RS3-6008


 Adaptador de Engate para o reboque do trem do Metrô.

     Detalhe do adaptador de engate.

  Numeração do trem modernizado L27

   Truque Pionner

Painel Dinâmico e sistema de Ar condicionado.

Modificações no Farol e luz de classificação.

Locomotiva Alco RS3 Estação Lapa , Linha 7 da CPTM.

Comboio de Passagem pela estação Lapa da CPTM 

Locomotiva U20C CPTM na Cauda do trem do Metrô

Sobre a Reforma.

Entre as modernizações realizadas pela IESA e Alstom estão: colocação de sistema de ar condicionado com reforço na estrutura do carro de passageiro; troca do sistema de tração (contínua para alternada), trazendo melhor desempenho e economia de energia; modernização e revisão geral dos truques para receber novo sistema de tração; troca da alimentação elétrica auxiliar do trem, com instalação de novos conversores; implantação de um sistema de televisão para uso interno nos carros de passageiros; colocação de um sistema de proteção contra incêndios; e modernização do sistema de portas e suprimento de ar.(revista ferroviária)


Abaixo o vídeo da passagem do Comboio pela Estação Lapa.


Na mesma noite um novo trem também foi entregue para a linha 7 da CPTM, é mais um trem novo da série 7000 é o 7153-7154/7155-7156 "Q39".

Abaixo vídeo da chegada do novo trem da CPTM no pátio Lapa.