quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rio: Chineses entregam primeiro trem




07/06/2011 - Extra



Já está pronto o primeiro dos 34 trens comprados pelo governo para a SuperVia, por US$ 187 milhões, na China. A composição foi apresentada hoje em Changchun ao secretario estadual de Transportes, Julio Lopes, e ao presidente da concessionária, Carlos Jose Cunha. O evento foi marcado ainda por uma solenidade quase ao estilo militar, na fábrica da China National Machinery Import & Export Corporation (CMC). Os chineses fizeram até uma graça, mostrando o trem com uma fita vermelha de presente.


A composição está sendo testada na fábrica e será embarcada para o Rio em julho. A previsão é que os próximos trens sejam entregues em lotes de três e quatro. Segundo o secretário Julio Lopes, toda a frota nova deverá estar operando até março de 2012.


- Esta é a maior compra de trens já realizada pelo Estado em 40 anos. O consórcio CMC é um dos maiores do mundo e exporta trens para vários países. Com a chegada das novas composições compradas pelo Governo Cabral, e com o cronograma de melhorias que será desenvolvido pela concessionária, teremos, em pouco tempo, um padrão de sistema metroviário na SuperVia, com intervalos de até três minutos entre cada partida – afirmou.



Os trens terão capacidade para até 1.300 pessoas, com vagões mais largos, painéis informativos de LED, circuito interno de vídeo para segurança, ar-condicionado com temperatura de 23º C, som ambiente e bagageiro. O contrato também prevê manutenção contínua da CMC.


A SuperVia opera uma frota de 160 trens, sendo 38 refrigerados. A empresa reformará e instalará aparelhos de ar-condicionado em 73 composições, sendo que dez delas devem entrar em circulação no próximo verão. Antes, porém, terão que ser retirados de operação para a execução do serviço, que deve durar sete meses, como revelou o EXTRA no último sábado (4). Até 2016, a concessionária espera ter todas as suas composições refrigeradas. Estima-se que sejam mais de 200.





Fonte: Revista Ferroviária.

Frente Parlamentar das Ferrovias inicia série de seminários pelo País.

Frente Parlamentar das Ferrovias
inicia série de seminários pelo País

Agência Câmara de Notícias




Os integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias percorrerão o País para traçar estratégias de melhoria no transporte ferroviário de cargas e passageiros. Serão realizados cinco seminários regionais e um nacional - o primeiro será em Porto Alegre (RS), no dia 3 de junho, e os demais conforme tabela abaixo:.

REGIÃO                           CIDADE                     DATA
Sul                            Porto Alegre - RS        03/06/2011
Norte                          Rio Branco - AC         10/06/2011
Sudeste                       São Paulo - SP          17/06/2011
Centro-Oeste                 Cuiabá - MT            20/06/2011
Nordeste                       Salvador - BA          04/07/2011
Seminário Nacional         Brasília - DF           06/10/2011

De acordo com o coordenador da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o objetivo é elaborar diagnósticos regionais com base na discussão sobre legislação, concessões, investimentos e os novos ramais (vias subsidiárias).
O parlamentar afirmou que o mais importante é apontar soluções para superar o abandono ao qual o setor foi relegado nas últimas décadas. Segundo ele, a tendência atual é a desativação de malhas ferroviárias, em razão de concessões malfeitas, que permitem que as concessionárias desativem trechos ao invés de recuperá-los.
Uczai ressaltou que o Ministério dos Transportes deve anunciar o Programa de Segurança Ferroviária em breve. O investimento seria de R$ 7 bilhões para a construção de contornos ferroviários, viadutos, pontes, e nova sinalização.
Segundo o deputado, os recursos são importantes, mas insuficientes para um setor estratégico ao desenvolvimento do País. "Precisamos investir nos próximos anos 40, 50 bilhões de reais em ferrovias", disse.

Empresas
O diretor-executivo da Associação Nacional de Transportes Ferroviários, Rodrigo Vilaça, afirmou que a iniciativa privada investe no crescimento da malha porque sabe que o transporte ferroviário é a solução para a economia brasileira. Vilaça disse que o investimento no setor acumula R$ 38 bilhões em 15 anos.
"A ferrovia passou a ser uma alternativa de transporte num mundo globalizado como o nosso, em um País de commodities básicas, como mineração e agricultura, e que precisa levar a ferrovia para o interior", apontou o diretor.
Após Porto Alegre, a frente parlamentar vai realizar seminários em Rio Branco (dia 10), em São Paulo (17), em Cuiabá (20) e em Salvador (4 de julho). No dia 6 de outubro, Brasília sediará o seminário nacional.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Série 9000 CPTM

Série 9000 da CPTM projetado pela Alstom.








Esta nova série vem sendo desenvolvida pela Alstom , e o novo trem estará circulando nas linhas do Expresso Leste da CPTM.

sábado, 21 de maio de 2011

Trem da Série 8000 na CAF.




Nova série de trem para a CPTM.


                                           Foto: Autoria desconhecida.


Já está em fase de finalização na planta da CAF  o novo trem da nova série da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e deverá ser entregue pela Caf  nos próximos dias ou meses,o trem possui 8 carros , com acesso livre entre os carros. a frente do trem é idêntica a dos trens da Série 7000 e 7500.


                                          Foto: Autoria desconhecida.

Ao todo serão 36 trens desta série, que serão entregues a linha 8 e faz parte da PPP (Parceria Público Privada) entre CAF e CPTM.

                                          Foto: Denis Castro.

Máscara (frente) do trem da série 7500 , o trem da série 8000 terá a mesma Máscara (frente).
Alguns detalhes mudam no que diz respeito a largura de portas,disposição de lugares,e estará disponível na linha 8 o censor de descarrilamento que não adaptou-se bem nas demais linhas, entre outro detalhes ainda desconhecidos.


Texto : Denis Castro


Fonte da imagens de autoria desconhecida:


http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=78124398&postcount=13158



quarta-feira, 18 de maio de 2011

MRS Operação em Humberto Antunes "Desengate de locomotivas de auxílio de cauda com o trem em movimento".

Para aumentar a capacidade de transporte da Ferrovia do Aço, a MRS adotou um sistema de desengate em movimento das locomotivas de auxílio, eliminando os tempos de manobra e de cruzamento gerados por essas locomotivas que retornam no sentido contrário.


Trem de minério de Ferro.

Locomotivas no auxílio de cauda do trem de minério de Ferro.

Desengate com o trem em movimento.


Os trens de minério de ferro recebem a ajuda de três locomotivas de auxílio para subir o trecho de 20 km de aclive entre Barra do Piraí e Mendes, no Estado do Rio de Janeiro. Para ganhar tempo na operação, o desengate das locomotivas auxiliares é feito com o trem em movimento, o que reduz em pelo menos 15 minutos a operação na comparação com o trem parado. Cerca de 20 trens de minério passam por dia pelo pátio de Barra do Piraí e a medida adotada adiciona cerca de 5h diárias de capacidade ao sistema.

Retorno das três Locomotivas do auxílio de cauda.

Atualmente, ao voltar, depois de vencida a rampa, as locomotivas de auxílio cruzam com outros trens, atrapalhando o tráfego. O projeto da MRS é incorporá-las permanentemente ao trem tipo – que ficará com 134 vagões e quatro locomotivas, duas na cabeça e duas no meio, comandadas por locotrol -- fazendo todo o tráfego da Ferrovia do Aço fluir sempre na mesma direção: da mina para o porto. Os trens vazios continuam subindo para a mina pela antiga Linha do Centro, num sistema de carrossel.
Trem de Minério de passagem por Humberto Antunes na antiga linha do Centro.


Só que para fazer isso a MRS vai precisar de muito mais locomotivas. Todos os trens de minério, que operam com duas locomotivas, vão passar a operar com quatro, sendo que duas vão ficar desligadas ou em idle (ponto morto) boa parte do tempo. A aquisição de 150 locomotivas AC da GE, com opção para mais 100, anunciada durante a Innotrans, em setembro de 2010, foi o primeiro passo.

 Tunel 12 Lado Pátio de Humberto Antunes.

.O da direita é o túnel original, construído entre junho de 1858 e 30/06/1864 com 2.233 m de extensão. O da esquerda é o túnel 12 Bis (2.245 m) inaugurado em 1914 com a duplicação da linha entre Japeri e Barra do Piraí. O túnel 12 também é conhecido como Túnel Grande.





 Túnel 12 Lado Paulo de Frontin

A Ferrovia do Aço foi assentada em uma cadeia montanhosa, que chega a 1.123 metros no ponto culminante, com 70 túneis e 92 pontes, e o relevo impossibilita a duplicação da linha. As cargas que passam vêm de Minas Gerais e São Paulo, com destino aos portos de Guaíba, Itaguaí e Sepetiba, no Rio.
 
Visão da cabine da locomotiva do trecho da linha do centro.
 
 
Vídeo da operação.
 
 
 
 
Matéria: Revista Ferroviária.
 
Fotos: Denis Castro.

sábado, 14 de maio de 2011

São Paulo TREM Jeito: São Roque (SP) quer implantar dois trens turístico...

São Paulo TREM Jeito: São Roque (SP) quer implantar dois trens turístico...: "São Roque - SP O prefeito Efaneu Nolasco Godinho (São Roque – SP) , junto ao chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello , o gerent..."

Trem Turístico já está em São Roque...

9/1/2010 - São Roque - SP

Trem Turístico já está em São Roque e pode começar a rodar ainda este ano

da Redação
Chegou nesta sexta-feira, 8, em São Roque, a locomotiva comprada pela Prefeitura para puxar o tão comentado trem turístico da cidade.
A Maria Fumaça, comprada em novembro de 2009, custou cerca de R$ 400 mil à Prefeitura, que usou para tanto verba destinada ao turismo, reservada a tal compra.
Guia São Roque foi o primeiro a confirmar, num furo de reportagem, que a Prefeiutra havia efetuado a compra da Maria Fumaça, sendo ainda o primeiro a trazer detalhes sobre o projeto.
A notícia tem o recorde de comentários deste site, com muitas pessoas favoráveis à compra e outras criticando tal aquisição da Prefeitura.
Em 1987, o Trem Turístico fez parte do projeto para elevação de São Roque à Estância Turística, e agora permitirá  que a cidade chegue mais proximamente desta realidade, já que este era um dos tópicos orientados pela Secretaria de Turismo de Lazer do Estado de São Paulo.
De acordo com o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, o projeto prevê que o Trem Turístico comece a funcionar no segundo semestre de 2010.
Já na primeira gestão do prefeito Efaneu Nolasco Godinho, o projeto do trem estava no planejamento para o desenvolvimento turístico. Após levantamentos e estudos, a primeira fase do projeto está acontecendo com a compra da locomotiva, e posteriormente com a compra também dos dois carros de passageiros.
O próximo passo será a reforma das estações de São Roque e Canguera, atendendo ao percurso que será: Estação Central/ Estação de Mairinque/ Estação de Canguera.
Segundo Cobello, em comparação a outras cidades, onde já existe o Trem Turístico, como Jaguariúna, Tiradentes e Bento Gonçalves, não só houve o aumento do fluxo de turistas, como também a geração de muitos empregos para atender o projeto.
Com o apoio do deputado estadual João Caramez (PSDB), São Roque pleiteia junto à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, o Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios que estão na rota da ferrovia.
O Expresso sairia de São Paulo pela linha Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno) e seguiria até São Roque exclusivamente para o percurso turístico previamente elaborado a fim de explorar três tipos de circuito: do vinho, ecológico e cultural.