DE SÃO PAULO
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse no início do ano que pretendia fazer dos trens regionais a principal "marca" na gestão Alckmin.
Mas agora a CPTM avalia que começará as obras na atual gestão, mas para concluí-las entre 2015 e 2017.
Os trens regionais vão andar com velocidades entre 150 km/h e 200 km/h.
O Estado definiu que a primeira linha a sair do papel será entre São Paulo e Jundiaí, orçada em R$ 1,4 bilhão. O percurso é estimado em até 25 minutos. As obras devem ser iniciadas em 2013. (AI)
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sexta-feira, 22 de julho de 2011
Trem vai ligar Pinheiros a Barueri em 20 minutos
Linha expressa será construída paralela à atual e deve ficar pronta em 2015
Hoje, trajeto demora cerca de 35 minutos e para em 11 estações; CPTM já estuda nova linha até Alphaville
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) incluiu em seu programa de investimentos um novo trem expresso, para ligar a estação Pinheiros da CPTM e do Metrô até Barueri.
Com 20,8 km, batizado de Expresso Oeste-Sul, ele prevê fazer a rota em 20 minutos, em uma linha paralela à via férrea atual, com paradas em Osasco e Carapicuíba.
O trajeto hoje leva 35 minutos, com baldeação entre duas linhas da CPTM (8-diamante e 9-esmeralda) e 11 estações no meio do caminho.
O padrão do trem é similar aos demais, mas, por parar menos, permite uma viagem mais rápida com a mesma tarifa -R$ 2,90. A expectativa é de 154 mil passageiros/dia.
Ele também possibilitará a conexão futura com uma nova extensão de trem da linha 8 da CPTM até Alphaville -inserida no plano tucano para um segundo momento.
Os projetos foram apresentados pelo Estado a engenheiros, dois meses atrás, e confirmados à Folha pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo a estatal, serão incluídos no PPA (Plano Plurianual) de 2012 a 2015, que traça as metas do governo.
O cronograma prevê a contratação do projeto detalhado do Oeste-Sul ainda este ano, para que as obras de R$ 808 milhões bancadas pelo Estado comecem em 2013 e terminem no fim de 2015.
O diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Azevedo, afirma que "é um prazo viável", por ser paralelo à via atual, com poucas desapropriações.
Alckmin já havia anunciado outros dois trens expressos -continuidade do governo anterior. O primeiro, para 2012, é uma extensão do Expresso Leste até Suzano. O outro, batizado de Expresso ABC, prevê ligar em 2014 a estação da Luz até Mauá.
ALPHAVILLE
A CPTM também inseriu no plano de investimentos uma linha de trem de 9,6 km entre Carapicuíba, Barueri e Alphaville. Na prática, ela pode permitir, com baldeações, viagens para Pinheiros como para a região central.
Entre os alvos estão trabalhadores presos nos engarrafamentos. A previsão é atender 61 mil usuários por dia.
O projeto inicial da linha será licitado no final de 2011. Por enquanto, não há detalhe de traçado e estações.
O Estado tem como meta começar as obras no fim do atual mandato de Alckmin -para terminá-las até 2016.
Mas, diz Azevedo, esse prazo ainda é incerto, por depender da conclusão dos projetos da linha até 2013.
Hoje, trajeto demora cerca de 35 minutos e para em 11 estações; CPTM já estuda nova linha até Alphaville
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) incluiu em seu programa de investimentos um novo trem expresso, para ligar a estação Pinheiros da CPTM e do Metrô até Barueri.
Com 20,8 km, batizado de Expresso Oeste-Sul, ele prevê fazer a rota em 20 minutos, em uma linha paralela à via férrea atual, com paradas em Osasco e Carapicuíba.
O trajeto hoje leva 35 minutos, com baldeação entre duas linhas da CPTM (8-diamante e 9-esmeralda) e 11 estações no meio do caminho.
O padrão do trem é similar aos demais, mas, por parar menos, permite uma viagem mais rápida com a mesma tarifa -R$ 2,90. A expectativa é de 154 mil passageiros/dia.
Ele também possibilitará a conexão futura com uma nova extensão de trem da linha 8 da CPTM até Alphaville -inserida no plano tucano para um segundo momento.
Os projetos foram apresentados pelo Estado a engenheiros, dois meses atrás, e confirmados à Folha pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo a estatal, serão incluídos no PPA (Plano Plurianual) de 2012 a 2015, que traça as metas do governo.
O cronograma prevê a contratação do projeto detalhado do Oeste-Sul ainda este ano, para que as obras de R$ 808 milhões bancadas pelo Estado comecem em 2013 e terminem no fim de 2015.
O diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Azevedo, afirma que "é um prazo viável", por ser paralelo à via atual, com poucas desapropriações.
Alckmin já havia anunciado outros dois trens expressos -continuidade do governo anterior. O primeiro, para 2012, é uma extensão do Expresso Leste até Suzano. O outro, batizado de Expresso ABC, prevê ligar em 2014 a estação da Luz até Mauá.
ALPHAVILLE
A CPTM também inseriu no plano de investimentos uma linha de trem de 9,6 km entre Carapicuíba, Barueri e Alphaville. Na prática, ela pode permitir, com baldeações, viagens para Pinheiros como para a região central.
Entre os alvos estão trabalhadores presos nos engarrafamentos. A previsão é atender 61 mil usuários por dia.
O projeto inicial da linha será licitado no final de 2011. Por enquanto, não há detalhe de traçado e estações.
O Estado tem como meta começar as obras no fim do atual mandato de Alckmin -para terminá-las até 2016.
Mas, diz Azevedo, esse prazo ainda é incerto, por depender da conclusão dos projetos da linha até 2013.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Frateschi Lança Locomotiva GE5200 "Vandeca"
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Moradores de Rawa Buaya, na Indonésia, deitam sobre trilhos de trem.
Moradores de Rawa Buaya, na Indonésia, deitam sobre trilhos de trem porque acreditam que a energia elétrica pode curá-los de muitas doenças .
Do uol noticias
terça-feira, 12 de julho de 2011
Acidente Com trens da CPTM na Estação Barra Funda
Número de feridos em acidente de trem em São Paulo sobe para 42
Três horas após estimar em 14 o número de feridos na colisão de dois trens nesta terça-feira (12) na zona oeste de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou às 18h que, no total, 42 pessoas ficaram machucadas no acidente.
Segundo a estatal que gerencia o sistema metropolitano de transporte sobre trilhos, 24 passageiros já foram liberados. Os demais seguem internados no Hospital das Clínicas, no Hospital São Camilo, no Pronto-Socorro Barra Funda e na Santa Casa.
Todos os feridos, diz a CPTM, sofreram escoriações leves -- eles teriam perdido o equilíbrio e caído após o choque das composições. A Agência Estado, no entanto, informa que um dos passageiros teve traumatismo torácico.
O acidente foi registrado pela CPTM por volta das 13h40. Um trem que circulava pela Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), no sentido Luz, foi de encontro ao outro que estava parado à frente, aguardando a sinalização para seguir viagem rumo à estação Luz. A maioria dos passageiros feridos estava no trem de trás, diz a estatal.
Segundo a empresa, "ocorreu um abalroamento entre duas composições, na estação Palmeiras/Barra Funda."
A circulação na Linha 7-Rubi já foi normalizada. A CPTM ressalta que já abriu sindicância para apurar as causas da ocorrência.
Fonte: Uol Notícias.
Amigos da CPTM: Acidente Com Trem da CPTM na Estação Barra Funda
Amigos da CPTM: Acidente Com Trem da CPTM na Estação Barra Funda: "Em nota, CPTM afirma que 14 pessoas se machucaram. Levantamento feito pela TV Globo em hospitais aponta número maior. Do G1 SP, com informaç..."
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Governo suspende leilão do trem-bala entre Rio e São Paulo
Recuo no leilão do TAV, que ocorreria neste mês, foi motivado por incerteza de lances e por queda do ministro dos Transportes
O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio, não vai mais ocorrer neste mês. Ainda não há definição de nova data para a licitação do projeto de R$ 34 bilhões, o mais caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja entrega das propostas estava marcada para segunda-feira e o leilão em si no dia 29..
O sentimento na Presidência da República é de que há risco real de não aparecer nenhum investidor para entregar propostas na segunda-feira. Pesou na decisão também a queda do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
A decisão é anterior à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de hoje, que impôs alterações ao edital que forçosamente levariam a um novo prazo para concorrentes.
Dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmam não terem sido ainda formalmente informados e que tudo está preparado para que a entrega das propostas ocorra na segunda-feira na BM&FBovespa, em São Paulo.
Depois da entrega das propostas, o leilão ocorreria formalmente no dia 29. “Se mantiver as datas, estamos preparados”, diz um dirigente da ANTT.
Empresas acham que preço é maior
A decisão tem origem na falta de interesse de investidores no edital nos moldes em que ele foi feito. A princípio, a divergência principal é sobre o valor do projeto, que, segundo estudo feito pelas cinco maiores construtoras do país, custaria R$ 50 bilhões, quase a metade a mais do que o governo prevê. Com preço maior, a rentabilidade seria menor para o investidor.
Nos últimos dias, as cinco grandes construtoras apresentaram suas preocupações à ANTT e garantem que não apresentarão proposta se o leilão ocorrer mesmo na segunda-feira, conforme previsto. Elas querem novas condições e um prazo mínimo de 50 dias para avaliá-las.
As construtoras dizem que aceitariam oferecer lances se as condições do edital mudassem e que, mesmo assim, precisariam de mais tempo para ter um consórcio formado.
Ontem, o consórcio TAV Brasil, o primeiro a manifestar interesse na obra e a ter uma proposta pronta ainda em dezembro – primeira previsão do leilão – protocolou uma nota na ANTT em que diz que também estará fora do leilão, se ocorrer segunda. Segundo Paulo Benites, coordenador do consórcio, o TAV Brasil pediu mais 45 dias para organizar documentos.
Também a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) protocolou pedido de adiamento do leilão ontem.
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