quinta-feira, 21 de julho de 2011

Frateschi Lança Locomotiva GE5200 "Vandeca"

GE 5200
 

3070 - CPEF

3071 - FEPASA
Esta foi a primeira locomotiva elétrica projetada e construída no Brasil nas oficinas da General Electric do Brasil, em Campinas, São Paulo. Foram produzidas 10 unidades para a Cia. Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), em 1967, com bitola de 1,60m, potência de 5130 HP e peso de 144 toneladas.
Pintadas no tradicional esquema azul e creme da CPEF elas foram numeradas de 350 a 359. Sua viagem inaugural deu-se no dia 06.05.1967 com a presença do então governador do estado de São Paulo, Laudo Natel. Como sempre aconteceu com todas as locomotivas de nossas ferrovias, em que cada uma delas recebia um apelido inspirado em cenas ou personagens da época, esta recebeu o apelido de “Vandeca’, em homenagem à cantora Vanderléia, pertencente ao movimento da chamada “jovem guarda”, encabeçado por Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Em 1971 elas passaram para a FEPASA onde foram renumeradas de 6351 a 6360 e aos poucos foram pintadas no esquema FEPASA fase I. Mais tarde, receberam as cores vermelho e preto com as inscrições brancas, da fase II. Nenhuma delas chegou a receber a pintura cinza, da fase III da FEPASA. 


 Lançamento - Locomotiva GE 5200
 






E em Agosto

 15º Encontro de Ferreomodelismo











quarta-feira, 13 de julho de 2011

Moradores de Rawa Buaya, na Indonésia, deitam sobre trilhos de trem.

Moradores de Rawa Buaya, na Indonésia, deitam sobre trilhos de trem porque acreditam que a energia elétrica pode curá-los de muitas doenças .

Do uol noticias

terça-feira, 12 de julho de 2011

Acidente Com trens da CPTM na Estação Barra Funda


Número de feridos em acidente de trem em São Paulo sobe para 42



Três horas após estimar em 14 o número de feridos na colisão de dois trens nesta terça-feira (12) na zona oeste de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou às 18h que, no total, 42 pessoas ficaram machucadas no acidente.
Segundo a estatal que gerencia o sistema metropolitano de transporte sobre trilhos, 24 passageiros já foram liberados. Os demais seguem internados no Hospital das Clínicas, no Hospital São Camilo, no Pronto-Socorro Barra Funda e na Santa Casa.
Todos os feridos, diz a CPTM, sofreram escoriações leves -- eles teriam perdido o equilíbrio e caído após o choque das composições. A Agência Estado, no entanto, informa que um dos passageiros teve traumatismo torácico.



O acidente foi registrado pela CPTM por volta das 13h40. Um trem que circulava pela Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), no sentido Luz, foi de encontro ao outro que estava parado à frente, aguardando a sinalização para seguir viagem rumo à estação Luz. A maioria dos passageiros feridos estava no trem de trás, diz a estatal.

Segundo a empresa, "ocorreu um abalroamento entre duas composições, na estação Palmeiras/Barra Funda."
A circulação na Linha 7-Rubi já foi normalizada. A CPTM ressalta que já abriu sindicância para apurar as causas da ocorrência.






Fonte: Uol Notícias.

Amigos da CPTM: Acidente Com Trem da CPTM na Estação Barra Funda

Amigos da CPTM: Acidente Com Trem da CPTM na Estação Barra Funda: "Em nota, CPTM afirma que 14 pessoas se machucaram. Levantamento feito pela TV Globo em hospitais aponta número maior. Do G1 SP, com informaç..."

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Governo suspende leilão do trem-bala entre Rio e São Paulo

Recuo no leilão do TAV, que ocorreria neste mês, foi motivado por incerteza de lances e por queda do ministro dos Transportes



O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio, não vai mais ocorrer neste mês. Ainda não há definição de nova data para a licitação do projeto de R$ 34 bilhões, o mais caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja entrega das propostas estava marcada para segunda-feira e o leilão em si no dia 29.. 

O sentimento na Presidência da República é de que há risco real de não aparecer nenhum investidor para entregar propostas na segunda-feira. Pesou na decisão também a queda do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

A decisão é anterior à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de hoje, que impôs alterações ao edital que forçosamente levariam a um novo prazo para concorrentes.

Dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmam não terem sido ainda formalmente informados e que tudo está preparado para que a entrega das propostas ocorra na segunda-feira na BM&FBovespa, em São Paulo. 

Depois da entrega das propostas, o leilão ocorreria formalmente no dia 29. “Se mantiver as datas, estamos preparados”, diz um dirigente da ANTT.

Empresas acham que preço é maior

A decisão tem origem na falta de interesse de investidores no edital nos moldes em que ele foi feito. A princípio, a divergência principal é sobre o valor do projeto, que, segundo estudo feito pelas cinco maiores construtoras do país, custaria R$ 50 bilhões, quase a metade a mais do que o governo prevê. Com preço maior, a rentabilidade seria menor para o investidor.

Nos últimos dias, as cinco grandes construtoras apresentaram suas preocupações à ANTT e garantem que não apresentarão proposta se o leilão ocorrer mesmo na segunda-feira, conforme previsto. Elas querem novas condições e um prazo mínimo de 50 dias para avaliá-las.

As construtoras dizem que aceitariam oferecer lances se as condições do edital mudassem e que, mesmo assim, precisariam de mais tempo para ter um consórcio formado. 

Ontem, o consórcio TAV Brasil, o primeiro a manifestar interesse na obra e a ter uma proposta pronta ainda em dezembro – primeira previsão do leilão – protocolou uma nota na ANTT em que diz que também estará fora do leilão, se ocorrer segunda. Segundo Paulo Benites, coordenador do consórcio, o TAV Brasil pediu mais 45 dias para organizar documentos.

Também a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) protocolou pedido de adiamento do leilão ontem.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Obras das ferrovias não serão prejudicadas

06/07/2011 - Gazeta Digital
Afastamento do diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, não prejudicará o andamento das obras das ferrovias que cortam Mato Grosso, a Senador Vicente Vuolo e de Integração Centro-Oeste. Avaliação é do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ao afirmar que convênios firmados com a empresa em junho seguirão normalmente.
No mês passado, governo do Estado, Valec e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinaram Termo de Compromisso para elaboração de estudos de viabilidade econômica e projetos, que contempla o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá (Ferronorte). São 212 quilômetros entre as duas cidades e os investimentos para a primeira fase do projeto estão estimados em R$ 14 milhões, além de outros R$ 800 milhões aplicados na construção da ferrovia de Alto Taquari e Rondonópolis.
No caso da Fico, que irá interligar Mato Grosso a Goiás, serão aportados R$ 6,4 bilhões, sendo R$ 4,1 bilhões em território estadual. A ferrovia possui 1,638 mil km de extensão e integrará Vilhena (RO) a Campinorte (GO), chegando até Lucas do Rio Verde, permitindo transportar por ano 20 milhões de toneladas de grãos, minérios e etanol.
"Os recursos serão liberados via ANTT e não corre-se o risco de ter as obras prejudicadas por mudanças políticas", diz Vuolo ao complementar que no caso da Ferronorte, a execução do projeto até Rondonópolis também não fica comprometida porque está sendo realizada pela América Latina Logística (ALL).
A Valec foi procurada e informou, via assessoria de imprensa, que não comentará o assunto porque ainda não há nada de oficial sobre o afastamento do diretor-presidente da empresa.

Governo pode mudar modelo de concessão do TAV

06/07/2011
O governo federal está considerando mudar o modelo de concessão do TAV para algo como uma PPP (Parceria Público Privada). Nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo Governo Federal , e a operação, a compra dos trens, a tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo. No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia.
A decisão foi tomada por conta da dificuldade de negociar com as empreiteiras uma posição politicamente aceitável pelo governo. Caso o processo fosse adiante, o governo ficaria “refém” das empreiteiras, as quais poderiam mudar as condições do edital após o leilão e alterar o traçado.
A avaliação de Brasília é que o custo político de mudar o modelo é mais baixo do que ir adiante com as empreiteiras controlando o processo. A mudança do modelo e a realização do estudo executivo de engenharia significam adiar o processo do TAV em pelo menos um ano.
A entrega das propostas para o leilão do TAV está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de julho, e o leilão para o dia 29 d